29 outubro, 2018

# @Mile Dantas # Ficção

Resenha :: Em Nossa Próxima Vida (The Next Together)


Quantas vezes você pode perder a pessoa que mais ama?

Olá, faroleiros! Tudo bem com vocês? Fiz uma leitura recentemente e quero compartilhar com vocês um pouco dela. O livro é Em Nossa Próxima Vida, da Lauren James. Esse livro foi publicado no Brasil pela editora HarperCollins e marca a estreia da autora.

Um casal na Inglaterra em 1745, em 1854, em 2019 e 2039. Além do fato deles terem os mesmos nomes, o que mais poderiam ter em comum? Katherine e Matthew nascem, se apaixonam e morrem de maneira trágica, salvando o mundo de acontecimentos catastróficos. Em cada uma dessas vidas, eles têm que lidar com fatos peculiares que ameaçam o romance dos dois.

Em 1745, Katherine é uma jovem de família rica e Mathew um simples cocheiro. Nessa época a Inglaterra está em guerra com a Escócia. Quando os dois se conhecem, o comportamento de Matthew leva Katherine de 1745 a suspeitar que ele é um informante escocês infiltrado na sociedade inglesa.

O cocheiro desceu e contornou a carruagem para ajuda-la a sair. Deu um sorriso gentil enquanto Katherine segurou firme na mão que ele oferecera para ela se equilibrar. Sentiu que relaxava em resposta ao toque dele, e sua expressão se suavizou, embora não tenha conseguido sorrir. Não sorria de verdade fazia algumas semanas.

Em 1854, Katherine vivia sob o nome de Christopher Russel (isso mesmo ela se disfarçava de garoto!) enquanto Matthew é um jornalista prestes a ir à guerra, necessitando de um assistente para acompanha-lo nessa perigosa empreitada.

— Enfim. O homem colocou um anúncio no jornal. Está em busca de um assistente. Um jovem criado que saiba ler e escrever. Eu gostaria que você se candidatasse para tal posição para se certificar de que ele não se meta em nenhuma confusão ou que revele qualquer segredo militar para ser publicado em uma porcaria de jornal de circulação nacional.

Em 2019, já conhecemos os dois como um casal e funcionários do laboratório Central Science. Porém essa parte da história só é contada através de artigos de jornal, bilhetes entre o casal, e-mails e mensagens de celular.

K, Vou dar uma saída para comprar o almoço. Se você tocar nas minhas culturas de bactérias novamente, não vai comer mais nenhuma panqueca por pelo menos um mês e desta vez estou falando sério. Não teve graça na primeira vez e não está ficando nenhum pouco mais engraçado, apesar do que você possa pensar. Chega de esconder meus experimentos. Amo você, Matt

E, no tempo atual do livro, 2039, Kate e Matt são estudantes de Biologia e tem uma ligação parental com a Katherine e Matthew de 2019. Descobrem isso no instante que se veem, pois são idênticos ao casal de 2019 e começam a fuçar a trágica história deles.

Quando sua mão tocara na de Matthew mais cedo naquele dia, podia jurar que alguma coisa... Que acontecera alguma coisa. Piscou tentando se lembrar exatamente o que tinha acontecido. Sentira-se estranha, como se tivesse acabado de se lembrar do sonho da noite anterior do qual tinha se esquecido completamente.


Vamos por partes. O livro tem uma proposta muito interessante. A história é narrada por capítulos intercalados das vidas repetidas. Cada uma com sua peculiaridade. Menos a do ano de 2019 que é interligada, diretamente, com a história de 2039. Os personagens têm personalidades distintas, mas quem ganha destaque em todas as épocas é a Katherine. Ela é destemida, determinada e muito sagaz em qualquer dos cenários.

Conforme as histórias vão caminhando, a autora Lauren James utilizou recursos visuais como fotos, notas e matérias de jornais para que nós mergulhássemos na trama e nos conectássemos a Inglaterra de 1745 e 1854. E ainda pôde utilizar a internet e o celular para contar as histórias de 2019 e 2039.

Até então a leitura foi muito empolgante. Lemos as primeiras páginas ávidas por conhecer mais dos personagens e da época em que eles vivem. Porém, no decorrer da trama, o desenvolvimento se tornou lento e cansativo. Este fato pode ser porque a autora teve que desenvolver, simultaneamente, a história de todas as épocas já que elas são interligadas. Existem tramas envolvidas em todos os cenários e os personagens estão diretamente ligados a elas.

Há também um personagem oculto nas cenas, um observador. Ele acompanha Katherine e Matthew ao longo dos anos e tenta interferir no destino, caso perceba que algum problema coloca em risco o relacionamento dos dois (como realmente acontece e vocês verão). Isso para mim ficou vago no livro, a autora poderia ter explorado um pouco mais no final quem é o tal observador. Além de nos frustrar todas as vezes que esse observador solicita intervenção e ela é negada.

Possa ser que eu não tenha capitado a essência da história, que é aquilo que o autora quer transmitir com o livro. Mas eu terminei Em Nossa Próxima Vida com a sensação de que perdi alguma cena importante. Como se o livro não estivesse completo no final. Após o término da leitura, pesquisei na internet pela continuação e descobri que a Lauren escreveu The Last Beginning (ainda não lançado no Brasil). Esse livro contará a razão de tudo o que aconteceu com Matthey e Katherine.

Portanto, para elucidar todas as minhas dúvidas, aguardarei ansiosa pela continuação. No mais, como eu disse anteriormente, a proposta do livro é interessante e inovadora. Vale a pena a leitura, pois as experiências são diferentes para cada leitor. Espero ouvir de outros leitores suas impressões sobre a história. Até a próxima, pessoal!

Eu amo você. Em todas as vidas. Eu amo você. Eu amo muito você.


Nota ::  3,5 

Informações Técnicas do livro

Em Nossa Próxima Vida
Ano: 2016
Páginas: 288
Sinopse:
Katherine e Matthew não são um casal comum. Por trás do amor dos dois estão muitas e muitas vidas, repetidas século após século. A cada vez que renascem, a presença deles muda a história para melhor, e embora a paixão entre os dois seja sempre avassaladora, a tragédia também os segue, não importa a época.
Em linhas temporais que vão do século XVIII a um futuro próximo, não tão diferente do nosso presente, Katherine e Matthew sempre se veem sacrificando suas vidas para salvar o mundo. Mas por que eles continuam voltando? Em uma jornada contra o tempo e o destino, Katherine e Matthew precisam desvendar os mistérios que envolvem seu amor antes que seja tarde demais. O que mais eles devem fazer para conseguir viver e amar em paz?
Uma estreia inesquecível, poderosa e épica, Em nossa próxima vida é um romance único, que explora a atemporalidade do primeiro amor utilizando elementos como cartas, diários, recortes de jornal e artigos de internet. A trama, ao mesmo tempo apaixonante e misteriosa, vai cativar os mais diferentes leitores, desde os de romance até os de ficção científica e história.

7 comentários:

  1. só queria o 2 livro no brasil

    ResponderExcluir
  2. concordo com você,acabei o livro,e reli os últimos capítulos,parecia vago,como se eu tivesse pulado algumas páginas ou como se fosse um livro rasgado em pedaçpedaços

    ResponderExcluir
  3. Acabei de terminar o livro é corri pra internet procurar alguém que houvesse lido pra tentar me explicar o final, pois é muito vago, não tem uma explicação plausível, pensei que eu tivesse perdido alguma deixa sei-la

    ResponderExcluir
  4. Jurava que o problema tinha sido a minha leitura, por isso pesquisei para tentar entender e, depois de sua resenha, estou ainda mais ansiosa para ler esse segundo livro e compreender melhor a história. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de terminar e vim pesquisar na net também. Fora o livro final, tem outros livros curtos em que se passam no meio dos capítulo como se fossem histórias paralelas porém acho que só tem em inglês e em pdf infelizmente... Esse livro é demais meu Deus...

    ResponderExcluir
  6. O final foi bem incompleto, anunciando uma continuação. Acredito que Clove seja o sujeito que tenta interferir na história e que o próximo começa daí, que vai trabalhar como tudo começou e deixar em aberto a possibilidade de um reencontro numa próxima vida... Por enquanto só nos resta aguardar!

    ResponderExcluir
  7. Genteee,
    Que livro bom sério, fiquei vibrando a história inteira esperando por um beijo da Katherine e do Matthew (em todos os espaços-tempos). O final me deixou meio confusa e querendo mais.
    Livro incrível!!!!!! Chorei e fiquei arrepiada várias vezes
    Nota 10, quero parte 2

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!