23 abril, 2019

# @efinco # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Ao Meu Redor


Olá, leitor do Clube . Venho hoje falar com vocês sobre uma leitura maravilhosa que fiz. Ao Meu Redor da Elysanna Louzada. Quero começar, dizendo que é um livro que traz uma temática original e lindamente, narrada em primeira pessoa por Maria, uma moça órfã de mãe, que se vê tendo que viver ao lado da tia, e o que lhe deveria ser abrigo serve mais como penitência de um crime não cometido. Afinal, ela não entende o real motivo dos maus tratos que sofre da tia, e já muito nova trabalha com a tia na cozinha de uma fazenda para comer e vestir.


Sendo muito ingênua e numa vida que lhe parece penosa demais, vê em um comerciante, que faz negócios na fazenda, a sua chance de conseguir a liberdade. Sem saber que iria para uma prisão ainda mais dura que a vivida com a tia. A realidade que a tia havia previsto, mais como uma maldição, se cumpre e ela se vê refém de um sádico, que a molesta sexualmente e inflige castigos físicos cada vez que ela tenta conseguir a única coisa que sempre desejou, A liberdade.

Anos mais tarde, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. Amiga essa com a qual viveu os piores e mais longos dias de sua vida. Que compartilhou lágrimas e esperanças e que agora precisa mais do que nunca dela. Porém o preço parece ser alto demais, voltar para o local onde seu passado parece se esgueirar por cada esquina e pessoa. Que pode ou não saber quem ela foi tantos anos atrás.


Nesse momento do livro, já estamos completamente dentro da história, acompanhando com sentimentos diversos, porque a autora já deixou claro que tem uma forma muito delicada e honesta de tratar a questão dos abusos às quais as mulheres eram e ainda são submetidas, na escravidão sexual. Nas restrições por ser mulher, e sobre tudo as diversas formas de preconceito, seja por orientação sexual ou cor da pele.

Uma das coisas mais lindas são os diálogos entre Maria Antônia e Joseph que, apesar das dores e das tristezas que ambos carregam, é repleta de compreensão, carinho e apoio mútuo, deixando um alívio na trama muito bem-vindo. 

Mas, claro, que não poderia deixar de falar de Miguel. Ahh! Esse personagem com nome de anjo, que faz jus quando se faz guerreiro, seja em busca ou na defesa do amor. Que por ele é capaz de sofrer e lutar até que o amor que ele sente seja capaz de vencer as dificuldades.


O destaque fica por conta das partes históricas muito bem escritas e colocadas na trama que, para quem já passeou ou conheceu São Paulo, tem aquela sensação deliciosa de revisitar o lugar com um olhar diferente, em preto e branco, recolorido pela narrativa e pela memória. 

E Sophia que traz a história outro tipo de amor. O amor nascido na dor, na luta por um objetivo em comum, de uma história partilhada. E que cria laços tão profundos que nem mesmo a distância e o medo de reencontrar o passado são capazes de impedir o retorno de Maria Antônia.

Todos esses ingredientes compõe essa trama rica, cheia de emoção e drama na medida certa, para expor temas tão importantes e onde o debate se faz necessário. Que ganham, nesse romance, falas verdadeiras e acertadas sobre marcas físicas e emocionais, preconceito e os danos que causam na vida das pessoas. E também, sobre como se permitir viver e contar com os que nos são preciosos, fazem a vida ser ainda melhor de ser vivida.

Encerro por aqui para evitar estragar a sua experiência de leitura, mas leia sabendo que, para mim, Esperança é a palavra que sintetiza essa linda história.


Esse livro conta com uma publicação linda, uma capa primorosa que é super condizente com a história, páginas amarelas e nenhum erro de ortografia e diagramação. Um trabalho, realmente, muito bem feito pela editora Astral Cultural.


Nota ::  


Informações Técnicas do livro

Ao Meu Redor
Elysanna Louzada
Ano: 2019
Páginas: 224
Editora: Astral Cultural
Sinopse:
São Paulo, 1923. 
Depois de passar anos escondida na Europa, Maria Antônia regressa ao Brasil para atender ao pedido desesperado de sua melhor amiga, Sophia. A partir desse momento, a vida que ela criou em Paris começa a desmoronar. Ao chegar a São Paulo, ela começa a reviver seu passado e os piores momentos de sua vida, onde ela e Sophia foram mantidas em cativeiro por anos. As marcas e as cicatrizes do passado que ela esconde por trás dos vestidos e saias longas, estão mais vivas do que nunca. 
Dessa vez, porém, ela terá que encarar um contexto totalmente diferente: uma paixão inesperada e, ao mesmo tempo, o reencontro com o seu carrasco.


_____Sobre a Autora_____


Elysanna Louzada


Entreter e educar são os dois principais eixos condutores da carreira literária de Elysanna Louzada. Autora capixaba infanto-juvenil de obras adotadas em escolas e bibliotecas públicas e privadas, já esteve na lista dos 10 mais vendidos da revista Veja (categoria Ebooks) com os romances Uma lição de amor e Herdeiros do Trono, Drama e Fantasia, respectivamente, voltados ao público Jovem/Adulto.
Professora do Ensino Fundamental e Médio por 10 anos, formada em Letras-Inglês-Literatura, Elysanna Louzada iniciou sua carreira como escritora em 2011. Suas obras podem ser encontradas em diversas plataformas, como Amazon e Wattpad, e em lojas físicas.
Em julho de 2014 Elysanna Louzada foi homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a Comenda Rubem Braga. Busca parceiros em todo o país para promover o projeto social Biblioteca escolar.
Além da escrita, Elysanna Louzada dedica-se a realizar palestras gratuitas em escolas públicas e privadas para motivar crianças e adolescentes a lerem e escreverem. Seus livros e carreira já foram cobertos por diversos veículos de imprensa nacional. 

7 comentários:

  1. Isa do @leportraitdeisa

    Com certeza um assunto muito importante de ser tratado , o abuso sexual, não só fora do casamento, mas o mais preocupante dentro também.

    Parece ser um livro bem interessante e fico mais feliz ainda por ser nacional!!

    ResponderExcluir
  2. Nem imagino como esse drama possa terminar, tô aqui emocionada com tamanha crueldade que essa personagem sofre.
    Parece uma obra muito rica e muito necessária!
    Não conhecia e amei a dica!! Obg!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ooie.
    Sempre que leio romances do tipo, fico com uma reflexão sobre responsabilidade emocional. Acho maravilhoso quando vejo obras que, de certa forma, tratam de assuntos tão importantes como esse. Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, que capa é essa!? Tá linda demais.
    Segundo, eu adoro um drama e se for na medida certa como você falou,melhor ainda.
    Essa personagem deve ter sofrido bastante, dá até para imaginar o reencontro com o seu carrasco.Curiosa por essa história.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho muita vontade de ler os livros da autora, tenho dois, acredita? Mas me falta a bendita organização!
    Adorei sua resenha e a premissa do livro me deixou com muita vontade de lê-lo. Apesar de conhecer alguns livros da autora, não recordo desse, então já anotei na lista!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Que resenha emocionante! Esse livro com certeza vai para lista de autores nacionais que quero/preciso conhecer.
    Parece ser daquelas histórias que nos faz ver que valeu totalmente a pena nosso tempo! Quero!!!

    ResponderExcluir
  7. Eiii Elis,

    Uau parece ser aquele livro emocionante, que nos toca e nos faz refletir. Adorei a premissa e o tema delicado abordado na trama. Todos os dias, todas as horas tem uma mulher sofrendo abuso em nosso país e no mundo, é um tema que precisa ser discutido, uma situação triste que deveria mudar. Já quero conhecer esse livro.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!