04 agosto, 2023

# @Milly # Código Literário

Resenha :: A Toca das Raposas (Tudo pelo Jogo #1)




Após anos conquistando uma grande fã base no Brasil, mesmo que os livros ainda não tivessem sido lançados aqui, finalmente os fãs viciados de “All for the game”, tiveram seu lugar ao sol e a Galera Record comprou os direitos da trilogia, lançando o primeiro livro do agora traduzido Tudo pelo Jogo!

Antes de mais nada preciso confessar que sou uma dessas fãs viciadas, meu primeiro encontro com a trilogia foi com uma tradução de fã, acredito que como a maioria que já conhecia foi assim, mas apesar de já conhecer esperei ter a experiência de leitura com a tradução oficial em português e assim a indicação estaria também mais acessível.

Nesse primeiro livro vai “iniciar” a história de Neil Josten, um garoto apaixonado por um jogo chamado Exy, ele joga na sua escola do ensino médio e acaba de receber uma chance de contrato para jogar para um time universitário, as Raposas de Palmetto States, última colocada na colocação da primeira divisão de Exy, um time controverso conhecido pelos seus jogadores problemáticos.

“As Raposas da Universidade de Palmetto State eram uma equipe de pessoas talentosas, desprezadas e viciadas, porque Wymack só recrutava atletas oriundos de lares desfeitos.”

Então é isso? Bom, esse não seria uma trilogia conhecida pela sua longa lista de gatilhos se fosse apenas isso (risos), Neil é um fugitivo, que usou nomes falsos durante anos, ele não quer ser encontrado pelo pai mafioso e abusivo, ele deveria ficar fora dos holofotes, passar despercebido e ser invisível, mas sua obsessão pelo esporte acaba fazendo ele aceitar ser uma raposa. As consequências? Todas.

“Aquele esporte era a única coisa que ainda tinha de verdadeiro. E agora que havia experimentado novamente a sensação, não sabia como abrir mão.”

Não darei spoiler, então vou me abster de comentar todos os acontecimentos desse livro, e vou falar um pouco da minha primeira e segunda impressão com o primeiro livro. Admito que apesar de ser fascinada pela trilogia e principalmente seus personagens, não se tem uma escrita extraordinária, Neil é nosso narrador não tão confiável e bem alheio, pouco dá pra tirar da descrição que ele faz dos personagens secundários, particularmente apesar de ser uma leitura fluída esse primeiro livro o que foi essencial para ter continuado ao ponto do vício com a trilogia, foi o desenvolvimento do Neil durante a leitura, um menino temperamental que se esforçava em não chamar atenção pra si, para ele cansado de se segurar e soltando a língua e mostrando seu problema de atitude(risos). Os outros personagens, as raposas vão passar muita raiva para o leitor nesse primeiro momento, principalmente um grupo específico, mas deem algumas chances a eles. (risos)

“A última coisa que Neil queria era que Andrew esfaqueasse alguém no meio de um jogo. As raposas seriam banidas da liga na mesma hora.”

Aqueles que ao terminar esse livro e não entender todo esse hype em cima dos livros, recomendo continuar lendo, talvez entenda a minha teoria que a autora passou drogas nesses livros, tamanho o vício pelos personagens, apesar da gente saber seus defeitos (risos). Enfim, o livro é bem interessante, a relação com o esporte que a própria autora inventou, que não deixa de ser empolgante, mesmo o jogo nesse livro ficar no mínimo, você consegue compreender durante a leitura o motivo de ser tudo pelo jogo.

“Neil era muito melhor em causar brigas do que em vencê-las, mas valeria a pena perder se pudesse dar um soco em Kevin uma única vez.”

Leiam! Um espaço para dizer que as capas da edição brasileira estão belíssimas. 

“O que é preciso para fazer você ficar?”




Informações Técnicas do livro



A toca das raposas

Tudo pelo Jogo #01

Nora Sakavic 

Tradução: Carolina Cândido

Ano: 2023

Páginas: 294

Editora: Galera Record 

Sinopse: Você está pronto para o Exy? 

As Raposas de Palmetto State podem ser uma equipe conhecida por ter os jogadores mais desajustados, problemáticos e perigosos, mas se aprenderem a trabalhar juntos, tudo pode se tornar possível. A toca das raposas é o primeiro volume da trilogia Tudo Pelo Jogo. Preparem as raquetes porque o jogo vai começar!


Só o que Neil Josten quer é fugir de um passado sangrento que o assombra aonde quer que vá. Escondido em uma cidade pequena, o único escape que tem é jogar Exy, o violento e popular esporte que atrai multidões. Mas Neil parece não ter apagado os seus rastros tão bem quanto imagina já que foi abordado por ninguém menos do que o treinador das Raposas, a infame equipe da universidade Palmetto State.


Diante da chance de treinar com Kevin Day, um dos mais renomados jogadores de Exy, Neil se vê diante de uma difícil decisão, porque Kevin, além de grande jogador, é também o fantasma de um passado que não pode de jeito nenhum alcançar Neil. E junto com Day vem o perigoso Andrew Minyard, um colega de equipe que parece desconhecer o significado da palavra limites.


Sem poder desperdiçar a oportunidade que o destino lhe trouxe, Neil se torna uma Raposa de Palmetto State, e seu futuro agora está nas mãos do Exy e das Raposas. A toca das raposas é o primeiro volume da viciante trilogia Tudo Pelo Jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!