02 maio, 2017

# @Jéssica Burgos # Antonio G. Iturbe

Resenha :: A Bibliotecária de Auschwitz (La bibliotecaria de Auschwitz)


“Abrir um livro é como abrir uma janela à liberdade.”

O livro “A Bibliotecária de Auschwitz” é um romance baseado numa história real, e escrito por Antonio G. Iturbe. Adquiri este livro após ler apenas a sinopse dele, não li nenhuma resenha antes de adquiri-lo, e foi uma grata surpresa.

Edita Adlerova, ou simplesmente Dita, era uma adolescente comum que vivia com seus pais – Hans e Liesl - em tranqüilidade na cidade de Praga, até que durante a Segunda Guerra Mundial eles são expulsos de sua casa e são levados como prisioneiros ao campo familiar de Auschwitz-Birkenau pelo simples fato de serem judeus.

“Uns dias em Auschwitz transformam um novato em veterano. Também podem transformar um jovem num velho ou uma pessoa robusta num ser decrépito.”

O campo de Auschwitz era na verdade uma propaganda nazista para mostrar para a Cruz Vermelha que a fama dos campos de extermínio não era real. Alguns internos souberam tirar proveito disso e conseguiram que um dos blocos fosse transformado em um lugar só para as crianças, persuadiram os nazistas a aceitar a ideia alegando que os pais renderiam mais no trabalho porque não precisariam se preocupar com seus filhos durante o dia. Desta forma, Dita conhece Fred Hirsch que era o responsável pelo Bloco 31, que na verdade, era uma escola clandestina, e passa a ser bibliotecária.

É no mínimo inusitado pensar na existência de uma biblioteca num campo de concentração, mas através do mercado negro, os judeus obtiveram alguns livros que eram usados nas aulas, e também existiam os chamados “livros-vivos”, professores que sabiam uma história de cor e contavam as crianças.

“Não era uma biblioteca extensa. Na verdade, eram oito livros. Naquele lugar tão escuro em que a humanidade chegou a alcançar a própria sombra, a presença dos livros era um vestígio de tempos menos lúgubres, mais benignos, quando as palavras ressoavam mais do que as metralhadoras. Uma época extinta.”

Os alemães consideravam os livros uma grande ameaça, como já vimos relatos na história eram feitas fogueiras com livros que não eram de interesse do Terceiro Reich, uma forma de silenciar e censurar os intelectuais. Portanto, a missão de Dita não era apenas conservar e organizar os livros da pequena biblioteca, mas escondê-los dos olhos dos nazistas, uma vez que se os achassem, além de acabar com as atividades da escola, sua vida estaria em risco.

Durante a narrativa, conhecemos diversos personagens, entre eles a encantadora Margit, uma adolescente de 16 anos que é uma das melhores amigas de Dita, o perverso Doutor Mengele que como sabemos foi um cientista capaz de realizar experimentos abomináveis em seres humanos, o professor Morgenstern que era considerado um louco por muitos, dentre outros tantos.

Dita é uma garota cheia de vida, esperança, disposição e uma heroína-mirim, sua dedicação aos livros e a seu trabalho como bibliotecária era notável, e ela se espelhava no líder do Bloco 31, Fred Hirsch, que tentava trazer um pouco de normalidade a vida daquelas crianças de Auschwitz.

“Ela pensa por um momento em Hirsch com aquele eterno sorriso enigmático. De repente, percebe que o sorriso de Hirsch é uma vitória. Num lugar como Auschwitz, onde tudo é projetado para fazer chorar, o riso é um ato de rebeldia.”

Um livro escrito de uma maneira simples, mas que carrega uma história tocante, com diversos aprendizados, e altamente emocionante. Um livro que fala não somente sobre os horrores do Holocausto e da Guerra, mas também mostra o amor, a fé, a esperança, a bravura, a lealdade, o companheirismo, a amizade. Não só indico a leitura, como recomendo a todos, ainda mais por nos mostrar a importância dos livros em nossas vidas e como eles podem ser transformadores!

“Voltar a ter um livro nas mãos faz com que a vida comece a se encaixar, com que as peças de um quebra-cabeças que alguém desmanchou a chutes voltem, pouco a pouco, ao seu lugar.”

Nota :: 

Informações Técnicas do livro

A Bibliotecária de Auschwitz
Um romance baseado numa história real
Antonio G. Iturbe
Ano: 2014
Páginas: 366
Editora: Agir
 
Sinopse (Skoob):
Muitas histórias do horror e sofrimento testemunhados dentro dos campos de concentração nazistas são contadas e recontadas, já estão gravadas e arquivadas. É difícil, nesses relatos, encontrar atos de esperança e força diante de todo o mal registrado durante o Holocausto. 'A Bibliotecária de Auschwitz' é um livro diferente. É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como 'arma'."

24 comentários:

  1. Sensacional esta história. Vou ter que ler o livro. Auschwitz é um lugar de lembranças muito tristes. A luta dos judeus foi inglória. Como manter a esperança em dias melhores, a bibliotecária é um exemplo de luz. Fantástico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ler livros que tenham uma mensagem positiva, esse teve e muito impactante por sinal. Dita é um exemplo a ser seguido por sua coragem, determinação e valentia, além de seu amor por livros. Espero que goste muito da leitura!

      Excluir
  2. Olá.
    Eu gostei bastante desse livro e dessa premissa. Tenho uma certa queda por livros que falem sobre as guerras mundiais, em especial a segunda, pois acho muito impressionante a maneira com o qual os autores sempre encontram uma maneira de deixar suas impressões e sentimentos sobre o acontecido. Amei!!

    Blog: https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de livros sobre as Guerras Mundiais, sempre são impactantes, acho que são livros que nos fazem refletir muito sobre vários aspectos de nossas vida.

      Quando ler, se possível, me conte o que achou!
      Um abraço

      Excluir
  3. Oiii!
    Amooo livros que falam sobre a 2° Guerra Mundial, então é claro que já vou colocar o livro na minha lista.
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e devo falar que amei, parabééééns.

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste muito da leitura!
      Pode me recomendar mais algum livro sobre a Segunda Guerra Mundial?

      Um abraço

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Eu estava na biblioteca ontem e estava entre esse livro e o sol é para todos. O sol pe para todos venceu, mas com certeza vou voltar para pegar esse também. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou anotar sua sugestão aqui, assim que der vou ler!
      Quando der leia "A Bibliotecária de Auschwitz" e me conte o que achou, um abraço!

      Excluir
  5. Oii, adoro livros que abordam temas d 2ª guerra mundial, toda a brutalidade vivida na época do holocausto, e mesmo com tudo isso acontecendo ainda existia fé e esperança.
    Parece uma leitura realmente incrível e reconfortante onde uma simples jovem arrisca sua vida pensando nos demais , em busca de entreter-los através da leitura .
    Ainda não tinha visto o livro, sua resenha me deixou bem curiosa para lê-lo, adorei a proposta da leitura.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Segunda Guerra Mundial foi um período muito triste para a humanidade, os banhos de sangue foram intensos, mas mesmo num cenário tão caótico existia luz, é maravilhoso ver exemplos assim!
      Espero que goste muito da sua leitura, depois me conte o que achou, um abraço!

      Excluir
  6. Quero esse livro pra ontem!
    Amei, amei, amei!
    Acho muito forte a temática do holocausto. Livros assim sâo capazes de despertar em nós gratidão por cada minima coisa. Sempre me comovo muito.
    Quase certeza de que vou adquirir
    Bjs!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também! As vezes temos tantas coisas maravilhosas mas não nos damos conta disso, um livro assim nos comove e faz enxergar a vida de uma forma diferente!
      Assim que ler, me conte o que achou!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá!
    Até que enfim alguém fala desde livro :')
    Eu li em 2015 e foi uma leitura intensa, confesso que tive que daf pequenos intervalos durante a leitura porque é uma história forte, e o pior,real! Pessoas viveram aquilo, é triste e doloroso saber disso...
    Eu me interesso por livros que abordam temas de Segunda Guerra Mundial.
    Parabéns pela resenha, está fantástica.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria impossível ler esse livro e não falar sobre ele, fico feliz em saber que a resenha ficou na altura dele!
      Tem mais algum livro sobre a Segunda Guerra Mundial para me indicar? Também gosto do tema!

      Um abraço!

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, mas a premissa é instigante. Amo romances e especialmente histórias com aprendizados e que falam sobre a leitura. Ótima resenha, meus parabens!
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ver que o amor aos livros vai além de toda a dor e ao caos instaurado, como os livros podem mudar nossas vidas e serem transformadores!

      Assim que ler o livro, me conte o que achou!

      Um abraço!

      Excluir
  9. Nunca li nada do tipo, acredito que seja uma história forte e por se tratar de um período tão triste da sociedade humana, deve ser difícil de ler, as pessoas sofreram demais!!! Mas achei super interessante e com certeza vou ler futuramente.
    Isis - minhaestantecolorida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi um período muito triste da sociedade humana, mas ainda assim existia luz!
      Espero que você goste da leitura, depois me conte o que achou!

      Um abraço!

      Excluir
  10. Já li algumas resenhas sobre esse livro e sempre fico com vontade de lê-lo.
    E não foi diferente com a sua resenha.
    Normalmente livros assim são bem impactantes.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Suelane! Assim que conseguir leia o livro, é importante termos exemplos de luz em nossas vidas!

      Tem algum livro para me indicar?
      Um abraço!

      Excluir
  11. Aí, eu adorei 😍 quero esse livro pra mim ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, obrigada pelo carinho!
      Quando ler o livro, não deixe de me contar o que achou!

      Um abraço!

      Excluir
  12. Deu um aperto bom no ♥ só de ler sua resenha, afinal podemos ser subversivos sem ferir a lei. Quando nos dizem pra comprar a história da televisão e nos rebelamos e lemos os livros. Histórias assim mostram os dois lados da humanidade e porque o lado bom faz todo resto valer a pena. Anotado aqui pra ler!! Obrigado por sua resenha maravilhosa!! bjs Jéssica!
    ~Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO ler livros assim, porque são reais e transmitem um ensinamento muito grande. Temos que fazer o bem sempre, mesmo que as pessoas nos tratem mal, a luz dentro de nós deve brilhar sempre porque é ela que faz todos os dias valerem a pena.

      Você é uma amiga que a vida me deu, um coração de ouro, dos mais valiosos!

      Um super abraço ♥

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!