09 outubro, 2020

# @efinco # Autoajuda

Resenha :: Como Ajudar Seu Filho na Escolha da Profissão

*recebido em parceria com o Grupo Editorial Coerência

Olá, pessoa!! Esse é um livro que me interessei pela sinopse e amei a leitura ter correspondido as minhas expectativas. A escolha profissional continua sendo um grande desafio para os jovens, sobretudo considerando as transformações sociais e os avanços tecnológicos, que eliminam a necessidade de algumas profissões, na mesma medida em que outras rapidamente ganham relevância e prestígio. 

 

O livro é uma conversa do autor Eduardo João com o leitor. Onde ele antevê as principais dúvidas, perguntas e também erros cometidos e auxilia para que o processo aconteça de uma maneira mais simples, respondendo às perguntas e auxiliando em como não errar tanto ou até errar menos, porque não existe uma fórmula exata a ser aplicada. Mas a proposta do livro, com certeza, facilita muito para que ocorra de uma forma bem mais tranquila do que seria se fosse apenas intuitiva.



Com uma linguagem clara e acessível, o autor divide o livro em quatro etapas, que, dentro do objetivo de cada uma, servem como um guia prático e interativo, visando o êxito em auxiliar na busca pela resposta da pergunta: “Qual profissão eu vou escolher?”. O fato de o autor ser professor me fez pensar que deve ser ótimo ter um professor como ele que, além de ensinar, consegue ouvir e tentar entender seus alunos, não apenas como estudantes, mas também como pessoas, que em breve irão enfrentar o desafio de escolher uma carreira, que pode ou não ser aquela na qual irão trabalhar durante a vida. E, claro, mais legal ainda é ele usar desse conhecimento para auxiliar, pais que, como eu, vão em breve passar por esse momento.


De nada adianta desenvolver um processo de orientação com base em perguntas se você espera controlar as respostas.


Na primeira parte, o convite é a quem vai auxiliar ao jovem em questão, a buscar um olhar primeiro para si. Como está sendo atualmente o diálogo? Qual o grau de sinceridade que existe durante a conversação? E, vale lembrar, que não se trata de um livro de perguntas e sim de respostas. Afinal, não são apenas os jovens que precisam de auxílio, mas também seus responsáveis, que, muitas vezes, sentem-se inseguros e não sabem como agir frente aos desafios da modernidade.



"Vamos começar do começo"... Por onde começar a falar sobre o assunto propriamente dito. E aqui fica claro que o sábio conselho "conhece a ti mesmo" serve para ambas as partes: pais, mães, avôs, avós, tios, tias e outros responsáveis interessados em ajudar jovens em idade de fazer a escolha profissional e o próprio jovem, claro que não apenas para o processo de tomada de decisão na escolha da profissão, mas para várias áreas da vida, inclusive em família. 


No processo do autoconhecimento, devemos agir como investigadores, buscando solucionar um caso, atento aos detalhes, para, aos poucos, juntar os fatos e dar sentido ao todo.


De certo, me causou um sorriso, ou dois, o fato de termos exercícios propostos nesse livro. Mas, diferente daqueles que são feitos na escola, esses merecem sim serem um caminho que una as duas pontas, quem ajuda com quem é ajudado, a chegarem em uma visão clara e objetiva que virá a ser uma ferramenta muito útil e de aplicação imediata e que tornará, com certeza, a escolha da profissão um processo mais leve e positivo, contribuindo na formação de profissionais motivados, realizados e felizes. Que é meu desejo para os meus filhos.


A escolha da profissão tende ser acertada quando o jovem tem informação e, para sorte dele, há muita na internet. Basta procurar.


A terceira parte começa com um exemplo vivido pelo autor e que me remeteu ao dia da profissão na escola. Gostei de entender porque às vezes a escolha parece ser feita ao acaso ou por processo eliminatório. E que o caminho para evitar que isso ocorra, além de não precisar ser algo doloroso, pode sim ainda ser divertido, envolvendo visitas e passeios. Além de, claro, a boa e usual "pergunte ao Google" ou, acatando a sugestão do autor, ao "YouTube". Veja que o terceiro passo, após o autoconhecimento e o exercício desse, vem o conhecimento externo das informações do perfil do acadêmico, do profissional e do currículo de estudo.



Assim são os pais, mal resolvem um problema e já começam a pensar nos próximos desafios que seus filhos terão de enfrentar.


Preciso confessar que esse capítulo bônus me deu um sentimento de paz de espírito. E, sim, quando se é adulto ao se resolver um problema não é automático pensar no próximo. Afinal, estamos sempre com o pensamento a longo prazo, enquanto os jovens (em curtíssimo) a curto prazo. Eu mesma gostaria de ter tido essas dicas para realização de exames, mas confesso que recebi um apoio incrível depois que consegui dialogar sobre como foi. 


Quanto à sorte, estou certo de que não posso manipular seus desígnios e tentar domina-la. Em relação ao sofrimento, não posso alterar os momentos em que ele esteve comigo, mas posso minimizar seus efeitos na vida dos jovens que vão passar por desafios semelhantes.


Assim, veja que a importância do diálogo, em todas as etapas, é um ponto chave. E o tema mais delicado chega aqui ao primeiro plano. Desistir ou mesmo nem tentar um curso superior são possibilidades que gostei muito da forma como o autor abordou ambas, de maneira sensata, porém positiva. Terminei a leitura certa de que vou retornar a ela em vários momentos, porque decidi ler antes que tais questões sejam, de alguma forma, urgentes e entender o processo, para cimentar de forma tranquila o momento em que ele de fato irá ocorrer. Com certeza após a leitura me sinto mais preparada e com menos temor em relação ao momento decisivo. Boa leitura.



Sobre a edição: posso dizer que vem com uma encadernação excelente, ótima impressão em um papel amarelo e diagramação que facilita a leitura. A revisão está excelente e não observei erros de digitação ou ortografia. Os exercícios propostos vêm em texto e imagem facilitando tanto o entendimento quanto a realização dos mesmos. A capa e informações na contracapa e orelhas são excelentes e informativas.



Nota :: 



Informações Técnicas do livro

Como Ajudar Seu Filho na Escolha da Profissão

Eduardo João Moro

Ano: 2020

Páginas: 85

Editora: Plus+ Editora

Sinopse:

A escolha profissional continua sendo um grande desafio para os jovens, sobretudo considerando as transformações sociais e os avanços tecnológicos, que eliminam a necessidade de algumas profissões na mesma medida em que outras rapidamente ganham relevância e prestígio. Nesse contexto, não são apenas os jovens que precisam de auxílio, mas também seus responsáveis, que, muitas vezes, sentem-se inseguros e não sabem como agir frente aos desafios da modernidade. Como ajudar seu filho na escolha da profissão sintetiza esse aprendizado e, com base nos conhecimentos obtidos com a sociologia e com as formações na área da orientação profissional, apresenta um conjunto de ações que pode ser capitaneado por pais, mães, avôs, avós, tios, tias e outros responsáveis interessados em ajudar jovens em idade de fazer a escolha profissional. Visando alcançar todos os públicos, este conteúdo foi desenvolvido a partir de uma linguagem clara e acessível. Por meio de exemplos pessoais, exercícios práticos e sugestões de como proceder em momentos delicados, convidamos o leitor a tornar a escolha da profissão um processo mais leve e positivo, contribuindo na formação de profissionais motivados, realizados e felizes.



Para comprar:

 Livro Físico


Dinâmica, inovadora, eclética e arrojada, a Editora Coerência já chega ao mercado revelando seu diferencial: a divulgação dos autores nacionais, que têm tanta dificuldade em se fazerem notar.
Criada não apenas para viabilizar a publicação de autores (ainda) não renomados, a Coerência conta com toda uma equipe de revisores, diagramadores, ilustradores, capistas e assessores, que preparam a obra para que esta chegue com qualidade à casa de milhares de leitores em todo o Brasil.
Foi pensando em fazer com que sonhos tivessem vida que a editora-chefe, Lilian Vaccaro, formulou a Coerência, para que se tornasse não mais do mesmo, e sim um lugar onde o autor pode, acima de tudo, se realizar e ganhar experiência no mercado editorial.


Conheça mais sobre o Grupo Editorial Coerência
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter



Conheça mais sobre o selo Plus+ Editora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!