Resenha do livro anterior:
Olá, faroleiros, vamos continuar viajando pela Índia com a continuação do livro A Pintora de Henna, estava com muita vontade de continuar a ler sobre os personagens que a autora criou no primeiro livro, sem falar que a gente continua a acompanhar a vida de Lakshmi e o que aconteceu com ela, sua irmã e Malik.
Como disse na resenha anterior, continuo não sendo uma fã da cultura indiana em si, mas há muitas coisas lindas e tudo e todos precisam ser tratados com respeito. Através da leitura do primeiro livro, pude conhecer um universo novo da visão de uma nativa, que emigrou para outro país, mas continua a aprender e valorizar as coisas boas da cultura e tradições do seu país de origem. A leitura realmente nos enriquece de várias maneiras.
A capa deste livro também é linda, a diagramação excelente, e temos novamente uma apresentação dos personagens no início do livro, o que me ajudou muito a lembrar dos personagens, já que o livro anterior havia muito tempo que eu o tinha lido. Temos riquíssimas notas de rodapé e, ao final, a autora torna a nos presentear com anexos, com uma explicação sobre o porquê da importância do ouro para as mulheres indianas e suas inspirações nas comidas e algumas receitas.
Esta história tem vários personagens que ajudam na construção dela, mas os principais continuam sendo a Lakshmi e Malik, mas com o foco principal desta vez no segundo personagem e seu desenvolvimento. Já se passaram vários anos desde o final do livro anterior e todos os nossos queridos personagens tiveram mudanças em suas vidas. Lakshmi se casou com o doutor, depois de vários anos, e ambos tiveram a decisão de não ter filhos. Radha se casou e mudou-se com seu marido para Paris. E Malik, agora já um adulto, continua a morar com a Lakshmi e seu esposo e a lhe ajudar com tudo o que ela precisar.
Eles continuam morando em Shimla e lá ele conhece, através da chefe, uma jovem chamada Nimmi, que se mudou das montanhas com seus dois filhos, após o falecimento de seu marido e sua difícil recuperação do parto para a cidade. Com este acontecimento, a Lakshmi decide mandar Malik para Jaipur aprender um ofício com seu amigo e assim o afastar dos perigos do tráfico de ouro, que está ocorrendo na região, o que ela não esperava é como ela e seu marido iriam acabar envolvidos e nem a todos os acontecimentos que sucederiam a Malik em Jaipur.
— O resultado ideal é sempre a preservação da integridade — diz ela. — É doloroso quando a consequência desse resultado é tão dura. Soube que o Royal Jewel Cinema terá que ser completamente reconstruído. Mas ele ficará como um lembrete para as milhares de pessoas que atravessarem suas portas de que vale a pena fazer o que é certo.
Tudo isso leva os nossos personagens a uma viagem aos acontecimentos do passado, as decisões tomadas, o que nos mostra que quem faz o nosso destino são nossas escolhas e que, boas ou ruins, devemos aprender com elas e que a honestidade e integridades serão sempre as melhores formas de se viver. Também sempre precisamos reavaliar nossas atitudes e mudar o que for necessário, que preconceitos nunca devem prevalecer sobre a amizade e o amor.
A história nos traz muitos suspenses, surpresas, emoções e plots surpreendentes que nos fazem ficar ligados e querendo chegar ao final para saber como tudo irá se desenrolar. A autora tem uma forma de escrever que amei desde o livro anterior e não deixa pontas soltas. O final foi lindo e mais feliz que o primeiro livro, me senti realizada e na expectativa para ler o último livro destas histórias, que a autora transformou em uma trilogia.
Boa leitura,
Carolina Finco
Informações Técnicas do livro
O Guardião de Segredos de Jaipur
A Pintora de Henna #2
Alka Joshi
Título Original: The Secret Keeper of Jaipur
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Ano: 2022
Páginas: 322
Editora: Verus
Sinopse:
Nesta fascinante continuação de A pintora de henna, Alka Joshi leva os leitores de volta ao mundo suntuoso, cheio de cores e sabores, da Índia na década de 1960, onde não faltam poder, dinheiro e segredos.
Primavera de 1969. Lakshmi, agora casada com o dr. Jay Kumar, dirige a Horta Medicinal em Shimla. Malik se formou na escola particular e, aos vinte anos, acaba de conhecer uma jovem chamada Nimmi quando deixa a cidade para ser aprendiz no departamento de manutenção do Palácio Real de Jaipur. O mais recente projeto do palácio: um cinema de última geração.
Enquanto percorre a Cidade Rosa de sua infância, Malik logo percebe que nada mudou. Poder e dinheiro ainda circulam perfeitamente entre a classe rica, e favores fluem do Palácio Real de Jaipur — se certos segredos permanecerem enterrados. Tendo crescido nas ruas, Malik sempre soube guardar segredos, e esse será um aprendizado que o ajudará bastante enquanto ele desembaraça uma teia de mentiras.
Em uma história rica em ambientação, com personagens intensos e uma narrativa envolvente, O guardião de segredos de Jaipur traz a luta de um jovem em busca de seu futuro.
“As descrições sensuais de comida, de cores e da arte de Lakshmi escritas por Joshi fazem valer a pena saborear esta sequência maravilhosa de A pintora de henna.” – Publishers Weekly
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!