13 outubro, 2020

# @efinco # Cleu Nacif

Resenha :: Nos Olhos de Sara


Olá, pessoa, tudo bem? Quando surgiu o convite para participar da leitura conjunta desse livro, eu realmente fiquei empolgada com a sinopse. E agora eu venho compartilhar como foi a leitura.


A história começa nos apresentando Sara, uma jovem revisora, que trabalha em uma revista de culinária. Tendo uma vida estável, tinha um trabalho que não lhe agradava, mas que também não detestava, o que já era uma vitória e, nas horas vagas, passava o tempo com sua melhor amiga da época da escola. Até que um encontro muda para sempre sua vida.


A vida? Normalmente reclamaria algo com Bia sobre esta vida ingrata, mas naquele momento ela não estava em posição de reclamar de absolutamente nada, tampouco sentir-se injustiçada pela vida confortável que levava. (p. 23)


E, assim, vamos descobrindo que a rotina e uma vida dentro de uma zona de conforto não permitiam a Sara enxergar o que acontece a sua volta, de uma forma verdadeira. Um dia, voltando tarde para casa, ela avistou um vulto entre as sombras da rua, que não saberia dizer se era real ou fruto de sua imaginação.

 

Com uma trama, as voltas da vida que acontecem enquanto ninguém está olhando, o desafio é começar a, assim como Sara, perceber que estamos tão focados em nós mesmos e em nossa vida, que deixamos de notar que existem outras pessoas a margem da vida e da sociedade. Enquanto Sara vai narrando a história, vamos vendo que um encontro com a realidade pode mudar não apenas a vida de um andarilho faminto e sujo a ponto de ser da cor do asfalto.


— Empatia é uma palavra tão simples e desconhecida por tantas pessoas. (p. 122)


No começo eu não consegui me envolver de uma forma rápida, mas, à medida que a leitura prossegue, é impossível parar de ler e a cada virada a ansiedade pelos acontecimentos prende de uma maneira muito gostosa. Mesmo que em alguns momentos eu senti que a história parecia um tanto quanto corrida, por ter muitos pontos de virada. Contudo, os desfechos de cada personagem deu um final realmente especial para essa história.



Encontrei dificuldade de abordar tudo que trata essa história sem estragar as surpresas que aguardam quem vai ler, mas posso dizer que, olhando por outro ponto de vista, se trata quase de um conto de fadas moderno. Porque Sara tem uma atitude tão humana, que beira a irrealidade para nossos dias. No momento em que ela vai retribuir o favor que recebeu, o que desenrola é o ideal e não o real. O quadro que se pinta é aquele em que boas ações são como pedras jogadas no lago que originam as ondas criadas.


As pessoas pareciam ficar repudiadas por qualquer coisa que lhes lembrasse de que existiam outras pessoas e animais sofrendo e com fome enquanto elas iam para casa ao encontro de um farto jantar com suas famílias saudáveis e felizes. (p. 15)


A partir do momento que somos fisgados pela história é impossível não ir se envolvendo nas reviravoltas da trama e nos questionamentos levantados pela história. Em uma linguagem simples e direta, esse drama contemporâneo traz várias questões importantes, além da questão das pessoas em situação de rua e os animais abandonados à própria sorte que sofrem todo tipo de maus tratos.

 

À medida que a história vai se desenrolando, vamos conhecendo outros personagens além de Sara: seus vizinhos, ex-colegas de turma e, claro, as pessoas do trabalho. Mas o novo olhar mostra também outros personagens que fazem parte do cotidiano, mas de modo quase figurativo, como o dono da padaria. Cada um que vai ganhando destaque desperta um sentimento diferente em quem ler. Deixando um conjunto de emoções que tornam a história cativante e envolvente. E, sem dúvida, um final digno aos nossos anseios enquanto leitores e pessoas. Viva essa história, boa leitura e divirta-se!

 

Fiz a leitura na edição digital, não observei nenhum erro de digitação ou ortografia. Disponível para compra e leitura pelo Kindle Unlimited.



Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Nos olhos de Sara

Cleu Nacif

Ano: 2020

Páginas: 132

Editora: Independente

Sinopse:

É pelos olhos de Sara, uma jovem revisora de textos, que conhecemos a vida de um misterioso andarilho.

Acomodada em um emprego que não a desafia, Sara passa as noites se divertindo com sua melhor amiga. Em um desses encontros, elas se deparam com Digão, um antigo colega de escola.

Sara e Digão acabam tendo um breve relacionamento, o que desperta a obsessão adormecida do rapaz por ela, transformando assim os dias de Sara em uma constante preocupação.

Enquanto isso, um andarilho que caminha no meio da noite, em busca de um lugar para dormir, resgata um cachorro atropelado em seu caminho.

A ferida do animal e a ajuda do destino irão fazer com que Sara e esse andarilho precisem enfrentar seus próprios medos e preconceitos, para perceberem as feridas dentro de si e permitirem que novos encontros aconteçam.

 

 

 

#LeituraColetiva organizada pela @lcagcomunicacao

#cleunacif #nosolhosdesara #LCAgencia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!