11 dezembro, 2020

# @Carol Finco # Cinema

Resenha :: O Jardim Secreto - A história contada no filme


Olá, faroleiros. Hoje venho falar para vocês sobre o livro O Jardim Secreto, só que a versão escrita por Linda Chapman, com base no roteiro do filme escrito por Jack Thorne, publicado pela editora HarperCollins. Então quem já leu a edição original desta história e deseja ler esta edição, esqueça do que leu no original, pois são histórias bem diferentes, esta é uma adaptação.



Este livro pode ser lido por crianças de 11 anos para cima, que irão conseguir entender as mensagens passadas na história, abaixo desta idade pode ser um pouco difícil para eles entenderem o sofrimento que ocorre na vida da personagem principal. Este livro ficou como a versão Disney dos contos de fadas, algo fofo, mais simples e menor. Eu mesma devo ter gastado umas duas horas para ler esta história.


Frances Hodgson foi uma escritora que foi da pobreza para a riqueza com o sucesso de seus livros e, com isso, suas histórias retratavam muito a realidade da época, principalmente envolvendo crianças, então é uma realidade bem triste. Neste livro temos uma menina que fica órfã e, por caridade, é recebida na casa do seu tio e lá ela transforma a realidade de sua vida.



O fato principal do livro é um jardim que se encontra fechado e Mary, em suas andanças, acaba por encontra-lo e faz disso o seu maior segredo no qual ela divide apenas com os dois amigos que faz: seu primo que vive preso no quarto devido a sua “doença” e o filho da empregada. A partir destas duas amizades a Mary se torna uma nova menina.


Por que esse jardim ficava escondido atrás de um muro tão alto? Jardins não costumam ser lugares secretos. Ao contrário, eram feitos para que as pessoas pudessem passear e desfrutar da paisagem. No entanto, parecia que fazia muito tempo que esse lugar não recebia visitas.



Por se tratar de uma adaptação baseada na obra original, este livro está muito bem escrito e pelo que eu soube no debate da Leitura Coletiva desta história pelo Clube do Farol em parceria com a Harper, eu estou muito satisfeita em ter lido a adaptação. Digo isso porque os clássicos definitivamente não são o meu estilo literário e esta história, apesar de ter um final lindo, é sofrida. Dou nota 4/5, mas sei que é um livro que muita gente ama. Eu recomendo a leitura deste livro como também assistir ao filme, e se depois você quiser saber mais sobre esta obra, leia o original escrito por Frances Hodgson Burnett.



Boa leitura,


Carol Finco



Nota :: 


Informações Técnicas do livro

O Jardim Secreto

A História Contada no Filme

Linda Chapman

Tradução: Alda Lima

Ano: 2020

Páginas: 208

Editora: HarperCollins Brasil

Sinopse:

Depois de ficar órfã aos 10 anos de idade, Mary Lennox é enviada para morar com o tio recluso em uma enorme propriedade em Yorkshire, na Inglaterra. No novo lar, a menina se sente mais solitária do que nunca, mas, ao ouvir um misterioso choro noite após noite, a curiosidade e a determinação de Mary a fazem desobedecer às regras da governanta, a rigorosa sra. Medlock, e ela começa a explorar a mansão proibida. Enquanto percorre os arredores do terreno, Mary descobre um jardim encantado e imenso. Com Dickon, irmão de uma das empregadas da casa, o primo Colin e um cachorro brincalhão, a garota abraça o mundo extraordinário do jardim secreto, desvendando mistérios do passado e descobrindo uma nova forma de viver, repleta de esperança e amizades. Clássico inesquecível da literatura infantil, O jardim secreto vem encantando o mundo há gerações. Adaptado a partir do novo filme de 2020, Linda Chapman apresenta uma história com texto simples e acessível, apropriado para crianças de todas as idades, mas sem perder a magia e a beleza da obra clássica original.


2 comentários:

  1. Olá Carol,
    Que delícia de resenha, tenho muita vontade de ler o livro. Lembro de ter assistido o filme algumas vezes na infância mas confesso já não me lembrar muito da história. Deu vontade de assistir novamente e absorver esses ensinamentos.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!