28 agosto, 2024

# @M.V. # Crime

Resenha :: Penitência (Penance)


Muitas vezes nos livros, assim como em filmes e séries, somos acostumados a acompanhar um "estilo americano" de se contar uma história. Assim, algumas vezes quando nos deparamos com autores europeus ou asiáticos (como nesse caso), o tipo de forma na qual a história nos é contada (e finalizada) nos causa certo estranhamento.

"Penitência", livro que foi indicado ao premio "Edgar Allan Poe" de Melhor Romance Original em 2018, é uma dessas obras cujo estilo narrativo difere um pouco dos padrões de livros de mistérios americanos. Aqui temos um crime, no qual temos cinco protagonistas: as quatro crianças testemunhas e a mãe da vítima. Todo o livro é narrado em primeira pessoa, narrando a história sobre o ponto de vista de cada uma. É uma narrativa profundamente intimista e cercada de violência. Apesar de ser um livro curto, é extremamente denso e incomodo de ler. Digo incomodo num sentido que só um suspense muito bem escrito pode causar.

O livro é dividido em seis seções: 

*Boneca Francesa

Narra a história sobre o ponto de vista de Sae, que dentre as meninas, foi a que ficou sozinha vigiando o corpo de Emily enquanto as outras foram procurar ajuda. Essa experiência gerou nela problemas psicológicos bem fortes que a seguiu pela vida adulta. Sae futuramente casa-se com um rapaz de certo prestigio na elite japonesa, entretanto uma reviravolta bem interessante a conecta com o passado. 

*Uma reunião extraordinária da Associação de Pais e Mestres

Essa parte da história é a visão de Maki da história. Maki era a menina mais alta do grupo, e portanto, a mais cobrada sobre responsabilidades. Era a que nutria maior rivalidade com Emily, e a responsável por buscar ajuda no dia do episódio fatídico. Ela se tornou professora, trabalho no qual ela deixa claro não gostar.

"Para dizer a verdade, não sou tão chegada a crianças, mas, se gostasse do meu trabalho, isso não se constituiria em penitência. Senti que teria que me colocar no tipo de lugar em que tinha falhado e fazer o meu melhor ali." (pág 70)

Um acontecimento na escola onde ela lecionava a leva a tomar uma atitude no qual trás sérias consequências também ligadas ao acontecimento do passado.

*Os irmãos urso

É a parte da história contada por Akiko, a que, segundo as descrições, era a mais "forte" do grupo. 

"Minha vida depois do assassinato? Busque algo acima da sua posição e isso só te trará sofrimento. Emily foi morta por minha causa, então, como é que eu poderia continuar fazendo as coisas que fazia antes do assassinato, como ir à escola, brincar com amigas, comer balas, rir? Senti como se isso não me fosse mais permitido." (pág 87)

As consequências do episódio a levou a buscar uma vida medíocre e sem objetivos. É a parte da história, talvez, mais arrastada e menos interessante (com todo respeito ao sofrimento dela...)

*Dez meses e dez dias

Finalmente vemos a história sobre o ponto de vista da última menina que faltava, Yuka. No dia do crime, ela foi a designada a procurar a mãe de Emily para avisar do acontecido. Possuia uma relação familiar bem ruim, onde a irmã possuía todos os privilégios enquanto ela era deixada de lado. Como é de se imaginar, o assassinato de Emily, somado com o abandono familiar, a levou a cometer roubos até que um acontecimento a liga de volta ao passado

*Penitencia

A última parte é a versão da mãe de Emily da história. Da sua chegada à cidade, à relação com Emily e as meninas. 

"Talvez eu seja o pior adulto que existe por dizer uma coisa dessas para meninas, meninas que al tinham chegado à segunda metade do ensino fundamental. Mas pensei que, a não ser que dissesse algo chocante como aquilo, vocês esqueceriam tudo a respeito de Emily. E vocês quatro eram as únicas testemunhas."(pag 165)

Nessa parte da história temos novas informações sobre o acontecimento que ilustram melhor tudo o que aconteceu. O que levou ela a ameaça das meninas e as conclusões após saber o rumo que a vida de cada um levou. Pelas reviravoltas envolvidas, talvez seja o capítulo mais impactante de todo o livro

O livro ainda possui uma espécie de epílogo chamado "Capítulo Final" que finaliza a história, se não de modo feliz, mas pelo menos de forma leve. É uma espécie de respiro depois de uma história marcada por tantas tragédias.

É um suspense um pouco diferente dos livros policiais costumeiros, porém uma narrativa muito bem escrita, envolvente, que traz vários mistos de sentimentos para o leitor. Muito recomendado para os fãs do gênero.

MV




Informações Técnicas do livro

Penitência

Kanae Minato

Título Original: Penance

Tradução: Elisa Nazarian

Ano: 2019

Páginas: 192

Editora: Gutenberg

Sinopse:

Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma pacata cidade do interior do Japão. Quatro garotas que estavam com a vítima pouco antes de ela ser morta falaram com o suspeito, mas, por algum motivo, nenhuma delas conseguia se lembrar do rosto dele, e o caso foi arquivado.

A mãe, inconformada com a perda da filha, queria vingança, e ameaçou as garotas: “Eu nunca vou perdoar vocês. Façam o que for preciso para encontrar esse assassino. Se não conseguirem, cada uma terá que pagar uma penitência”.

Mesmo com esse fardo sobre os ombros, as protagonistas, Sae, Maki, Akiko e Yuka, conseguem chegar à vida adulta. Mas uma série de tragédias as espera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!