11 fevereiro, 2022

# @Milly # Editora Gutenberg

Resenha :: Six of Crows — Sangue e Mentiras



Depois de anos de enrolação da minha parte, eu finalmente comecei a aclamada duologia Six of Crows, não vou me julgar por ter demorado tanto e ter descoberto apenas agora que é muito boa, acredito que li na hora certa, porque, meus queridos leitores, Six of Crows: Sangue e Mentiras elevou o top de minhas melhores leituras desse ano.

  

A história desse livro se passa no mesmo universo da Trilogia Grisha, cronologicamente depois dos acontecimentos da trilogia, mas não necessariamente você tem que ler ela antes, apesar de facilitar o entendimento do universo e pescar algumas referências, eu particularmente li apenas o primeiro livro da trilogia e posso garantir que SOC é bem superior, tanto em termos de escrita como de personagens principais.

   

“Você é a nossa única esperança, Senhor Brekker. Se falhar, todo o mundo sofrerá as consequências.” 

 

“Oh, é pior do que isso, Van Eck. Se eu falhar, não receberei o pagamento.”

 

A duologia nos dá seis protagonistas, todos com uma moral um pouco duvidosa, como manda o figurino de uma boa história fantástica (risos). Depois que o infame Kaz Brekker recebe a proposta de um trabalho completamente perigoso, ao mesmo tempo muito, muito e muito lucrativo, o líder dos Dregs (nome de sua “gangue”) reune a equipe perfeita e lidera um assalto improvável, que tem apenas dois desfechos: o sucesso ou a morte.  

   

Kaz se inclinou para trás. “Qual é a maneira mais fácil de roubar a carteira de um homem?” 

“Faca na garganta?”, perguntou Inej. 

“Arma nas costas?”, disse Jesper. 

“Veneno no copo?”, sugeriu Nina. 

“Vocês são todos horríveis”, disse Matthias. 

 

Vou dar o braço a torcer para Leigh Bardugo, eu critiquei no passado a Trilogia Grisha, e sim, apesar de ainda não curtir ela, nunca neguei que o universo era instigante, e em SOC, com toda certeza, ela conseguiu manter o universo que sempre foi interessante, mas agora acompanhado também de personagens interessantes e carismáticos, com boas histórias de fundo. Kaz, Inej, Jesper, Wylan, Nina e Matthias, entre raivas e amores que me fizeram passar, são ótimos de se acompanhar. 

   

“Você é um chantagista...” 

“Eu negocio informações.” 

“Um vigarista...” 

“Eu crio oportunidade.” 

“Um cafetão e um assassino...” 

“Eu não lido com prostitutas, e só mato quando há motivo.” 

 

Falando individualmente dos personagens, posso dizer que nem um outro me conquistou tão rápido e se tornou meu favorito como Kaz Brekker, o traiçoeiro, assassino, o golpista conhecido vulgarmente como “Mãos Sujas” tem tudo que eu curto em um protagonista, mas principalmente é um gênio, ok, um gênio do crime, mas um gênio. É incrível seu jogo de estratégias e como ele está quase sempre um passo à frente com seus planos, esse grupo não ia longe sem ele, e não poderia ter um líder melhor. Kaz também me lembrou um pouco inicialmente os personagens Locke Lamora (da série Nobres Vigaristas) e Sage (Trilogia do Reino), vocês podem encontrar a resenha desses livros aqui.  

 

Além disso, ela era a Espectro — a única lei que se aplicava a ela era a da gravidade, a qual ela às vezes desafiava também.

 

Inej me deixou louca com o quanto lendária e foda é essa garota. Espiã e assassina dos Dregs e com um passado de escravidão sexual, ela é uma das melhores personagens que já conheci, e apesar do seu trabalho atual, ela tem muita sede de justiça, fé e esperança para o futuro, não tem como não gostar da Espectro.

 

Jesper sempre se sentia melhor quando as pessoas estavam atirando nele...

 

Jesper é um caso de personagem que se você não gostar dele o problema está em você! (risos) Definir o atirador como alívio cômico não é contemplar a personalidade dele por completo, mas certamente foi o que mais me fez rir, ele tem um carisma ímpar, com certeza.

 

“Por que acha que venho te mantendo por perto?” 

“Porque sou bom em demolições.” 

“Você é razoável em demolições. E é excelente como refém.” 

 

Wylan é o único dos seis que não tem narração nesse primeiro livro, mas não faz dele uma peça menos importante. O demolidor, filho desgarrado e com um passado de “privilégios”, o mais novo da equipe cresce muito durante a história, e surpreendeu.

  

Não sei o que há de errado comigo. É que é tão mais fácil matar as pessoas do que cuidar delas.

 

Nina, a Grisha sangradora perdida, também é uma personagem espetacular, forte, decidida e engraçada. Nina exala liberdade nos seus modos “broncos" e tem muito a acrescentar a esse grupo, com um relacionamento complicado com Matthias, ela faz o que acredita ser certo, mesmo não sendo a melhor das decisões. 

  

Nos sonhos bons, ele a derrubava no chão e a estrangulava, observando a vida se esvair de seus olhos, o coração repleto de vingança — finalmente, finalmente. Nos sonhos ruins, ele a beijava.

 

Matthias foi o personagem que tive sentimentos mais complexos, ele é um ex drüskelle (caçador de Grisha), e por conta de alguns pensamentos enraizados preconceituosos foi o que mais demorei a me apegar, mas isso não faz dele um personagem ruim e menos importante, ele tem uma das melhores evoluções, foi quem estava mais resistente com esse “trabalho", uma hora ou outra sei que ele vai conquistar qualquer leitor, paciência com o menino (risos). 

 

Um apostador, um criminoso condenado, um filho desgarrado, uma Grisha perdida, uma garota Suli que se transformou em assassina, um garoto do Barril que se tornou algo pior.

  

Enfim, sei que essa resenha já ficou mais que enorme, mas não poderia ser menor por conta da riqueza desses personagens, cada um ao seu modo cresceu fortemente em mim, eu indico muito essa duologia, vocês não irão se arrepender. Antes de mais nada “sem luto, sem funerais”.



Informações Técnicas do livro

Six of Crows: Sangue e Mentiras 

Six of Crows #1 

Leigh Bardugo 

Tradução: Eric Novello 

Ano: 2016 

Páginas: 376 

Editora: Gutenberg 

Sinopse:

A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SÃO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES… 

…fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguém é melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo. 

Por isso, Kaz é contratado para liderar um assalto improvável e evitar que uma terrível droga caia em mãos erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos são possíveis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza. 

Apostando a própria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missão: a espiã conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilégios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que está muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida. 

O destino do mundo está nas mãos de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!