15 setembro, 2022

# @Milly # Bertrand Brasil

Resenha :: A Terra Longa (A Terra Longa #1)



Hoje eu vim apresentar a vocês A Terra Longa, uma sci-fi um pouco diferente, um universo em que se descobre a existência de várias Terras, em dimensões diferentes, planetas Terra aos milhares, onde com apenas uma máquina simples, que pode ser feita em casa, cada pessoa tem a capacidade de Saltar da Terra Padrão para outra Terra em uma dimensão diferente. Louco, não? Recursos infinitos a disposição, apenas a um pulo de distância de você.



... um saltador que não é desconfiado é um saltador morto. 

 

Nosso protagonista humano é Joshua, um dia ele e outras crianças ficaram obcecadas por alguns instruções que foram jogadas na internet para a construção de uma caixa (que foram nomeadas saltadores), que não se sabia exatamente o que poderia fazer, mas a engenhoca as chamou atenção, e em um dia, que ficaria conhecido como o Dia do Salto, várias crianças desapareceram da chamada Terra Padrão, saltando para outras terras, esse início foi a grande descoberta das que futuramente seriam nomeadas de Terra Longa, pelas suas quantidades infinitas. Joshua acaba tendo uma certa conexão com essas Terras e Saltos, ajudando várias crianças a voltarem, e se adaptando como poucos a essa nova realidade. Mas esse foi apenas o começo, 10 anos após o Dia do Salto, com um Joshua já adulto, as Terras próximas já sendo exploradas pela humanidade, e outros acontecimentos nesse meio tempo, ele se encontra se aventurando em uma nova missão, uma que mostrará o que mais essas Terras têm a oferecer.

 

Na Terra Longa, a gente encontra qualquer coisa que seja capaz de imaginar. 



Resumir um pouco para vocês o que esse livro vai nos apresentar foi uma tarefa completamente difícil, a leitura foi bastante fácil, não entenda errado, mas é uma viagem tão maluca que se tornou quase tão complicado de explicar quanto o Guia dos Mochileiros da Galáxia, que inclusive me lembrou bastante na forma que vamos acompanhando e explorando essas viagens, que podem não ser pelas galáxias, mas dão uma sensação parecida pela sensação de descobertas, às vezes bizarras.  

  

Se Joshua não tivesse passado tanto tempo fora, teria ouvido falar de Lobsang. Ele fora a primeira máquina a convencer um tribunal de que era um ser humano. 

  

Coloquei Joshua como um protagonista humano, porque senti que, pelo menos em boa parte do início do livro, focou em contar pequenas histórias paralelas para nos explicar a Terra Longa, confesso que apesar da escrita boa e a leitura fluir muito bem, eu estava desesperada por interação humana com foco em Joshua, já que por mais longe que ele ia junto com Lobsang (que é um programa/máquina de refrigerante com o espírito humano?! Bizarro, eu disse), menos pessoas eles encontravam, mas devo acrescentar que Lobsang é um ótimo companheiro de viagem, apesar de um tanto robótico.



... lembre-se sempre de que não estamos viajando para o passado ou para o futuro. Você viajou ao longo da árvore de probabilidade, em um planeta no qual eventos catastróficos obliteram periodicamente a maior parte das espécies, deixando espaço para inovações evolutivas. Em cada Terra, os resultados são diferentes, às vezes por pouco, às vezes por muito... 

  

E, sinceramente, eu gosto muito de acompanhar um protagonista e seu desenvolvimento, e eu achei realmente que aqui demorou para chegar lá, estava me lembrando a série de livros Wild Cards, que também é um universo fascinante, mas que não existe um protagonista óbvio, pois o central da história é a construção desse novo mundo e sua nova realidade. Esse tempo inicial da leitura que durou quase sua metade foi um dos meus poucos pontos negativos, mais por questões de gosto sobre a proposta literária mesmo do que por achar ruim, afinal eu realmente tive fascínio por esse universo, em como as Terras de diferentes dimensões tiveram sua própria evolução.



Enfim, no final eu fiquei bem ansiosa e curiosa para o próximo livro, acho que engatou acontecimentos muito interessantes quando o foco voltou a Joshua e suas novas descobertas e acontecimentos. Tenho expectativa de que, agora que o leitor já conhece esse universo, vai ser uma leitura mais dinâmica ainda, indico muito a leitura.




Informações Técnicas do livro

A Terra Longa

Stephen Baxter e Terry Pratchett 

Tradução: Ronaldo Sérgio de Biase 

Ano: 2018 

Páginas: 350 

Editora: Bertrand Brasil 

Sinopse:

De dois dos titãs da ficção científica, o sonho de qualquer fã: o calor e a humanidade de Pratchett aliados à imaginação extraordinariamente fértil de Baxter. 

  

A oficial Monica Jansson vasculha o que restou da casa de um cientista recluso misteriosamente desaparecido. Enquanto abre caminho por entre os destroços, Jansson encontra um artefato curioso: uma caixa contendo uma fiação rudimentar, uma chave de três posições e… uma batata. 

É o protótipo de um Saltador, aparelho que permite viagens por entre infinitas Terras paralelas, um salto de cada vez. Mas, ao que parece, somente a Terra original conta com vida humana — as demais são incríveis variações de fauna e flora virgens, mundos sem fim com vastos recursos naturais. 

Anos depois, Joshua Valienté é um saltador natural, que não precisa do aparelho para transitar entre universos. Após viver boa parte da vida como um andarilho solitário por entre as múltiplas Terras às quais tem acesso, ele é recrutado pela influente Black Corporation para uma viagem de exploração. 

O objetivo: seguir até os confins desses múltiplos mundos, afastando-se cada vez mais da Terra Padrão, e descobrir os segredos e surpresas que a Terra Longa reserva.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!