11 agosto, 2023

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: A História dos Evangélicos para quem tem pressa



Outros títulos da série, resenhados pelo clube para você conhecer:


Claro que não é preciso ler as obras anteriores para conferir sobre A história dos Evangélicos, mas entendo que tudo está conectado de várias formas e por isso como o próprio livro alerta, não é possível entender o mundo que vivemos, sem olhar pelo retrovisor da história e entender quais fatos e acontecimentos que nos trouxeram a realidade atual. Contudo, para alguém não estudioso do tema pode ficar inviável, afinal são mais de 2000 anos só pensando nos fatos pós-Jesus Cristo. Então nada melhor que um resumo acurado dos principais fatos, com indicações de onde e como se aprofundar em algum tema.



Indo ao que nos interessa agora, a obra A História dos Evangélicos para quem tem pressa é um livro ideal para conhecer e entender os principais fatos históricos e sociopolíticos que transformaram a história da Cristandade no ocidente. Logo nos primeiros capítulos me surpreendi com o fato de a explicação desse livro me auxiliar na leitura de outro livro, O nome da Rosa. Sim, pessoas, entender o contexto histórico do que foi discutido por Eco em sua obra de forma presencial pelos personagens foi para mim fundamental na imersão e profundidade das questões abordadas ali. O que corrobora o que falei no começo dessa resenha.


"Lutero produziu uma de suas mais brilhantes obras: a tradução do Novo Testamento, do grego para o alemão. Essa obra é referência até hoje, pois foi ela que padronizou a língua alemã."



Outro ponto essencial para eu ter amado esse livro é que o autor dialoga com quem lê dando caminhos para ler o livro de uma forma que seja não apenas mais fluida como também diretiva, te impedindo de ler o que não gostaria e acabar por perder o interesse pelo que realmente procurava encontrar durante a leitura. Com isso você não deixa de ler toda a obra, somente reorganiza de uma forma que deixe ela completamente fluida para você, o que convenhamos é maravilhoso. Outro destaque, é para o não didatismo professoral e sim um convite ao conhecimento explorativo, que responde a perguntas que quem lê possui, elucida terminologias usadas e claro, corrige e desmitifica alguns erros de interpretação de termos por parte das pessoas.


"Nessa ocasião, os luteranos já eram bem numerosos, e, diante da recente proibição de se seguir a nova doutrina religiosa, houve o famoso protesto - de onde surgiu o termo protestante."


Os movimentos missionários de várias denominações, como surgiram diversas subdivisões e até mesmo correntes teológicas ajudam demais a entender as diferenças entre grupos semelhantes e a esclarece de vez o antagonismo entre vertentes opostas existentes dentro da mesma crença, o evangelho de Jesus Cristo. Sem em momento algum ser feito juízo de valor ou qualquer posicionamento de favoritismo a este, ou aquele grupo, deixando tudo de forma clara, explicativa e respeitosa. Palavra essa que permeia toda a escrita da obra.


"Os reformadores tinham uma preocupação de que todos os pastores estudassem com afinco a Bíblia para poder ensiná-la ao povo."


Terminei a leitura deslumbrada, principalmente por entregar tudo que promete em sua sinopse e me fazer ao término da leitura de forma tão clara como a denominação religiosa que professo ter desde seu surgimento enquanto corrente teológica, até de fato denominacional ter sido trazida ao Brasil, vê os fatos doutrinários que a rege ser colocado de modo tão claro e verdadeiro e sobretudo entender o que os outros professam e seguem em suas denominações de uma forma elucidada e para mim logica. Deixando claro, que o livro não trata sobre te fazer mudar para essa ou aquela denominação e sim entender e compreender não apenas as igrejas como por consequência seus membros e frequentadores.

"O fato é que a ciência iluminista (ou positivista) não deu conta de responder todas as perguntas. Ao contrário do benefício das vacinas em relação às doenças, a diplomacia não evitou as guerras."



Sobre a edição: Amei o fato de a coleção manter um padrão lindo de capa e da diagramação feita pela editora, não encontrei erros na revisão do livro.  Esse é um daqueles livros que a vontade de escrever e fazer anotações enquanto lê é absoluta, as marcações foram obrigatórias e grifar foi por tanto inevitável, tal qual livro de estudo ao qual eu o classifiquei. Te desejo uma ótima leitura.





Informações Técnicas do livro



A história dos evangélicos para quem tem pressa

Dos luteranos até os neopentecostais em 200 páginas! 

João Oliveira Ramos Neto 

Ano: 2023 

Páginas: 200 

Editora: Valentina 

Sinopse:

Como se iniciou o movimento evangélico?

Quem foram os seus principais líderes?

Como os evangélicos chegaram ao Brasil?

Por que existem tantas igrejas evangélicas diferentes?

Qual a diferença entre ser protestante e ser evangélico?


A história dos evangélicos para quem tem pressa responde estas e muitas outras perguntas, constituindo-se em uma leitura importante, tanto para quem está iniciando os estudos sobre o tema, como para o leitor mais experiente, que busca se atualizar. Por ser um grupo imenso, heterogêneo e complexo, é impossível classificar os evangélicos somente como históricos, pentecostais e neopentecostais. Tal abordagem tornou-se insuficiente para os dias atuais.

Por meio de uma metodologia inédita e de uma linguagem clara e acessível, o autor nos convida para uma viagem pela história desse movimento, que nos ajudará a conhecer as denominações presentes no Brasil, suas práticas, doutrinas e rituais. A ideia, como resultado esperado de um estudo histórico, é diminuir o preconceito, tanto entre os evangélicos com denominações diferentes, como entre os que não são evangélicos, mas têm interesse em aprender e se aprofundar.

Para conhecer os evangélicos é preciso estudar a sua história! E foi justamente para isso que este livro foi escrito.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book


Para a Editora Valentina, leitura é, acima de tudo, entretenimento.
Olho vivo e faro fino.
Esse é, na verdade, o lema de todo grande editor. E a pinscher dessa editora encarna esse lema como ninguém.


Conheça mais sobre a Editora Valentina
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!