06 fevereiro, 2022

# @efinco # Conto

Resenha :: O Médico e o Monstro e Outros Experimentos



Olá, pessoa. Comecei a colocar em dia a leitura de alguns clássicos que sempre quis ler e sempre deixei na fila, a trindade do terror: Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro. Então, hoje, quero falar sobre uma dessas leituras.

  

Preciso começar dizendo que a edição que eu li não se limita a história de O Médico e o Monstro, e sim traz vários outros contos e histórias do autor. A editora convida o leitor a uma leitura de cartas, e cada qual, além de um conto ou história, traz consigo um aspecto das obras de R.L. Stevenson, oferecendo uma imagem completa dos temas que permeiam as histórias e também da narrativa do autor.



Conhece-me! Quem é capaz disso? Minha vida não passa de uma farsa e calúnia comigo mesmo. Todos os homens o fazem; todos os homens são melhores que esse disfarce que cresce a sua volta e os asfixia.

 

As histórias têm diferentes temas e as narrativas diferem entre si. Eu gostei muito do primeiro conto, A Praia de Falesá, que conta a presença perniciosa entre os nativos daquela ilha e como o amor pode mudar a mente de um homem, mas não o demover de seus sonhos e que algumas histórias de terror são apenas isso, um grande truque de mágica, que pode enganar por falta de um olhar mais atento e do medo. 

  

Janet, a entortada com certeza é o que mais mexe com os nervosos do leitor e contém toda boa dose de personagens que dão ao conto algo de sinistro e macabro. Em Markheim ele nos brinda com o lado sombrio da humanidade e com a medicina que deveria ser apenas boa, porém pode ter uma dose tão grande de crueldade quanto qualquer açougue.

 

Eu dizia a mim mesmo: se cada um pudesse ser alojado em identidades separadas, a vida se veria livre de tudo o que é insuportável.



E por fim O Médico e Monstro pode não ser eleito como favorito, mas claramente mostra por que marcou a história da literatura e a própria literatura do Terror. O duplo, a dualidade, a maldade humana enquanto pura e o homem tentando ser Deus marcam a escrita e a história. 

  

Fica claro, para mim, que quem teve a oportunidade de ler essa história, sem tantas referências e conhecimento dela, a viu de um modo totalmente diferente do que nós lemos hoje, tendo tantas releituras dessa história. Gostei muito das partes onde a briga entre ambos os lados mostram que nosso lado mais primitivo também é mais forte. Fica ainda mais fácil entender o que acontece com os psicopatas entre nós, que nos chocam com seus crimes bárbaros e nenhuma centelha de culpa ou arrependimento, apenas o rancor por serem pegos e impedidos do próximo crime.

  

Não me meteria com isso. Posso passar sem a casa, graças a Deus; mas há uma coisa que não saberia lidar nem um pouco, que é ser condenado.

 

Que, como diriam os antigos, é impossível servir a Deus e agradar ao diabo, seja ele interior ou entidade, e que sempre existirá uma punição seja ela de qual espécie for. Leia e fique à vontade para trocar impressões sobre a sua leitura.



Com um acabamento gráfico de primeira, que é característico da editora, com um excelente texto de apoio escrito por Paulo Raviere. Capa dura, fitilho e laterais na cor verde, capa e lindas ilustrações internas criadas por Alcimar Frazão. O ponto negativo fica por conta de algumas falhas de revisão, que percebi durante a leitura, e que espero que sejam corrigidas em futuras reimpressões.




Informações Técnicas do livro

O Médico e o Monstro e Outros Experimentos 

Robert Louis Stevenson 

Tradução: Paulo Raviere 

Ano: 2019 

Páginas: 352 

Editora: DarkSide Books 

Sinopse: 

Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a essa faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Drácula e Frankenstein, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, homenagens e interpretações ao longo das décadas. 

A DarkSide Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade atemporal e monstruosa na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson — e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson. 

Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim” e “O Apanhador de Corpos”), sem falar nos contos de fantasia (“A Ilha das Vozes” e “O Demônio da Garrafa”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX. 

A edição conta ainda com ensaio de Marcel Schwob sobre o autor, publicado originalmente em 1896. Stevenson foi um artista que, feito raro mesmo entre os autores clássicos, entrou para o imaginário da sua época e foi ao mesmo tempo um sucesso de público e da crítica especializada. Agora, o autor de um dos maiores clássicos do terror finalmente recebe o tratamento dark que merece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!