25 setembro, 2018

# @Jéssica Burgos # Especial

Especial :: Livros que receberam adaptações em Quadrinhos


Olá, tudo bom?

Creio que muitos de vocês já tenham lido ao menos uma história em quadrinhos na vida — sejam os queridos gibis da Turma da Mônica na Infância, sejam as histórias de super-heróis ou mangás. É um estilo de leitura extremamente agradável e prazeroso, e alguns livros também estão recebendo uma nova roupagem e sendo adaptados para quadrinhos. Resolvi separar alguns que já li ou pretendo ler e deixar como sugestão.


 O Hobbit

Sinopse:
“O Hobbit” é um dos livros mais importantes de J. R. R. Tolkien, prelúdio a “O Senhor dos Anéis”. Conta a história de Bilbo Bolseiro, um Hobbit pacato e satisfeito cuja vida vira de cabeça para baixo quando ele se junta ao mago Gandalf e a treze anões em sua jornada para reaver um tesouro roubado. Esta versão em quadrinhos, cuidadosamente condensada por Charles Dixon e ilustrada por David Wenzel, tornou-se por si só um best-seller clássico.


Li esta adaptação e gostei, ficou bem divertido de acompanhar a trajetória de Bilbo em cores, deu uma vida extra a essa história que já mora no meu coração! Creio que seja um bom primeiro contato com a obra de Tolkien para quem ainda não conhece nada do universo criado por ele, e aos fãs, uma boa alternativa de leitura.


 Entrevista com o Vampiro

Sinopse: 
Esta não é simplesmente uma adaptação para os quadrinhos de Entrevista com o vampiro, best-seller de Anne Rice que virou filme em 1994. Meticulosamente ilustrado por Ashley Marie Witter, a versão em graphic novel do livro de estreia da rainha dos vampiros reconta a história sob um ponto de vista inédito: o da vampira criança Cláudia, a imortal de 6 anos de idade, órfã e assassina, vítima e monstro, representada por Kirsten Dunst na versão cinematográfica. As ilustrações em tons de sépia de Ashley Marie Witter retratam fielmente os personagens felinos e andróginos de Rice. O desenho detalhista, algo vintage, reforça o clima ao mesmo tempo sensual e sombrio da obra original, renovando e enriquecendo a narrativa. A história se inicia com a transformação da enigmática Cláudia em um vampiro e acompanha seu “envelhecimento”, as hostilidades crescentes entre ela e Lestat, seu caso de amor platônico com Louis e sua busca desesperada por outros de sua espécie, com quem espera obter respostas sobre sua própria natureza. A perspectiva de Cláudia, com uma mente adulta eternamente aprisionada em um corpo infantil, nos mostra uma nova gama de conflitos e contradições, nunca antes apresentados em qualquer livro da série original, tornando esse volume um item indispensável para qualquer aficionado por Anne Rice e seus personagens. A adaptação é a primeira graphic novel inteiramente produzida pela autora e ilustradora Ashley Marie Witter, que estudou desenho pensando em trabalhar com cinema e videogames antes de descobrir sua vocação para os quadrinhos.


Seria bem difícil fazer qualquer comentário sobre essa obra, uma vez que Cláudia é uma das minhas personagens favoritas das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e achei essa adaptação simplesmente incrível. É uma ótima pedida para quem deseja conhecer o universo criado pela autora, pelos olhos de uma personagem que se tornou icônica na série.


 Assassinato no Expresso Oriente

Sinopse:
Adaptação de Benjamin von Eckartsberg com Ilustrações de Tsai Chaiko O clássico de Agatha Christie agora em quadrinhos Uma gélida noite de inverno. Logo depois da meia-noite, um banco de neve obriga o luxuoso Expresso Oriente a interromper sua viagem de Istambul a Paris e a ficar parado no meio do nada. O trem está surpreendentemente lotado para essa época do ano. Ao amanhecer, um ricaço americano é encontrado morto em sua cabine com várias facadas no peito. Coincidentemente, Hercule Poirot é um dos viajantes e conduzirá uma de suas mais difíceis investigações nos vagões isolados no meio da neve... No mundo todo, Assassinato no Expresso Oriente é uma das histórias mais conhecidas e amadas de Agatha Christie, a Rainha do Crime – agora em nova adaptação em quadrinhos, para deleite de fãs de todas as idades.


 O Livro do Cemitério

Sinopse: 
Bestseller do The New York Times e premiado com as medalhas Newberry (EUA) e Carnegie (Reino Unido), o romance O livro do cemitério, do cultuado escritor Neil Gaiman, ganha versão em quadrinhos adaptada por P. Craig Russell, parceiro de Gaiman em diversos livros, incluindo a versão em HQ de outro clássico do autor, Coraline. O livro é o primeiro de dois volumes que acompanham a trajetória de Ninguém Owens, ou Nin, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de morar em um cemitério e ser criado por fantasmas. Cada capítulo nesta adaptação de Russell acompanha dois anos da vida do menino e é ilustrado por um artista diferente, apresentando uma variedade fascinante de estilos que dão ainda mais vida à atmosfera ao mesmo tempo afetuosa e sombria da história.

Conclui a leitura dessa obra e fiquei encantada, novamente, pela mente criativa de Neil Gaiman! Devo dizer que a arte está belíssima, os artistas criaram um conjunto único e aterrador, mantendo um equilíbrio entre ele. RECOMENDO!


 O Diário de Anne Frank

Sinopse:
Um dos livros mais lidos do mundo agora chega ao Brasil em sua primeira edição oficial em quadrinhos, autorizada pela Anne Frank Fonds Basel.

O diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947 e faz parte do cânone literário do Holocausto. E agora, pela primeira vez, vem à luz esta edição em quadrinhos. O roteirista e diretor cinematográfico Ari Folman e o ilustrador David Polonsky demonstram com essa adaptação a dimensão e a genialidade literárias da jovem autora. Eles tornam visual o contemporâneo documento histórico de Anne Frank e traduzem o contexto da época no qual foi escrito. Baseada na edição definitiva do diário, autorizada por Otto Frank, pai de Anne – um dos livros mais vendidos do mundo, publicado no Brasil pela Editora Record –, esta versão em quadrinhos torna tangível o destino dos oito habitantes do Anexo durante seus dias no esconderijo.


Abraços! 


Créditos: Todas as Imagens e Sinopses foram retiradas do site da Amazon!

Um comentário:

  1. Gente, que post perfeito!!! Amei de todo coração todas as indicações!! Alguns já estavam na minha lista de desejados. Parabéns Muninn, sempre com as melhores indicações e edições. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!