18 maio, 2022

# @efinco # Alice Walker

Resenha :: Gente Legal está em Todo Lugar



Olá, pessoa! Acredito que uma pergunta recorrente é como incentivar o hábito da leitura, penso que não existe outra resposta a não ser: lendo. Isso mesmo, lendo para uma criança, lendo com ela, convidando outras pessoas para lerem. Enfim, mostrando como a leitura é algo maravilhoso e não apenas algo ligado a vida escolar ou acadêmica.



Quando me deparei com a sinopse de Gente Legal está em Todo Lugar logo me encantei com a ideia de apresentar Alice Walker, que conheci em A Cor Púrpura, para meus filhos. Como a idade indicativa desse livro é para crianças em idade pré-escolar, alguns adultos podem estranhar o tipo de linguagem (de reforço de ideia), mas acredito plenamente ser uma leitura prazerosa para ambos. Para as crianças todo o tempo e para alguns adultos após sua “criança interior” acordar e ter lido também.


O personagem desse livro aparece na dedicatória, e caso você fique com curiosidade a respeito do Bryon, que está tirando o passaporte, tenho a felicidade de informar que vale a pena ler de orelha a orelha e encontrar suas respostas.



Quero que as crianças que estejam lendo esse livro se familiarizem com a ideia de que existem outros lugares.

 

O livro é um verdadeiro convite a sair de seu lugar, deixar o celular, a rotina e descobrir que o mundo é um lugar repleto de pessoas legais, que podem ser encontradas do Canadá ao Congo à Cuba, do Afeganistão à Austrália, da Irlanda ao Iraque... Existem pessoas legais nos trinta e sete lugares listados nestas páginas e em todos os outros lugares do planeta. 

  

Então, não importa onde você vá terá o prazer de conhecer e se encantar não apenas com culturas, paisagens e climas diferentes, mas também de descobrir as semelhanças entre as pessoas e o que nos une enquanto humanidade. Esse livro é uma ode à humanidade, a inspiradora mensagem de Alice Walker é celebrada por meio das comoventes ilustrações de Quim Torres.



Elas são como você e seus pais, apesar de poderem ser de uma cor diferente e usarem roupas diferentes. Não existem países “estrangeiros”. Você chega lá e, sim, a comida é diferente, mas você adora. E as pessoas são semelhantes.

 

Confesso, que para os adultos existe um conteúdo que sei que será ainda mais prazeroso após a experiência de conhecer o livro, a entrevista com a autora sobre como desde a infância sua carreira foi moldada, como descobrir que o mundo é tão grande, mas ainda sim “uma ilha” e, claro, o prazer de viajar, conhecer e se encontrar no outro, em tantos lugares diferentes. Conta ainda com um texto sobre as ilustrações, que agregam ainda mais significado ao que lemos e vimos durante a leitura. Porque não é uma questão de explicar e sim de informar sobre as pessoas, locais e culturas retratadas na ilustração.



Se você deseja fazer algo, já está criando imaginariamente, criando a partir do nada. Pense no que precisa para fazer isso e em como conquistar essas coisas.

 

Ler com uma criança implica em uma leitura diferente, ela vai te apresentar a história pelo olhar dela e talvez te deixe com a sensação estranha de não ter lido “direito” ou entendido a história. Saiba que o prazer dessa leitura consiste exatamente nisso, redescobrir seu olhar de mundo para um modo mais simples, sem prazos, contas ou obrigações. É reler várias vezes e descobrir coisas novas no mesmo lugar e talvez, como eu, depois de algumas leituras terminar com a deliciosa sensação de entendimento. Leia para uma criança!



Sobre a edição: as ilustrações, além de terem um peso enorme para a parte lúdica na leitura infantil, ainda trazem muitos conceitos para os adultos, fazendo uma junção de beleza e significado, agregando muito a obra. O tamanho do livro também confere a leitura um prazer do segurar, do perceber a página, as imagens em um tamanho maior deixam mais ricos os detalhes. A diagramação confere um olhar para toda a páginas.




Informações Técnicas do livro

Gente legal está em todo lugar 

Alice Walker 

Tradução: Nina Rizzi 

Ano: 2022 

Páginas: 56 

Editora: José Olympio 

Sinopse: 

Gente legal está em todo lugar! Estão em todo o mundo. 

Pessoas legais podem ser encontradas do Canadá ao Congo à Cuba, do Afeganistão à Austrália, da Irlanda ao Iraque… Existem pessoas legais nos trinta e sete lugares listados nestas páginas e em todos os outros lugares do planeta. Faça uma viagem pelos versos deste poema de Alice Walker e conheça alguns deles! 

Uma ode à humanidade, a inspiradora mensagem de Alice Walker em Gente legal está em todo lugar é celebrada por meio das comoventes ilustrações de Quim Torres, em tradução de Nina Rizzi. 

 

“Os estilos poéticos de Alice Walker convencerão as crianças de todo o mundo de que Gente legal está em todo lugar. Crianças de todas as idades poderão apreciar as ilustrações; as imagens atemporais mostram como o mundo é maravilhosamente diverso.” – Seattle Book



Para comprar:

 Livro Físico



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!