19 março, 2022

# @efinco # Chirlei Wandekoken

Resenha :: Paixão de Recomeço



  Pode conter spoiler do livro Sob os Acordes dos Anjos.


Esse, com certeza, é um dos mais belos livros que li em muito tempo, e entrou para meus favoritos na vida. Em algum momento nós estivemos na mesma situação ou bem próximas a alguém nas situações desse livro. Outro fator que contribui para meu amor por ele é a descrição dos lugares e situações, foi quase como se eu estivesse caminhando ao lado dos personagens e mesmo assim continuasse com um fluxo perfeito da história e do ritmo de narrativa.



A trama começa no livro anterior, Sob Os Acordes dos Anjos, onde vamos conhecer a história de Rosamund e como, após ser salva de uma grande ventania por Joss Horsfield, se apaixona por ele. Mas, para seu grande desespero, seu pai já lhe prometeu em casamento a outro. E se vê obrigada a casar com Sir Lydgate, um senhor com idade para ser seu avô, mas, pouco tempo depois, Rosamund se torna uma jovem viúva. Agora livre de seu marido, Joss reaparece e a torna sua amante. Rosamund pouco se importa que a sociedade saiba de seu relacionamento sem compromisso com Joss. Até que em um certo baile, Joss deixa bem claro para a jovem viúva que não a quer mais, pois agora ele está apaixonado por outra dama e pretende se casar com ela. 

  

É nesse ponto onde temos o início de Paixão de Recomeço, mesmo não precisando ler o livro anterior, eu creio que seja importante a leitura, porque tudo isso se desenrola de uma forma que explica muito melhor os fatos. E, o principal, fica muito claro que Lorde Sam Brooke sempre foi apaixonado por Rosamund, e se viu perdido ao saber que ela se tornou amante de Joss. Porém, após o término do relacionamento deles, Sam vê que ainda tem esperanças de tomar Rosamund para si, afinal a mocinha agora está com o coração partido e em busca de outro final feliz.



Desesperada para tomar novos rumos em sua vida, Rosamund aceita o pedido de casamento de seu fiel amigo Sam, e para sua grande surpresa, com o decorrer do tempo, ela passa a enxergar que possui outros sentimentos além da amizade por Lorde Brooke, mas ela conseguirá deixar seu antigo amor morrer para o novo florescer? Todo começo é cheio de planos, projetos e possibilidades, recomeçar é tentar voltar ao início da jornada, levando para esse começo a dor do aprendizado que não deu certo, a decepção dos sonhos não realizados e a falta da esperança das promessas. 

  

Através do diário de Rosamund, vamos vendo a transição dos sentimentos dela que se casa ainda apaixonada pelo ex amante, mas com o coração focado em esquecer o antigo amor e passar a amar o marido, no entanto, isso não acontece de um capítulo para outro, leva tempo para ela descobrir mais sobre o Sam e também sobre os próprios sentimentos, em um lento aprendizado em amar sua nova vida e o homem que faz parte dela. E a escrita do diário deixa quem lê mais perto da personagem, dos seus anseios, medos e desejos. 

  

Paixão de Recomeço retrata como é difícil, porém possível, começar outra vez, recomeçar não do início, mas do ponto onde se está. Um destaque no crescimento da Rosamund e do próprio Sam é a descoberta que a nossa felicidade e a alegria não podem e não devem depender de ninguém além de nós mesmos, e que sim, algumas pessoas conseguem aumentar esses sentimentos quando estamos com eles, mas não os criar em nós.



Sam tornou-se um dos personagens mais emblemáticos da autora para mim, tinha tudo para ser um personagem que tudo aceita, afinal seu amor por Rosamund vem de muito tempo, mas não é alguém de fraqueza moral ou que se contenta com sobras e migalhas. E que o casamento é apenas o começo para que ele conquiste não apenas a mulher ao seu lado, mas também seu coração e o de quem lê.  

  

Infelizmente para Rosamund, às vezes, só aprendemos a dar valor ao que temos, quando estamos a ponto de perder e nos vemos obrigados a lidar com o fato de que podemos perder todo o futuro por nos prender ao passado, e essa prisão pode ser causada pelo medo. De que não tendo aquela ilusão do que foi, fiquemos sem nada. E disso vem o engano, que pode privar alguém de viver uma experiência ainda melhor, construir planos, projetos e torna-los real. 

  

A pesquisa histórica realizada pela autora é evidente e enriquece bastante a leitura, seu conhecimento dos períodos em que a história se passa, desde a economia da região, a paisagem em que se passa a trama e as diversas referências a autores clássicos são características que enriquecem a obra e tornam o prazer da leitura ainda maior e marcante. Outro fator apaixonante é que a autora não desconstrói os personagens anteriores, como no caso de Joss e os novos personagens, que nos deixam em estado de ansiedade para o próximo livro da série.



É claro que, antes de terminar, preciso deixar o aviso que o lorde Sameh Brooke não está disponível para ser crush de ninguém!!




Informações Técnicas do livro

Paixão de Recomeço 

Vilas do Sul #1 

Chirlei Wandekoken 

Ano: 2018 

Páginas: 240 

Editora: Pedrazul Editora 

Sinopse:

Rosamund Lydgate sempre foi apaixonada por Joss Horsfield, mas quando ele a abandona, ela aceita se casar sem amor com lorde Brooke. Presa ao amor do passado, ela só se dá conta de que está amando novamente, quando perde o amor do presente. 

Paixão de Recomeço conta a história de uma mulher rejeitada e de um amor construído. É possível amar de novo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!