30 maio, 2017

# @Jéssica Burgos # Conto

Resenha :: [in]contadas



Ao receber o livro fiquei surpresa com sua beleza, apesar da simplicidade. Uma capa em um tom forte de roxo, com alto relevos nos nomes das autoras e na ilustração ao fundo, e em perfeito contraste com o amarelo do título.

O livro possui orelhas, páginas amareladas, uma bela diagramação e ao final de cada conto, a fotografia e uma breve biografia de quem o escreveu. Se não bastasse, o livro pode ser adquirido gratuitamente no site da editora Vira Letra em formato digital ou impresso (neste caso, pagando apenas o frete).

O livro [in]contadas é uma coletânea com 15 contos de literatura lésbica, escritos por 15 autoras que tinham como missão representar a pluralidade de ser mulher e lésbica.
                     
“Negar a própria essência para se enquadrar, ser aceita, perseguir os sonhos e objetivos alheios, atender à expectativas e cobranças de terceiros. Independente do motivo, era o pior sofrimento que poderia imaginar.” Duas mulheres sozinhas – Diedra Roiz

A coletânea tem intenção de dar voz a mulher lésbica, mostrar sua força, mostrar que ela merece e deve ser ouvida, dar um espaço, deixá-la expor seu ponto de vista, seus sentimentos. Os contos abordam diversos temas como: a descoberta, as primeiras experiências, o processo de aceitação própria, a aceitação da família, o preconceito da sociedade, a saudade, o desejo, entre outros. 

“Meu problema sou eu, é a luta diária que travo com meus touros que reprimo, especificamento meu touro Encanto, que sufoco energicamente há dois meses.”Touro na Arena – Ana Paula Enes

O que mais gostei na coletânea, de longe, foi mostrar como o amor prevalece, mostrar que num relacionamento entre duas pessoas de mesmo sexo não existe apenas sexo, e que há (e muito): amor, cumplicidade, carinho, felicidade, respeito, lealdade, companheirismo, admiração e claro, desejo! 

“Vi que a coragem era boa e permiti que me guiasse. Ousei. Busquei. Lutei. Contra amarras e medos. Me permiti viver com e para você. Fui deixando o abismo para trás.” A criação do amor e o que veio depois – Priscila Cruz

Espero que esta coletânea abra (ainda mais) as portas para todas as autoras talentosas que participaram dela, além de outros talentos que possam vir a se inspirar nelas para lançar livros, poemas, contos, música, etc. Parabéns a editora Vira Letra pela iniciativa, pela distribuição gratuita do material, pela divulgação e por dar espaço a uma minoria, que merece (e muito) ser ouvida e representada. Obrigada Gabriel Finco por ter me dado esse desafio!

Se recomendo a leitura? Claro que sim! Gostei de cada um dos contos, seja pela sensibilidade, pela beleza, pela dor, pelo sofrimento, pelo emponderamento, pela coragem, pela luta ou pela representatividade.


Nota ::  


Informações Técnicas do livro


[in]contadas
Aquelas que não podem falar dizendo o que não deve ser dito
Ano: 2017
Páginas: 196
Editora: Vira Letra
Sinopse (Skoob)
[in]contadas é uma coletânea de 15 contos de literatura lésbica, escritos por 15 autoras que representam a diversidade de ser mulher e lésbica.
Esta coletânea surge com a pretensão de buscar uma oportunidade para traduzir, dar voz e tornar visível uma realidade que ainda é minoritária na produção literária LGBT: a da mulher lésbica como protagonista-narradora-sujeito desejante, portadora da voz, do ponto de vista e do discurso.
Saber respeitar a diversidade é uma tarefa difícil em uma sociedade que cria padrões a partir da construção de modelos pré-estabelecidos, e isso não é diferente dentro do universo LGBT.
Os textos desta coletânea pretendem ser inovadores na medida em que as narrativas lésbicas expressam realidades buscando deixar a invisibilidade de uma sociedade patriarcal, heteronormativa e sexista, que considera um casal de mulheres como sendo “duas mulheres sozinhas”.
São 15 autoras maravilhosas, cada uma com um conto imperdível: Ana Paula Enes, Bel Mazzanti, Carla Gentil, Cidinha da Silva, Danieli Hautequest, Diedra Roiz, Hanna K., Inaê Diana, Jackie Rodrigues, Lis Selwyn, Manuela Neves, Márcia Rocha, Marina Porteclis, Priscila Cruz e Wind Rose.
Coletânea organizada pela escritora Diedra Roiz e pela editora Manuela Neves, realizada por meio do Programa de Ação Cultural - PROAC, do estado de São Paulo.
📖 A versão ebook pode ser lida gratuitamente, basta ir no site da Editora Vira Letra ou Clicar aqui!! 
📖 A versão Impressa pode ser recebida Gratuitamente arcando apenas com a despesa de envio (tranquilo né!) Clique aqui e garanta o seu!! 

Nosso agradecimento a autora e organizadora dessa coletânea, a escritora 🌹 Diedra Roiz por nos honrar com sua confiança e carinho, enviando a edição para o Clube. 💙 ~Gabriel

36 comentários:

  1. Oi, Jéssica. Tudo bem?
    Amei a sua resenha.
    Gosto muito quando as pessoas citam a qualidade dos livros físicos, a gente vê esse cuidado de passar ao leitor algo de qualidade que vai dá até prazer de ler.
    Gostei da sua resenha, irei entrar no site para adquirir.
    Beijos,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kethlyn, tudo ótimo e com você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, e mais ainda que você irá adquirir o livro! Espero que goste muito da leitura, depois, se possível, me conte o que achou!

      Um abraço ♥

      Excluir
  2. Oiii xará tudo bem?
    Estou procurando mais e mais contos para ler. Obrigado pela indicação. Vou procurar esta antologia.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo bom e com você?
      Que legal, fico feliz em ter contribuído com sua lista de leitura!

      Obrigada pelo carinho, um abraço! ♥

      Excluir
  3. Ainda não conhecia esse livro, gostei da dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, tudo bom?
      Espero que goste da leitura!

      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  4. Gostei bastante da sua resenha já que não conhecia o livro. Beijos
    amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bom?
      Espero que goste da leitura, obrigada pelo carinho.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Achei incrível o fato dele incentiva as pessoas a se aceitarem, não tinha visto nenhum livro antes com a proposta lésbica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline, tudo bom?
      Também nunca tinha lido um livro com essa proposta, embora já tenha lido livros em que haviam personagens lésbicas.
      Espero que goste da leitura.

      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  6. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada, a editora arrasou em disponibilizar o livro gratuitamente e até no exemplar físico. Não tenho o costume de ler livros de contos, mas achei as mensagens lindas, para o público alvo realmente é uma boa leitura que vale a pena. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bom e contigo?
      Achei maravilhosa a iniciativa da editora de disponibilizar gratuitamente o livro. Se tiver um tempo, leia e se emocione também!

      Obrigada pelo carinho, um abraço.

      Excluir
  7. Oi Jessica, achei o trabalho grífico do livro lindo, sem falar que a mensagem de amor e aceitação que ele deve trazer.Contos sempre são ótimos né
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jardim literário, tudo bom?
      O trabalho gráfico do livro está incrível mesmo, os contos se completam. Se tiver um tempo leia, um abraço!

      Excluir
  8. OI!
    Pessoalmente, não gosto de assuntos polêmicos, mas o post ficou muito bom!
    Parabéns!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taínny, tudo bom?
      Tente dar uma chance ao tema, ás vezes você pode acabar se surpreendendo.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Ótima resenha, tena aibda tabu na literatuea, que bom que a editora está disponibilizando o livro, assim mais pessoas terão oportunidade de conhecer as histórias, alegrias e dores de pessoas que ainda sofrem com o preconceito
    Danuzaeoslivros.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema considerado tabu mesmo, espero que cada vez mais os assuntos possam ser debatidos e explorados.
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  10. Olá, tudo bom? Amei sua resenha! Nunca li NENHUM livro onde as protagonistas são lésbicas/gays, é uma novidade pra mim. No entanto, achei interessante a premissa!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmim, tudo bom e contigo?
      Já havia lido livros em que havia personagens lésbicas antes, mas nunca havia lido um livro de contos com a temática. Aproveite que o livro está sendo disponibilizado gratuitamente.

      Um abraço!

      Excluir
  11. Louvável a Editora disponibilizar um livro com um assunto que as pessoas, em geral, ainda têm tanta dificuldade de conversar sobre, fomentando o diálogo e respeito, sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei realmente incrível, já ganharam minha admiração.
      Se ler o livro, me conte o que achou depois.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Eu nunca vi um livro de lésbica. .. Já peguei um que uma personagem era mas nada demais... Parecem ser bem interessantes esses contos ...Ainda mais com essa capa lindona 😍 adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já havia lido livro em que haviam personagens lésbicas, mas nunca um livro de contos. Foi uma experiência nova!

      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  13. Olá, não conhecia o livro ainda, mas parece bem interessante.
    Parabéns pela resenha rica em detalhes, bjocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha, de coração. Espero que leia e goste do livro.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Adorei sua resenha cheia de detalhes, fui atras do livro e infelizmente já esta esgotado.
    Fiquei bem interessada em lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sue, tudo bom?
      Não conseguiu nem em e-book? É uma ótima opção também.
      Espero que consiga e goste da leitura, um abraço!

      Excluir
  15. Oi...
    Realmente é um livro muito bonito!
    Não sou chegada em contos, mas o tema abordado é muito interessante, com toda certeza irei anotar sua dica.
    Parabéns pela excelente resenha.
    Bjs 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contos também não são meu forte, por isso foi um desafio também escolher a resenha, mas gostei muito!
      Aproveite que o livro está sendo disponibilizado de forma gratuita!

      Um abraço.

      Excluir
  16. Olá, esse é o primeiro livro que eu vejo voltado totalmente pra essa temática e achei fantástica a proposta, o fato de ser um apoio e estimulo para as lésbicas se aceitarem e serem felizes foi algo que gostei muito pelo que conferi na premissa. Parabéns pelo belo post 💋💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula! Adorei a premissa do livro também, e espero que ele abra ainda mais o espaço na literatura para elas!
      Se puder leia, um abraço!

      Excluir
  17. Minha linda amiga, Jéssica. Amei o seu texto, foi um desafio que você cumpriu lindamente e entendeu mais que a proposta do livro, eu senti que você compreendeu o coração dessas mulheres por detrás das palavras impressas. Eu creio que todos nós queremos apenas o direito de ser feliz sem as interferências de outras pessoas nos entristecendo. Obrigado por mais um texto incrível! Slainte! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como te agradecer por confiar em mim, por me desafiar, por proporcionar leituras que saiam da minha zona de conforto e que sejam tão boas, meu muito obrigado de todo o coração!
      Concordo plenamente com você, todos nós temos o direito de sermos felizes, independentemente de nossa cor, religião, opção sexual, crenças, etc. Espero que o mundo caminhe de uma forma que as pessoas possam respeitar umas as outras cada vez mais.

      Um super abraço, daqueles de urso!
      Obrigada por tudo!

      Excluir
  18. Adorei sua resenha, e adorei mais ainda saber que ele foi disponibilizado gratuitamente. As histórias parecem bem envolventes. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este foi um dos pontos que mais chamou minha atenção, se tiver um tempo, leia!
      Um abraço!

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!