02 dezembro, 2017

# @efinco # Autor(a) Parceiro

Resenha :: O Fim é Apenas o Começo (Trilogia Tenebris #1)


Trilogia Tenebris - Livro #01


O livro começa te levando para o inferno, a sala do trono de Heylel, um ser que outrora fora anjo de nome Lúcifer e agora caído recebe vários nomes. Como toda boa fantasia que evoca esse cenário te causa o desconforto de esta num lugar onde sua educação religiosa te ensinou a evitar a todo custo. Entenda isso é ótimo, esse desconforto é una indicação superpositiva para história. Outra coisa que amei de cara é o uso de um nome pouco comum pro lugar e personagens de muitos nomes. Mostra conhecimento e também inteligência de escrita por parte da autora de fugir do meio comum.

Lauren filha de Robert e Anna, é uma adolescente de 17 anos que tem sérios problemas com seu pai por não conseguir entender o discurso religioso beirando o fanatismo e uma vida antagonista ao discurso encontrando na mãe um porto seguro fonte de amor e também preocupações pelo sofrimento gerado no difícil ambiente da pequena família. A maior dificuldade nos estudos está no fato de ser uma pessoa que "funciona" melhor a noite e que encontra em seu amigo Gabriel aquele irmão de coração. Acho que me apaixonei por Gabriel quando ele disse duas palavrinhas no caminho para escola. (Se você já leu te conto quais, se não leia e tente descobrir). 

Vale destacar que a família de Lauren para mim foi a parte mais fácil e mais difícil de entender. E também foi um forte aliada para entender as nuances das críticas e das pontas de onde a trama seria puxada para dar corpo e também volume a toda trama. Em todo mundo espiritual e também da fantasia a ponta mais frágil delas é o ser humano. A ponta falha, mortal e dúbia, por ser o meio peso entre a balança do bem e do mal.

O início do livro é fundamental para não cairmos no engano de achar que este será outro livro de uma adolescente num triangulo amoroso. Tenebris é muito mais que isso a começar pela personagem Lauren, que descobre que suas estranhezas são mais que apenas peças pregadas por sua mente. Quando Lauren se descobri Naiara, ela não só tenta absorver tudo, incluindo a verdade que lhe foi negada em sua vida até o momento como também encara isso como uma resposta as suas dúvidas até aquele momento. Ela sabia que existia algo errado que não combinava com o que esteva vivendo, e não ficou de "mimimi" quanto a isso. Deixo meu elogio a autora, tudo foi tão bem escrito que ao sentar para escrever esse texto eu nem me lembrava da "Lauren" tamanha a aceitação de Naiara.

"– Não existe mais Lauren, sabe disso. Deve ser por isso, então, que estou diferente. As coisas mudaram, Gabriel, e eu precisei mudar, por mim, por meus pais, por você."

Não, não foi algo fácil para ela, mas com certeza a presença de Agare, um demônio General dos Exércitos de () foi fundamental para a conexão de Naiara com "ela mesma" foi feita de maneira irremediável. Mas como tudo num "inferno" que se prese, já aviso: Desconfie de tudo e de todos afinal no inferno não existe lealdade e sim aliados! 

Durante toda a trama temos ação, batalhas, novas descobertas e muita ação, cada descoberta que Naiara faz sobre si ela toma posse sem restrições, sem amarras incluindo a sua sexualidade e seus sentimentos. Do começo ao final da história surpresas e revelações são feitas te mantendo atento principalmente as sombras. Além da fantasia e algum romance, Erika coloca pitadas de um humor fino e irônico, perfeito para o ambiente da trama. Vale deixar o registro que ela não escreveu os seres infernais como humanos no sentido das atitudes e sentimentos, então espere encontrar em todos eles MUITO dos sete pecados e de todos os outros e possíveis variações o que dá credibilidade ao texto e aos personagens.

"- Acho engraçado esse estereótipo que vocês humanos criaram ao meu respeito, nem mesmo em meus momentos mais tenebrosos me encontrei vermelho e com rabo. Aliás, vermelho nem me cai bem."

A história não é apenas envolvente, é extremamente sedutora e difícil parar de ler até o momento. As citações a textos bíblicos feitas de forma extremamente respeitosa e durante a leitura não observei nenhuma heresia comparando aos preceitos bíblicos cristãos então leia sem esse receio. Mas já aviso eu recomendo a leitura mas já aviso, já adquira o segundo livro A Herdeira do Sheol porque a vontade de parar não existe só aquela sensação horrível que você vai ler mais uma hora chegará ao final do livro. Antes de ler o próximo livro, vou aproveitar para ler os dois contos que a autora já publicou. Heylel e Anna: A história não contada e Agares: O anjo sem asas.

Quanto a edição, vale destacar a diagramação do e-book. De longe uma das, senão a mais bonita que vi em livros digitais até o momento no kindle. As citações no início de cada capítulo são perfeitas e combinam com os capítulos. 


Nota :: 



Meu agradecimento a autora por me aceitar como parceira pelo Clube do Farol, com todo carinho e a total liberdade de dizer o que eu achei da obra. 


Informações Técnicas do livro

Tenebris
O Fim é Apenas o Começo
Trilogia Tenebris #1
Ano: 2017
Páginas: 270
Editora: Skull
Sinopse:
Lúcifer há muito não é “aquele que traz a aurora”, como seu nome sugere. Desde que liderou a rebelião contra seu Criador foi condenado a Sheol, o inferno, onde instaurou seu próprio reinado. Muitos o seguiram, porque acreditaram nele. Tornaram-se seus serviçais ou aliados.
No entanto, Lúcifer se sente sozinho e cansado de sua existência. Depois de trai-Lo, sente falta de Deus, da essência divina, de uma razão verdadeira para a sua vida. Seria possível, um dia, a Ele retornar?
Agora conhecido como Heylel, é na Terra que Lúcifer encontra alguém que mudaria seus sentimentos. Anna, uma bela mulher, ensinou-lhe o amor e presenteou-o com uma filha. Heylel amou ambas com todo o seu coração.
Mas nem sempre é possível viver o que se deseja. Heylel não é humano e sua essência desvirtuada já não é divina. Ele é o Senhor de Sheol e seus demônios não estão contentes com a passividade de seu líder. Uma guerra se aproxima e Heylel precisará envolver nela seu bem mais precioso: sua família.
Carregado de tensão, incertezas, amores, bruxas, anjos e demônios, esse romance convida o leitor a pensar que nem sempre o que sabemos é verdadeiro. Até mesmo o Diabo pode surpreender!



 _____Sobre a Autora_____


Erika Gomes


 Facebook / Site / Wattpad / Instagram


Mãe, esposa, profissional, dona de casa, e , antes de tudo, autora.
Mãe de três filhos, casou cedo e aos 22 anos já era mãe. Uma daquelas mães que se faz mãe até daqueles que nem mesmo idade para serem seus filhos tem.
Sempre foi apaixonada por outras vidas, outros mundos, coisas sobrenaturais sempre lhe despertaram a atenção. Qual outro universo lhe permite ir além de você mesmo se não os livros?! Infelizmente, quando mais nova, a situação financeira não lhe permitia dar asas as suas vontades e compulsão por livros, mas a independência financeira enfim chegou e com ela o começo da sua coleção literária.
Aos poucos notou que uma nova Erika nascia em si. As ideias passaram a respirar e se mover, como uma criança sendo gerada. Sentia os movimentos de uma nova ideia, o crescer de um novo sonho. Em menos de um ano, assim como uma gestação, nasceu Tenebris.


12 comentários:

  1. Bete ❤️

    Me alegro em saber que tenho pessoas tão carinhosas e competente ao meu lado, mas confesso que o que fez meu coração transbordar, foi a sensibilidade de que teve em entender Tenebris, desvendar as entrelinhas e se permitiu viajar em toda a trama.
    Muito obrigada de coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, imagine minha emoção em ler seu comentário, sem palavras pra descreve-las. Mas obrigada por ter escrito Tenebris. A leitura vale cada minuto ♥

      Excluir
  2. Oii Elis.
    Eu realmente amo a proposta do livro. Gosto de histórias que envolvem mistérios e segredos, e Tenebris parece ir muito além disso.
    Amei o post.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Li o início de "Tenebris" e senti certo desconforto como você citou por já no inicio a história ser retratada no Inferno, mas achei interessante você citar que todas as citações bíblicas serem tratadas com respeito. Acho que vou dar uma segunda chance para essa história, senti confiança na sua resenha, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Elis! Eita, que resenha magnífica! Ouço falar muito bem desse livro, principalmente no bookstagram. A premissa dele me conquistou, faz bastante tempo que não leio um romance sobrenatural e por ser nacional ainda por cima, fechou (pretendo ler lais macionais ano que vem <3). E pelo visto o livro tem a característica que mais aprecio, uma boa criação e desenvolvimento dos personagens. Vou baixar uma amostra no kindle e ver se me empolgo com a leitura. Resenha muito boa, parabéns. Bjs.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou suspeita em falar do livro e da autora. Erika conseguiu criar um universo de fantasia emocionante e cativante. Supreender-se com o livro é muito fácil porque num universo tão explorado ela conseguiu recriar o novo. . Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  6. Oiee...
    Parabéns pela resenha!
    Confesso que não me sinto muito atraída pela temática, kkkkkkk é difícil se sentir confortável com algo que toca em seus princípios, mas acredito que tudo merece o benefício da duvida... não direi que com certeza é uma leitura que farei, mas deixarei o caminho livre por assim dizer! kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Oii! Amei a resenha! Já estou de olho nesse livro faz um tempinho, amo quando o autor consegue criar um novo universo , ainda mais repleto de magia, e mistérios. Sem falar os personagens que contribuem para a proposta ser ainda mais interessante.
    Já tinha lido algumas resenhas, e a sua aguçou ainda mais minha curiosidade!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da leitura de Tenebris, já estou para começar A Herdeira. Adoro a interação com o grupo de parceiras e a autora.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Gostei muito da sua escrita na resenha e tudo que apontou sobre o livro. Apesar disso, não gostei da premissa da história.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Adorei a resenha, já vi ótimos comentários sobre esse livro no instagram, fiquei bem curiosa pra ler esse livro. Adoro livros com essa temática kk acredito que posso gostar.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei desse livro e espero pela continuação.
    Algumas coisas ainda precisam de respostas rsrsrs
    E realmente sou team gabriel! hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!