16 maio, 2022

# @Danii # Fantasia

Resenha :: Tithe (Contos de Fadas Modernos #1)



Oi, serzinho. Bem-vindo ao Reino das Fadas de Holly Black. Se você conhece a trilogia O Povo do Ar, já deve saber que a autora não escreveu nada do tipo fofo de Tinker Bell, aqui estamos falando de fadas que podem ser sombrias, cruéis, não tão confiáveis e que podem matar ou torturar apenas por acharem divertido.

 

— Se eu fosse você, ficaria longe das fadas no futuro. Somos um povo excêntrico, com pouca consideração por mortais.



Antes de falar sobre a história, preciso avisar que Tithe é o primeiro volume de Contos de Fadas Modernos e se passa no mesmo universo que O Povo do Ar, mas foi escrito e se passa antes de O Príncipe Cruel (primeiro livro da famosa trilogia), então, caso não tenha lido nada desse universo ainda, pode ler Tithe tranquilamente, sem receber nenhum spoiler. Dito isso, vamos à resenha.

 

Havia graus de impossível, níveis de irrealidade, pelo menos. E cada vez que Kaye pensava que as coisas estavam no limite do estranho, o chão parecia se abrir sob seus pés.



Em Tithe, conhecemos a jovem de dezesseis anos Kaye, que vive se mudando de cidade em cidade com a mãe, sendo criada sem muitas regras e limites, se sentindo deslocada da sua realidade. Após um incidente, elas acabam retornando para a casa da avó de Kaye, onde ela passou a infância. Lá, a nossa protagonista tem esperança de reencontrar antigos amigos encantados, que apenas ela via, e que todos sempre diziam serem apenas da sua imaginação. Bom, não eram, ela realmente via fadas, mas por algum motivo, dias se passam e nada dessas fadas aparecerem para ela novamente, agora que é mais velha.

 

Você procurou o caos e agora o caos está à sua procura.



Até que um dia, em uma floresta escura, ela encontra e salva um homem (lindo, por sinal), que na verdade é uma fada, porém não uma qualquer, ele é um guerreiro, que faz parte da Corte Unseelie, temido por muitos, querido por poucos. Mas essa ajuda a coloca no foco de quem não tem muitas boas intenções. E quando, finalmente, seus antigos “amigos” encantados resolvem aparecer, não têm as mesmas ideias divertidas de quando ela era criança, agora eles querem um favor, e esse favor a colocará no meio de uma trama política entre duas cortes, que colocará a sua vida em risco, como também a fará descobrir que o Reino das Fadas não é nada parecido com as suas percepções da infância, que na verdade é um reino traiçoeiro e perigoso. E, enquanto vai desvendando os mistérios das fadas, irá descobrir mais sobre a própria história e sobre quem é de verdade. O que será que o Reino das Fadas reserva para a Kaye? Leia para descobrir.

 

Quando se está num lugar escorregadio no que diz respeito à realidade, não dá para supor que as coisas seriam diretas a partir dali.



Tithe é um livro muito interessante, com uma escrita fluida e que te fisga, te fazendo ler mais um capítulo, e mais outro, e outro... Até que se chega ao final e você se sente meio perdida, porque não tem mais capítulos para ler. Porque esse é o problema de entrar no Reino das Fadas: quando você entra, pode ser enfeitiçada e não querer mais sair. Eu não queria.

 

Mas Kaye via coisas estranhas às vezes. Ela já aprendera a ignorá-las.

 

A Holly Black tem uma escrita bem gostosa de ler e criou um universo que mergulhei até quase me afogar. Gostei dos personagens também, bom, dos que tive informação suficiente para poder gostar. Mas aqui vou focar em dois, na Kaye e no Roiben. A Kaye me deixou com um sentimento dividido, porque às vezes eu gostava dela, outras vezes ela me irritava. Já o Roiben é o meu amorzinho, pode ser um assassino, misterioso, mas também pode ser gentil, engraçado, protetor. Queria poder falar mais, mas não quero soltar algum spoiler.



Tudo é equilíbrio. Tudo é ritual. Tudo é dor.

 

Uma coisa que eu gostei muito foi que, como o livro foi escrito em 2002, a história se passa nessa época, então vemos jovens sem acesso à internet o tempo todo, sem celulares... tendo que interagir socialmente sem nada disso, quase um livro de terror, hahaha (risada maligna). Exageros à parte, é interessante perceber as diferenças de agora com vinte anos atrás. E outra coisa que gostei foi como a Holly abordou, além da fantasia, questões “adolescentes”, seus dilemas, seus receios, suas descobertas.

 

Ser social pra mim é como provocar o apocalipse.



Preciso dizer que eu gostei bastante de Tithe, porém sinto que poderia gostar ainda mais se ele fosse um pouquinho melhor desenvolvido, e eu sei que é possível, porque O Povo do Ar está aí para provar. Mas é compreensível, já que Tithe, como eu disse antes, foi escrito em 2002, beeeem antes de O Príncipe Cruel, então dá para perceber que a Holly Black conseguiu amadurecer o seu Reino das Fadas e a sua escrita.

 

Coisas danificadas são sempre mais bonitas. É a falha que realça a beleza.



E, bom, o livro só tem 252 páginas, então é ótimo para quem quer ler um bom livro de fantasia, mas não quer ler um livro longo. Só que o universo é tão instigante, que te deixa querendo mais: mais descrições, mais diálogos, mais interações, mais informações, mais explicações, mais tudo. Mas como é um livro curto, esse sentimento de querer mais não passou em mim, então só me resta reler O Povo do Ar, e esperar ansiosamente pelos próximos volumes de Contos de Fadas Modernos (ainda bem que a Galera não é adepta da tortura e já anunciou o lançamento do segundo, ou eu não responderia por mim).

 

Ele fazia cada vez menos sentido para si mesmo; uma série de ações sustentadas por nada, sem sequência que pudesse entender.



Depois de ser forçada a sair temporariamente do Reino das Fadas, não vejo a hora de poder ler os próximos para poder voltar para lá e conhecer ainda mais desse maravilhoso universo. Até!

 

— Nós pedimos que você nos honre com a sua participação no Tithe. Você aceita o fardo dessa honra?



Informações Técnicas do livro

Tithe 

Contos de Fadas Modernos #1 

Holly Black 

Tradução: Regiane Winarski

Ano: 2022

Páginas: 252 

Editora: Galera Record 

Sinopse:

O Reino das Fadas cordialmente convida você a retornar ao universo dos seres encantados. Primeiro volume de Contos de Fadas Modernos, Tithe é mais uma história fantástica, onde o perigo e a sedução do Povo das Fadas novamente entram em cena. 

 

Kaye tem dezesseis anos e está de saco cheio de se mudar. As ações inconsequentes de sua mãe fazem com que mais uma vez precise deixar a cidade onde mora e, desta vez, retornar para onde morou durante sua infância, de volta para a casa da avó. A única luz é poder se reencontrar com a melhor amiga, Janet, e torcer para que os seus amigos encantados de infância apareçam para visitá-la. Mas duas semanas se passam e nada de aparições de fadas. Será que foram apenas frutos de sua imaginação? Será que ela passou da idade e não é mais divertida para eles? 

Porém um encontro inesperado em uma floresta escura colocará tudo que pensou saber em cheque. Kaye não é mais uma criança e o mundo das fadas se mostrará muito longe de ser um lugar para brincadeiras. Resistir ao fascínio e às malícias do Povo das Fadas irá requerer toda a esperteza de Kaye, pois confiar em qualquer um poderá ser uma armadilha fatal. 

O primeiro volume de Contos de Fadas Modernos, Holly Black, autora #1 do The New York Times, apresenta Tithe, mais uma entrada no mágico e traiçoeiro universo do Povo das Fadas, da série bestseller de O príncipe cruel. Agora, o perigo pode estar mais próximo do que você imagina. Bem-vindo ao Reino das Fadas e aproveite a jornada – apenas tome cuidado para não se deixar enfeitiçar por um glamour e se perder em um banquete dos seres encantados. 

  

“Devassidão, desespero, traição, e mortes violentas – o que mais se poderia querer de um conto de fadas? Uma trama cheia de reviravoltas com sensibilidade gótica torna este livro um deleite para fãs de fantasias urbanas e romances de terror.” – Kirkus Reviews 



Para comprar:

 Livro Físico

 E-book



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!