27 fevereiro, 2022

# @Milly # Distopia

Resenha :: Além da Tempestade / Além das Chamas (Além da Fronteira #2.5 e #3)



Vamos de Fronteiraverso novamente! Vocês acompanharam aqui minha resenha de Além da Fronteira (livro 1) e Além da Escuridão (livro 2) da série interestelar de distopia Além da Fronteira do Mark Miller (se ainda não leram essas resenhas, corram lá para ler). Hoje não vou fazer uma resenha conjunta do livro 2.5 e 3 da série, pois apesar de Além da Tempestade ser um extra, acredito que seja uma leitura essencial antes começar Além das Chamas, o “último” livro, — coloquei entre aspas porque o autor escreveu mais um conto depois do desfecho — vou falar um pouco sobre ele aqui brevemente.

  

— Você não tem culpa do lugar onde nasceu. E tem menos culpa ainda de ter se apaixonado pelo mesmo garoto que eu.

 

Além da Tempestade mostra o que se passou depois do final de Além da Escuridão, do ponto de vista de Callum e Alpheus, como sua aliança foi construída aos poucos e a reconstrução da Resistência depois da destruição de suas Células. O autor adicionou muitos pontos importantes nesse extra, o que me deu certeza de que se eu tivesse pulado não teria pegado todas as nuances do seu último livro. Além do mais o que mais curti aqui foi ver um outro lado de Callum, que no primeiro livro fui indiferente e no segundo me fez passar raiva (risos), comecei a gostar dele verdadeiramente a partir daqui. Alpheus já tinha crescido em mim desde o livro anterior, virei sua maior fã, passando pano para seu passado, mas foi a parti daqui que pude enxergar uma verdadeira mudança de pensamento e não apenas por amor à Bellamy.  

 

Desejei que alguém mantivesse a chama viva, que continuasse tendo esperança, mesmo que não houvesse nenhuma para mim.



Agora partindo para Além das Chamas, Mark Miller traz aqui sua verdadeira evolução como escritor. Eu já havia gostado do primeiro livro, apesar de ter feito algumas críticas, mas em pouco tempo dá para ver o crescimento. O segundo livro já se mostrava bem superior ao primeiro, mas o terceiro é de tirar o fôlego, com certeza foi o melhor da série pra mim.  

 

— E sobre a violência entre lunares e jupterianos... não me oponho a limparmos as ruas de Júpiter com sangue de dissidentes.

 

Preciso dizer que eu havia me surpreendido com a vilania de Braedan no livro anterior e por pouco ainda achei que poderia ter salvação, aqui nos mostra que a maioria dos Deighton são em sua essência sádicos e com um ego altíssimo. Zara au Deighton é um verdadeiro demônio em forma de mulher e Braedan acabou que não saiu muito longe do molde, mas realmente ele me agradou muito mais como vilão do que como bom moço, sim, ainda o odeio, mas gostei do personagem. 

   

O sadismo de Braedan era complexo, difícil de entender.

 

Bellamy continua amado no meu coração, apesar de ter esperado mais da parte dele em relação a poderio de luta, em alguns momentos me irritou pela impulsividade, mas depois de perder tanto com essa guerra é compreensível. Alpheus, que teve a melhor evolução durante a série, não deixou a desejar para mim, ele conseguia passar o lado garoto apaixonado e o lado estratégico e lutador. Bellalpheus, de um modo ou de outro, acabam se completando.

  

Além de trazer o pior lado das pessoas, torná-las irreconhecíveis, a guerra também tem um efeito colateral bastante peculiar: faz sociedades inteiras passarem a adorar a morte como algo divino.

 

Outros personagens que destaco são Callum, que ganhou meu coração, Kyiomi, que fez ótimas escolhas, mas senti falta mais de sua amiga, Saga. Os antigos amigos de Braedan foram um ponto que em vários momentos não soube o que pensar deles. Kai foi emocionante de acompanhar, entre raiva e pena consegui ter empatia pelo relacionamento complicado depois de tanta lavagem cerebral. Apenas esperei mais de Dylan também, Lee tenho bom sentimentos. Acho que o único ponto de divergência que tenho com a história é que muitos personagens foram apresentados como importantes, mas tiveram problema de ser desenvolvidos, o que não fez que a história fosse ruim, mas eles eram interessantes o suficiente para que eu sentisse falta de ter mais sobre eles.

  

— E, com o tempo, talvez nossa sociedade possa aprender a conviver sem preconceitos de raça, sem usar uma ideologia eugenista para machucar pessoas inocentes.

 

Enfim, Além das Chamas foi um desfecho digno de uma série que me arrebatou completamente, me senti até emocionada quando terminei. Aquela sensação de ver algo nascer, crescer e se despedir dela. Foi incrivelmente gratificante participar da Leitura Coletiva da série e como o autor foi acessível e solícito. Espero ler mais do autor e mais livros nacionais tão representativos e bons. Leiam.




Informações Técnicas do livro

Além das Chamas 

Além da Fronteira #3 

Mark Miller 

Ano: 2021 

Páginas: 494 

Editora: Independente 

Sinopse:

Tudo acaba aqui. Escolha o seu lado. Quem vencerá a guerra? As chamas decidirão. 

Bellamy Winterbourne aprendeu cedo que a liberdade tem um preço alto e que, se quiser se livrar das garras dos Deighton, ele terá que pagá-lo. 

Após a traição de Braedan, o lunar foi capturado e aprisionado. Agora, ele passa os dias na companhia de seus pesadelos. Está completamente rendido pelo garoto que um dia já considerou um amigo, que amou. Continua vivo pela vantagem de um segredo, uma mera informação que Braedan não possui, e que deseja desesperadamente descobrir. 

Mais poderoso do que nunca, Braedan comanda a Guarda ao lado de sua mãe. Os dois possuem discordâncias quanto ao destino de Bellamy. Essa tensão atinge um limite quando a aliança entre jupterianos e o Imperador de Andrômeda é firmada. 

Enquanto Bellamy tenta achar uma saída, a Resistência se organiza para o confronto final, sob o comando de Alpheus e Callum. Depois de se aliarem aos titanianos e de um ano inteiro de preparação, treinamento e reconstrução, estão preparados para a guerra, e se tornaram um inimigo digno de ser temido pelos jupterianos. 

Uma coisa está clara para Alpheus e Callum: não descansarão até terem o garoto que amam de volta. 

E Braedan se mantém são por uma única certeza: a de jamais deixar Bellamy escapar, nem que tenha que passar por cima de tudo - e todos - para garantir isso. 

Quando um conflito intergaláctico chega ao fim, qualquer um no caminho sofrerá as consequências; e a vitória, embora absoluta, será devastadora. 

No eletrizante desfecho da série Além Da Fronteira, perfeita para fãs de Rainha Vermelha e Corte de Espinhos e Rosas, corações serão destruídos, planetas deixarão de existir, e o universo será pintado de vermelho quando quatro poderosos exércitos colidirem. O preço pela liberdade talvez seja grandioso demais para pagar quando a única coisa que se tem… é a vida. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!