06 julho, 2022

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: O Chamado do Falcão (O Sonhador #1)



Olá, pessoa!! Eu estou em uma ótima temporada de leitura de fantasia, por isso resolvi conhecer essa série. Agora, vou te contar o que achei da leitura. Aqui preciso lembrar que essa série é um spin-off de A Saga dos Corvos, e O Chamado do Falcão é o primeiro livro da série O Sonhador. Sei que a pergunta aqui é se precisa ler a série anterior antes, a resposta é não. Contudo, eu acredito que quem leu terá uma vantagem extra.



Nos primeiros capítulos somos apresentados aos personagens principais dessa história. Sendo o sonho o fio condutor da trama. Conhecemos também a história de 3 irmãos que não poderiam ser mais diferentes entre si do que são. Ronan Lynch é um sonhador, ele pode extrair tanto curiosidades quanto catástrofes de seus sonhos e colocá-las em sua realidade comprometida. Declan é o irmão mais velho e Matthew, o caçula, é uma impossibilidade. 

  

E gradualmente vamos descobrindo essa relação nada ortodoxa da família deles. É muito importante saber que aqueles que sonham não conseguem parar de sonhar — só podem tentar controlar o fenômeno. E, ainda mais importante, os que são sonhados não podem ter vida própria — eles “dormirão” para sempre se seus sonhadores morrerem.



Os irmãos Lynch não eram os sonhos de Niall Lynch, mas tinham crescido de acordo com eles, de qualquer forma.

 

Conhecemos também os caçadores de sonhadores, e a Carmen Farooq-Lane é uma caçadora com uma história, não é apenas o desejo de livrar o mundo dos sonhadores que a move. Seu irmão era um sonhador… e um assassino. Ela viu o que os sonhos podem fazer com uma pessoa. E viu o dano que os sonhadores podem causar, por isso ela acredita piamente na premissa de que o que ela viu não é nada comparado à destruição que está para ser desencadeada… Seremos também apresentados a Jordan Hennessy, que pode ser qualquer um e pode não ser ninguém, a depender da convivência da situação. Porém, o primeiro conselho dado a ela é ser autêntica, original.



A cada personagem você descobre mais um que pode ou não estar diretamente ligado a outro, mas certamente eles estão em rota de colisão. Mesmo Ronan sendo o personagem principal, a narrativa é em primeira pessoa a depender de quem está contando a história no momento. Mas sinceramente não tem como não se surpreender com a revelação no capítulo 11.

 

Havia muitos contos populares sobre bruxos e videntes enlouquecendo com a magia, e era verdade que alguns dos sonhos pareciam mais perturbadores do que outros.



Se atente que mesmo em uma cena onde Ronan está, ele pode não ser o narrador da cena. Quando os personagens começam a convergir em suas vidas, o livro ganha um tom que me lembrou muito supernatural. Em certos pontos existem semelhanças que as diferenças tornam ainda mais salientes. Essa história é ótima para quem ama desvendar mistérios e suspense. Afinal quando você pensa que encontrou enfim todas as respostas, descobre que nem mesmo sabia quais eram as perguntas certas. Muito de tudo desafia a lógica, mas na história não perde sentido. 

  

Ronan e Adam mostram que os amantes não precisam ser duas metades iguais, ao contrário, diferem e se dão por serem complementares. São dois inteiros que formam uma unidade. Por não ter lido Os Garotos Corvos, eu supus que o sentimento talvez não resistisse a um fato que aconteceu. De certo modo foi incrível descobrir que eu estava errada. Adam não é um personagem recorrente na história. Mas quando aparece deixa tudo muito melhor do que estava.



Os sonhos não são a base mais segura sobre a qual se pode construir uma vida.

 

As pequenas pinceladas do que pode ser não ficção em meio a ficção e o romance que surge como uma ilha envolta na fantasia da história deixam a história com aquele toque de anseio, para que o casal fique junto, para que mesmo em meio ao caos eles deem certo, fazendo a narrativa desse livro ganhar um frescor interessante, mesmo que a vontade de mudar a situação de Matthew seja mais forte, seu ódio pela insuportável e insípida.... caçadora... E que a certeza que o pior está à espreita superem esses momentos. Afinal, O Chamado do Falcão é sobre sonhos e desejo, morte e destino. 

  

Novos personagens surgem e também novos mistérios, que espero serem desvendados na continuação. Achei inusitado o romance na história não ser focado em Ronan e Adam, mas de certo modo dá para entender que é por o amor deles “ser um amor antigo”. A fluidez do texto melhora muito após um pouco mais da metade do livro, quando finalmente todos os personagens convergem para a mesma narrativa e isso também desencadeia os acontecimentos que te fazem perguntar o que virá depois. O coração não deixa de estar em uma expectativa sobre as revelações e, com certeza, novos mistérios que virão, afinal as histórias são interligadas.



Sobre a edição: o peso do livro é confortável para leitura com suas quase 500 páginas, acho isso um fato relevante. Achei a fonte pequena, mas o espaçamento compensou muito o que poderia ser uma dificuldade na leitura. A folha amarela e a ausência de erros de ortografia contribuem para uma boa leitura.




Informações Técnicas do livro

O Chamado do Falcão 

O Sonhador #1 

Maggie Stiefvater 

Tradução: Monique D’Orazio 

Ano: 2021 

Páginas: 476 

Editora: Verus 

Sinopse:

Da autora best-seller do New York Times e criadora da Saga dos Corvos, Maggie Stiefvater, O chamado do falcão é o primeiro livro da série O Sonhador. 

 

Os sonhadores caminham entre nós… e o mesmo acontece com os sonhados. Aqueles que sonham não conseguem parar de sonhar – só podem tentar controlar o fenômeno. Aqueles que são sonhados não podem ter vida própria – eles dormirão para sempre se seus sonhadores morrerem. 

E depois há aqueles que são atraídos pelos sonhadores. Para usá-los. Para prendê-los. Para matá-los antes que seus sonhos destruam todos nós. 

Ronan Lynch é um sonhador. Ele pode extrair tanto curiosidades quanto catástrofes de seus sonhos e colocá-las em sua realidade comprometida. 

Jordan Hennessy é uma ladra. Quanto mais ela se aproxima do objeto dos sonhos que procura, mais inextricavelmente se torna ligada a ele. 

Carmen Farooq-Lane é uma caçadora. Seu irmão era um sonhador… e um assassino. Ela viu o que os sonhos podem fazer com uma pessoa. E viu o dano que os sonhadores podem causar. 

Mas isso não é nada comparado à destruição que está para ser desencadeada… 

O chamado do falcão é uma história hipnotizante de sonhos e desejo, morte e destino. 

 

“Para escrever sobre magia, é melhor que você escreva como um anjo, na verdade como Maggie Stiefvater, que evoca uma América onde os sonhos se tornam realidade e as terríveis consequências aparecem de um jeito mais do que nítido.” – The Daily Mail 

“Esta nova série existe independentemente da anterior, o que é surpreendente para uma história com tantas camadas. É uma criatura totalmente diferente, que gira em torno das complexidades da família e das alegrias e pavores da criação. No entanto, mesmo tudo sendo novo, Ronan permanece o mesmo, uma estrela-guia que os leitores que já conhecem a história vão ficar felizes em rever e os que ainda não conhecem vão ficar alegres (ou nervosos) por descobrir.” – Booklist 

Stiefvater é mestre em criar mundos verossímeis, ainda que inacreditavelmente complexos, e ela faz isso mais uma vez nesta obra… O livro se torna difícil de largar conforme o leitor espera para descobrir o destino do mundo. Fãs dos outros livros de Stiefvater ficarão ansiosos para começar a ler esta nova série em que vão poder se maravilhar com o mundo complicado que ela criou.” – School Library Connection 

“Os personagens primorosamente criados e a prosa inventiva impulsionam o enredo, repleto de reviravoltas satisfatórias. Apesar do escopo amplo, a narrativa permanece focada, chegando a uma conclusão dramática… Excepcional.” – Kirkus Reviews




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!