A cultura pop adora uma história de viagem no tempo. Nos filmes temos De Volta Para o Futuro, Feitiço do Tempo, O Homem do Futuro. Nas séries temos Boneca Russa (no qual inclusive foi inspiração para esse livro). Nos livros, por sinal, temos Biblioteca da Meia Noite. E obviamente com pouco mais de tempo é fácil achar muito mais exemplos. Talvez na sedutora ideia de conseguirmos corrigir alguma frustração do passado, agora somos mais maduros e mais experientes. É muito fácil nos pegar pensando, e remoendo, algum evento ou discussão e como faríamos diferente. E é nesse contexto que temos Lugar Errado, Hora Errada.
Diferente de outras histórias, onde o protagonista volta ao passado e, então, vai vivendo as situações dia após dia, aqui nós temos Jen voltando cada vez mais no passado. Após acordar em um determinado dia, e tentar resolver as situações e mistérios daquele dia, ela acaba por voltar mais ainda no tempo, quando muitos dos acontecimentos feitos ainda não ocorreram, e aí mais coisa precisa ser feita. É difícil para ela conseguir lidar com algumas das situações, visto que muito do trabalho se faz perdido após voltar mais ainda no passado.
Alguns poderiam questionar se isso dificulta a compreensão da história, já que ele não é linear “para frente” e sim “para trás”, porém a autora conta a história de maneira bem agradável, de forma que é fácil ao leitor construir um cenário geral.
E se ela mudar coisas demais? E se mudar coisas que não tem nada a ver com o assassinato? Não é isso que acontece nos filmes? Os protagonistas mudam coisas demais; eles não resistem, ficam gananciosos, jogam na loteria, matam Hitler.
Ao longo da história vamos conhecendo melhor cada personagem, cada motivação e mesmo sabendo que apenas no final que tudo se fecha, o tempo todo estamos sendo surpreendidos com fatos que vão mudando nossa percepção.
Apesar de se tratar de um conteúdo, alguns diriam espinhoso, como viagem no tempo, o livro não se prende a detalhes muito técnicos da física envolvida (e nem precisa, né). Essas partes no livro são construídas atráves de diálogos com um físico famoso especialista na área. É interessante, porém achei que poderia ter tido um retorno a ele depois que tudo se resolvesse.
Outra característica do livro é intercalar duas histórias paralelas que se cruzam no final fazendo aquele plot twist que amamos. Após ler a sinopse e após ler meio livro, alguns leitores vão querer dizer que já conseguem prever o final, mas a autora consegue conduzir a história magistralmente, sem ser cansativo nem previsível.
Além disso, também acredito que a história pode tocar de maneira bem diferente aquelas que já são mães, e por isso, entenderão melhor certas atitudes da protagonista. Mas diferente de muito das histórias que citei no início dessa resenha, não temos aqui um final apoteótico, uma grande lição.
É um livro agradável, que prende sim o leitor durante todo o texto, sem ser cansativo. Leia sem medo.
M.V.
Lugar errado, hora errada
Gillian McAllister
Título Original: Wrong Place Wrong Time
Tradução: Juliana Romeiro
Ano: 2024
Páginas: 350
Editora: Record
Sinopse:
Da autora best-seller do New York Times Gillian McAllister, Lugar errado, hora errada é um thriller sem igual que conta a história inteligente e cheia de reviravoltas de uma mãe que volta no tempo enquanto tenta evitar uma tragédia no seio de sua família.
São quase duas da manhã na véspera do dia das Bruxas e Todd ainda não chegou em casa, testando os limites do horário estabelecido pela mãe. A preocupação de Jen diminui assim que, da janela, ela vê o filho apontar ao longe na rua escura. Mas seu alívio dura pouco. O pânico toma conta quando ela testemunha o filho esfaqueando um completo estranho.
Ela não sabe quem é a vítima nem por que Todd cometeu um ato de violência tão devastador. Tudo que ela sabe é que a vida de Todd, e a sua, sofreu um grande abalo.
Depois que o filho é preso, Jen volta para casa e, em meio ao desespero, pega no sono. Mas, quando acorda… está no dia anterior. O crime ainda não aconteceu – e pode haver uma chance de ela impedir que aconteça. Todo dia de manhã, quando Jen acorda, está cada vez mais no passado; primeiro, algumas semanas antes do assassinato, depois, alguns anos antes dele. Quanto tempo Jen levará para encontrar o gatilho para o crime terrível cometido por Todd e impedir que ele aconteça?
Uma história sobre o amor de uma mãe e os sacrifícios que é capaz de fazer por um filho, num thriller com uma reviravolta brilhante, Lugar errado, hora errada é um livro sem igual que implora para ser lido de um só fôlego.
“Este livro vai te surpreender, principalmente o desfecho imprevisível. Eu fiquei em choque com a última reviravolta.” – Reese Witherspoon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!