11 fevereiro, 2024

# @Milly # Editora Intrínseca

Resenha :: O Cálice dos Deuses (Percy Jackson e os Olimpianos)



Melhor começar dizendo que não sou uma leitora imparcial quando se trata de Percy Jackson, então não, não esperem uma crítica literária muito apurada dessa vez (não que eu saiba fazer uma), sou completamente levada, cadelinha, apaixonada, encantada por esse universo fantástico literário infantojuvenil, da forma que se espera de uma mulher adulta que sou (risos). Dito isso, vamos ao que nos interessa.


Houve uma gritaria. Choro e correria. E isso foi só eu.


Essa nova série se passa depois dos acontecimentos de Heróis do Olimpo e antes de As Provações de Apollo. Percy Jackson está vivenciando o seu último ano do ensino médio e tudo que ele quer é estudar e conseguir entrar na universidade de Nova Roma no próximo ano, mas como a vida de um semideus não é fácil normalmente, ele sendo Percy Jackson então, pior ainda. Por ele ser uma criança proibida, filha de um dos três grandes, que não deveria ter nascido e muito menos entrar em uma universidade divina, a única forma que ele tem de ser aceito é tendo a carta de recomendação de três deuses diferentes, que ganha obviamente depois de realizar missões para os ditos cujos (fácil, fácil né, aposto que ele preferiria fazer Enem).


Eu acredito que todo mundo deveria ter o direito de estragar a própria vida sem a interferência de ninguém.


Nesse primeiro livro, a missão dele é encontrar “O Cálice dos Deuses” do deus Ganimedes, que foi perdida/roubada (incrivelmente os deuses nunca sabem guardar em lugar seguro seus objetos mágicos perigosos), é como nosso semideus preferido, Percy Jackson, que se tivesse aceitado ser um deus menor seria o próprio São Longuinho, teve que ir procurar o tal cálice sem direito aos três pulinhos.



Foi uma leitura extremamente nostálgica, claro que senti aquele estranhamento inicial com o tempo nos livros de Rick, se fosse contar por fora ele deveria já ser um homem adulto, e quando volta para essa saga nova e nosso menino Percy ainda adolescente é diferente, ao mesmo tempo que um lado meu deseja uma finalização, outro lado fica feliz por ainda ter o privilégio de mais histórias do personagem, ele sempre foi meu favorito, e sempre amei os pequenos vislumbres dele em séries que não era o protagonista, então não deixa de ser incrível.


Encontre alguém que ame você como minha namorada me empurra de penhascos.


A ideia dessas provações para as cartas de recomendações confesso que não achei incrível, entendo o desejo de estudar em Nova Roma e estar do lado de Annabeth, mas enxerguei que seria uma ideia melhor aplicável como contos, que Rick escreve desse universo, do que como uma nova série. Então, sim, gostei de rever meu trio Percy, Annabeth e Grover novamente em ação, mas esperei mais da história.


Era a última pessoa que deveria estar dando conselhos de relacionamentos amorosos. Bom, talvez a última depois de Zeus, do meu pai e dos outros deuses olimpianos. Eu basicamente seguia as deixas de Annabeth, e até então estava dando certo.


Como disse o trio foi uma saudade boa de matar, ler mais de Percabeth nunca é demais, e depois de Rick jogar Grover pra escanteio em HDO foi merecido rever a amizade dele com Percy e como ela é importante. A escrita do autor é aquela coisa particular que você reconhece fácil, eu gosto muito do humor dele, ainda mais nas narrações de Percy.


No geral, eu gostei bastante, foi uma leitura fácil e divertida, não é das melhores histórias, mas para quem já é fã é uma boa leitura, obviamente para novos leitores já é recomendável ler a primeira saga de PJO e HDO para evitar spoilers e entender melhor as referências. Terminei a leitura cheia de carinho por esse universo, valeu a pena.




Informações Técnicas do livro

O Cálice dos deuses

Percy Jackson e os olimpianos

Rick Riordan

Título Original: The Chalice of the Gods

Tradução: Regiane Winarski

Ano: 2023

Páginas: 272

Editora: Intrínseca

Sinopse:

Aos pés Percy Jackson, protagonista da série best-seller de Rick Riordan, está de volta em nova aventura hilária


Após quase dez anos de espera, os fãs do semideus mais amado ― e azarado ― da literatura já podem comemorar: Percy Jackson está de volta! No aguardado novo título da série Percy Jackson e os olimpianos, que chega ao Brasil em lançamento simultâneo, o filho de Poseidon se prepara para uma de suas missões mais difíceis até agora: entrar na faculdade.

Depois de salvar o mundo inúmeras vezes de monstros, titãs, gigantes e outras criaturas aterrorizantes, tudo que Percy deseja é que seu último ano no ensino médio seja tranquilo. Infelizmente, os deuses têm outros planos para o jovem herói. Se ele quiser mesmo entrar na universidade, terá que cumprir três missões para conquistar três cartas de recomendação vindas diretamente do Monte Olimpo.

A primeira missão envolve ajudar o copeiro de Zeus a recuperar seu cálice antes que ele caia nas mãos erradas. Será que Percy, Annabeth e Grover conseguirão achar o cálice dos deuses a tempo?

Unindo aventura, ação e mitologia grega a personagens apaixonantes e tramas hilárias, a série Percy Jackson e os olimpianos transformou a literatura jovem nos últimos anos e conquistou fãs no mundo inteiro. A história de Rick Riordan sobre um adolescente com TDAH que descobre ser filho do deus do mar e precisa navegar entre o mundo humano e o divino se tornou um best-seller e formou uma geração de leitores apaixonados que até hoje acompanham a saga de Percy e seus amigos. O sucesso da série chegou também às telas, em uma adaptação da plataforma de streaming Disney+ com estreia prevista para 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!