Follow Us @soratemplates

07/03/2020

Resenha :: Gugu

*recebido em parceria com a Meus Ritmos Editora

Olá, leitor/leitora do Clube, tudo bem? O Clube do Farol sempre foi pautado por respeito e por ser um local virtual de acolhida e, principalmente, representação. E, hoje, trago para vocês um livro infantil, que encontrou uma forma sensível e muito criativa de falar sobre a temática de gêneros.


Afinal quem disse que existe um jeito certo de ser menina ou de ser menino? Porque afinal ser Gugu era bem legal.

Nessa história vamos conhecer a história de Ana, que está muito chateada por ter um apelido que não parece se encaixar nos padrões. Afinal, ganhou o apelido de Gugu por causa da forma que gosta de brincar. Com uma narrativa em terceira pessoa, e um ponto de vista voltado para as indagações de Ana/Gugu, o livro nos vai contando as dúvidas, descobertas e novos conceitos que vão sendo criados à medida que a história avança. Numa linguagem simples, doce e direta, totalmente adequada para crianças e adultos.


Ser Gugu não era coisa de menino, nem de menina. Ser Gugu era ser livre, era poder, ia além das regras bobas que impediam meninas e meninos de fazer o que gostavam.

Comparando as formas da escrita das palavras, as próprias formas enquanto pessoa, vem a tentativa de entender porque a viam daquela forma. Enquanto se questiona sobre seu apelido, Gugu reflete e nos faz refletir sobre as imposições sociais que tendem a encaixar pessoas em padrões pré-definidos. Um livro que traz a mensagem da tolerância, respeito e liberdade.


A edição segue o padrão das histórias infantis em tamanho e formato, com lindas ilustrações em preto e branco para serem coloridas após ou mesmo durante a leitura, com as cores surgindo de forma livre, como a criança ou adulto (por que não?), dando vida e cor a essa história.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Gugu
Ana Claudia Ribeiro Serrano
Ano: 2019
Páginas: 22
Sinopse:
Gugu está muito chateada por ter um apelido que não parece se encaixar nos padrões. Enquanto se questiona sobre seu apelido, Gugu reflete e nos faz refletir sobre as imposições sociais que tendem a encaixar pessoas em caixinhas definidas.
Gugu é um livrinho sobre a liberdade de ser, por isso feito em preto e branco para que as cores possam ser definidas pelas próprias crianças e claro, adultos.

Livro infantil para colorir com a temática de gêneros.



Para comprar:

Livro Físico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!