10 julho, 2019

# @efinco # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Herdeiros do Trono


Oi, amigos, vim comentar sobre um livro que ganhei de presente da minha amiga Jaqueline, que é fã e insistiu que eu deveria conhecer a escrita da autora Elysanna Louzada. Apesar de eu já ter resenhado aqui outros livros dela (Eternamente Cecília e Ao Meu Redor) esse foi o primeiro livro que li da autora. 


Confesso que li o primeiro capítulo e um sentimento de estranheza me tocou, faltava uma peça no quebra-cabeça do livro que me deixou curiosa. Comecei uma pesquisa sobre o mesmo, com a leitura de resenhas. Todas elogiosas e estruturadas sobre os personagens e, contudo, a peça ainda não havia sido encontrada. Veio logo após a releitura do prólogo e apagou tudo que eu havia ouvido e lido sobre o livro.

E assim começo dizendo que a história nesse livro não é a de um “simples” livro de fantasia. Para mim a peça que faltava é que este livro é uma fantasia medieval distópica. A história se passa em uma sociedade totalitária debaixo de um governo sobre 12 reinos, que criaram novas leis e regras para manter coeso o governo após a queda do que antes reinava em paz e perfeição.


Algumas vezes, você tem que se arriscar, para saber se ao final da jornada você fez a escolha certa.

O enredo gira em torno dos irmãos gêmeos Pedro e Eloise Pontes e os também irmãos Tomás e Isabel Fernandes. Após a descoberta de um segredo que foi guardado e protegido, não apenas por seus pais, mas também por outras pessoas que um dia foram poderosas e influentes, muda tudo o que os quatro pensavam sobre si mesmos e sobre a própria visão de mundo; afinal a revelação traz luz sobre ao passado dos quatro amigos, suas origens e a amizade de suas famílias.

Os quatro, apesar de adolescentes, começam uma busca por respostas, com bastante maturidade, às perguntas que surgiram a respeito de si mesmos e também do povo de Petra. Em uma jornada de escolhas e fé, em uma narrativa fluida que nos leva nessa jornada junto com os protagonistas, cria a cada revelação uma nova expectativa do que virá e a torcida para que tudo dê certo.


... às vezes é impossível impedir que coisas ruins aconteçam conosco ou com aqueles que amamos. Mas o sofrimento marca, ele não mata. Pode ser cruel ouvir isso agora, mas devemos incorporar essas marcas e nos fortalecer com elas. Se você está viva hoje, é por que está mais forte do que ontem.

A promessa de uma aventura épica, onde princesas e cavaleiros lutam para salvar o Reino de Petra das mãos de um rei tirânico e de uma rainha — Elga Belmont — envolvida com as forças do mal, é cumprida de forma magistral, porque logo no início a história te envolve e você se afeiçoa aos personagens, escolhendo seu lado e, claro, criando aquela antipatia que te faz ler desesperadamente para que os antagonistas tenham sua cota de dor, sofrimento e derrota.


Um dos pontos que tornam essa leitura incrível é o próprio Reino Unido de Petra e os povos que habitam nessa terra, que vamos conhecendo à medida que a jornada avança com as descrições do ambiente, geografia e segredos, pontuados por locais como Cabeça de Búfalo e as Terras dos Anões, outrora citados nos treinamentos e que ao serem descritos de forma mais detalhada trazem uma surpresa muito agradável ao leitor que já conhece anões de outras aventuras. Junto a isso, a entrada de novos elementos a trama, como artes, magia, filosofia e a preparação para uma guerra cada vez mais próxima, deixa a trama em um limiar de expectativa e vários acontecimentos.

... quanto mais tememos uma coisa, mais ela se torna real. Quando nossas ações são guiadas pelo temor de um acontecimento, em vez de evitá-lo, acabamos por atraí-lo.

Claro que um segredo é escondido com a criação e manutenção de outros segredos, e cada descoberta nesse livro tira o fôlego e começa a preparar o leitor para o próximo livro da série. Muito ainda deve ser contado sobre a Ordem, a Arca e os Cavaleiros da Aliança. Cavaleiros esses que trazem um ingrediente a mais ao romance na história e que faz o coração não só da personagem como também de quem ler, ficar dividido sobre qual caminho tomar.  Pois, qualquer que seja a história com princesas e cavaleiros existe a torcida para um final feliz, mesmo que não seja para sempre, afinal tudo é eterno enquanto dura.


A capa, diagramação, letra e história são um convite irrecusável à leitura e a participar dessa história, que sabemos que apenas começa. As comparações que ouvi, até aqui se fizeram pobres, porque vi algo tão único em um meio de um universo conhecido, que só posso comparar o seu texto a ele mesmo. Fica assim meu convite, para que você venha conhecer essa história.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Herdeiros do Trono
Trilogia Herdeiros do Trono Vol. I
Ano: 2013
Páginas: 489
Editora: Amazon
Sinopse:
Pedro, Isabel e Eloise estão prestes a realizar seu grande sonho: participar do Torneio de Bravura e ingressarem na Academia de Cavaleiros. Enquanto os amigos se preparam as provas do torneio, Tommy, irmão de Isabel, participa de lutas clandestinas para conseguir o dinheiro necessário para custear as despesas dos três. Mas, um segredo do passado, pode mudar completamente o rumo desses jovens. 
Prepare-se para embarcar em uma aventura épica onde princesas e cavaleiros lutam para salvar o Reino de Petra das mãos de um rei tirânico e de uma rainha envolvida com as forças do mal.


_____Sobre a Autora_____


Elysanna Louzada


Entreter e educar são os dois principais eixos condutores da carreira literária de Elysanna Louzada. Autora capixaba infanto-juvenil de obras adotadas em escolas e bibliotecas públicas e privadas, já esteve na lista dos 10 mais vendidos da revista Veja (categoria Ebooks) com os romances Uma lição de amor e Herdeiros do Trono, Drama e Fantasia, respectivamente, voltados ao público Jovem/Adulto.
Professora do Ensino Fundamental e Médio por 10 anos, formada em Letras-Inglês-Literatura, Elysanna Louzada iniciou sua carreira como escritora em 2011. Suas obras podem ser encontradas em diversas plataformas, como Amazon e Wattpad, e em lojas físicas.
Em julho de 2014 Elysanna Louzada foi homenageada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo com a Comenda Rubem Braga. Busca parceiros em todo o país para promover o projeto social Biblioteca escolar. 
Além da escrita, Elysanna Louzada dedica-se a realizar palestras gratuitas em escolas públicas e privadas para motivar crianças e adolescentes a lerem e escreverem. Seus livros e carreira já foram cobertos por diversos veículos de imprensa nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!