11 janeiro, 2018

# @André Gama # Conto

Resenha :: Amigas


Oi Faroleiros, não tinha lido nenhum romance lésbico até o momento. Estou mais acostumado a ler romances gays por me identificar com os personagens e suas experiências. A pedido da Bete, li Amigas, escrito pela paulistana Diana Rocco

Me surpreendi pela empatia que senti por Brigite, uma menina tímida durante a faculdade, que se revela, vinte e seis anos depois, que sempre foi apaixonada por uma de suas melhores amigas.

Eu me sentia trancada dentro de mim, não sei se dá pra entender.

Amanda estava indo de carona com Brigite para a chácara de Cibele em Ibiúna, onde resolveram se reencontrar após tanto tempo separadas. Durante a faculdade, Amanda, Brigite e Cibele eram inseparáveis, mas as escolhas da vida fizeram com que cada uma seguisse o seu caminho. Amanda e Cibele são casadas e Brigite é a única com uma carreira. A morena deixou a timidez para trás e hoje é uma mulher decidida e independente. Quando o carro enguiça durante uma tempestade, Brigite se revela lésbica e a amiga fica transtornada.

É estranho pensar que uma pessoa que você julgava sua amiga íntima, não é a pessoa que você julgava ser.

A autora consegue discutir sobre sexualidade e envelhecimento de forma muito bacana. Não tem como o leitor não refletir também, independente da orientação sexual, afinal a sexualidade não define quem somos. Somos apenas seres humanos em busca de felicidade.

Diana Rocco insere músicas durante toda a história. As letras se encaixam perfeitamente no que os personagens estão sentindo. Temos Elis ReginaSinéad O’ConnorAdriana Calcanhoto, entre outros. Apenas quando ela insere Only You, tema romântico do filme A Jovem Rainha Victoria, é que se excede um pouco. Em outro momento, entretanto, Amanda está refletindo como as músicas de sua juventude soam para os filhos como as músicas de seus pais soavam para ela.

A autora usa algumas artimanhas para manter o par romântico, juntos em alguns momentos decisivos. Apesar de ser um pouco clichê e forçado, isso não me incomodou. Fiquei focado nas reflexões que existem durante toda a narrativa e tornam Amigas, uma história que merece ser conhecida.

Beijos,
André

Que notícias me dão dos amigos?
Que notícia me dão de você?
Sei que nada será como está,
Amanhã ou depois de amanhã...



Nota :: 



Informações Técnicas do livro

Amigas
Diana Rocco
Ano: 2017
Páginas: 111
Capa: Fotografia e Arte - Fabi Mendonça
Editora: Kindle Direct Publishing
Sinopse (Skoob):
Aurora, Brigite e Cibele se reencontram após vinte e seis anos. A autora parte desse mote para nos trazer um enredo de reflexões sutis sobre a meia-idade, as transformações do corpo e do desejo. Ao longo da história muitos se identificarão com as situações vividas pelas personagens, e esta é uma das características de Diana Rocco: trazer o prosaico da vida para as histórias que escreve, e nos mostrar como o banal pode ser cheio de surpresas e profundas transformações.
Um amor maduro, um conto de fadas moderno.

[+18 anos] Contém descrições eróticas


_____Sobre a Autora_____


Ðiana Řocco nasceu em São Paulo em 1965, pouco após o golpe militar de 1964. Cresceu durante a ditadura e aprendeu que o silêncio e a prudência podem salvar vidas. 
Em seu processo de desenvolvimento identificou-se progressivamente como bissexual, lésbica, andrógina até compreender-se como uma pessoa sem gênero definido. Sua vivência despertou o interesse em estudos de gênero e sexualidade humana, campos nos quais possui formação sólida. É autora de contos que abordam o amor entre mulheres e a transgressão de gêneros.

12 comentários:

  1. Oi André, a resenha ficou linda. Apesar de não ser meu tipo de leitura, gostei muito dos seus comentários. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, 1) pelos temas abordados no enredo e 2) por ser uma leitura nacional. Não conhecia a autora até o momento e depois da resenha irei pesquisar mais afundo sobre ela. Gostei bastante da indicação e adicionarei à minha lista de leitura.

    Obrigada pela resenha e por compartilhá-la!

    /Juliane

    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  3. Oieeee André!
    Resenha mara! Confesso que não gosto muito do gênero li apenas dois romances LGBT mas concordo com sua frase e para mim foi ela que arrebatou a resenha " Somos apenas seres humanos em busca de felicidade." Isso com certeza nos dá vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oie. Tudo bom? Eu gosto de livros com tema LGBT, mas as artimanhas me incomodaram. Como todo romance gosto das coisas acontecendo de forma natural entre o casal. Forçar me faz sentir um grande BLEH.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu simplesmente amei a temática desse livro. A sexualidade é tratada com naturalidade pela maioria das pessoas, mas conheço pessoas reais que demoraram 30 anos para conseguir se aceitar e contar para os melhores amigos de infância. Tenho certeza que muitos se identificarão com essa leitura.
    Bjs!
    www.gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem?? Gosto tanto quando os autores abordam temas tabus como sexualidade de forma bem construída leve e bacana, torna a leitura super divertida e construtiva.
    Adorei a postagem
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, André! Já li alguns livros com romance lésbico, mas este não era o foco da trama. Então fiz uma anotação mental de que preciso dar uma oportunidade à livros com essa temática, já que gosto de experimentar de tudo. Sobre a história, achei a premissa bem interessante, principalmente pelo fato de uma das personagens se chocar quando a outra se revela, o que não deveria ser assim, certo? Deveria ser algo natural, afinal, estamos falando apenas de uma opção sexual. Fiquei curiosa quanto ao desenrolar da história. Ótima resenha. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem ?

    Com toda certeza uma ótima dica de livro e amei conhecer e saber mais sobre o livro através do ponto de vista de um leitor, isso ajuda muito na hora de decidir .

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não é muito fácil escrever romance LGBT, porque demonstrar todo o sofrimento passado e coisas do tipo não é uma tarefa para qualquer um, mas me agrada saber que a autora conseguiu escrever muito bem seu livro.
    A história parece linda!

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Eu ainda não conhecia esse livro mas parece interessante, é sempre bom sair da zona do conforto e dar chances para outras estórias né? kk Amei a resenha.
    Bjod, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem!

    Eu estou com uma meta de ler um livro Lgbt e acho que vou ler esse pq eu tava meio perdida pq nunca li nada desse assunto. Mas ja anotei a indicação , gostei da resenha um beijão !!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!