14 julho, 2023

# @Milly # Editora Parceira

Resenha :: Cartas para o Invisível



Quero apresentar para vocês “Cartas para o Invisível”, de Lincoln Aramaiko, esse livro foi o vencedor do prêmio orgulho na Valentina em 2022, e eu estava para ler ele faz um tempo, mas por questões pessoais não senti que estava pronta, ou estava em um estado mental certo para essa leitura.
“Para onde se foge quando quem te persegue são os seus pensamentos?”

Para ir direto ao ponto, esse livro fala principalmente de suicídio, de depressão, ou como o nosso principal protagonista Esdras descreve, o S.T.T.S, a Solidão de Tudo, de Todos e de Si. 

“...às vezes, parte-se cedo demais da vida, mas nunca se parte tarde o bastante. Então, se você ainda está aqui é porque há alguma missão no seu caminho.”

Esdras se encontra no fim da linha do que acredita ser sua vida, não vê mais futuro ou vontade de seguir em frente, então ele planeja tudo para que se torne nada, como se sente, desfaz de bens materiais, documentos, emprego, dia todo o dinheiro que possui, com a única intenção de tirar a própria vida e não deixar nada que se associe a sua existência invisível. 

“Eu não quero ser invisível nas memórias de suas vidas.”

O que ele não esperava era que no dia que ele daria fim ao seu sofrimento fosse lhe entregue um pacote com uma carta para si e outras 12 para outros destinatários, uma carta de Lélio um amigo de infância, que nem lembrava até aquele momento, e que teria cometido suicídio e deixava um último pedido para que Esdras entregasse essas cartas. 

“Mas, quem sabe, você só precisasse mesmo de alguém para mudar o seu trajeto?”

Não sei descrever os altos e baixos de sentimentos que esse livro me passou, o trajeto de Esdras na entrega de cada uma das cartas, em como o livro me pareceu curto ao mesmo tempo não apressado, pegando as nuances de cada um dos personagens, as cartas lidas nos dando um vislumbres da solidão de Lélio e contando um pouco uma parte de sua história, tudo tão bem escrito no formato das cartas, assim como na narrativa do livro.

Eu particularmente já li alguns livros com a temática, mas nada estava me preparando o que foi o desenvolver de Cartas para o Invisível, sinceramente mesmo imaginando várias respostas me descobrir fazendo as perguntas erradas, não tem como não se encantar com a escrita de Lincoln Aramaiko, é daqueles livros que a gente finaliza em completo choque de admiração pelo talento de outro ser humano, eu fiquei assim com a escrita do autor. 

“De repente, nasci para ser um prefácio.”

Não posso deixar de destacar em como a edição do livro é muito bonita, as cartas em uma fonte diferente do resto do texto, algumas páginas com desenhos que me encantei, e em várias e várias páginas do livro o código de músicas no spotify, como uma opção de uma experiência imersiva de uma trilha sonora durante a leitura.
Enfim, foi uma leitura feita na hora certa, um livro que nos faz refletir em vários momentos, de novas chances e recomeço, de saber pedir ajuda, e consegui se ajudar, fugas e encontros, e principalmente de que as vezes só precisamos de quem nos escute, sem tabus, para que possamos nos enxergar e perceber que não somos invisíveis.
“O suicídio mata mais gente, todo ano, do que a soma dos mortos de guerras, de homicídio e de desastres naturais. Sabia? Como alguém pode ignorar isso?”

Beijos, faroleiros.


Informações Técnicas do livro


Cartas para o invisível


Lincoln Aramaiko

 Ano: 2022

Páginas: 320

Editora: Valentina

Sinopse: Mochila quase vazia, passagem comprada e um longo itinerário pela frente. Os planos levariam Esdras de sua cidade até um destino marítimo, mas uma notícia inesperada o encaminha para uma missão que pode mudar seu futuro.

Entre culpas tardias e lembranças perdidas, Esdras é desafiado a dedicar-se a entregar as cartas de despedida de Lélio, um remoto amigo de infância, sem se preocupar em entender o que faz. Buscando por destinatários desconhecidos e sem ter para quem ou para onde voltar, ele terá a oportunidade de compreender que estar à margem do mundo é uma consequência e não uma escolha.

De Tom Jobim a Billy Joel, a música se faz elemento importante nas andanças do protagonista, instigando o leitor a buscar pelas canções enquanto o acompanha nessa aventura.

Cartas para o invisível aborda a representatividade e debate questões importantes, mas que ainda são consideradas tabus. Enquanto pessoa LGBTQIAP+, que já passou pelos percalços da depressão, o autor Lincoln Aramaiko nos convida a refletir, com delicadeza e doçura, sobre os transtornos da mente e como eles afetam as relações humanas, partindo de temas sensíveis como depressão e suicídio.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book (Unlimited)


Para a Editora Valentina, leitura é, acima de tudo, entretenimento.
Olho vivo e faro fino.
Esse é, na verdade, o lema de todo grande editor. E a pinscher dessa editora encarna esse lema como ninguém.


Conheça mais sobre a Editora Valentina
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!