19 outubro, 2020

# @efinco # Antologia

Resenha :: Deu a Louca no Sítio (Antologia)

*recebido em parceria com a Meus Ritmos Editora

Olá, pessoa. Você já pegou para ler algum livro que imediatamente te remeteu a sua infância? Aquelas memórias doces de um tempo em que a maior preocupação era acordar cedo para ir à escola? Pois é, essa antologia conseguiu fazer isso comigo, só me conhecendo um pouco para entender. O primeiro livro que li na escola foi: Pedrinho e o Saci, de Monteiro Lobato. A curiosidade sobre o autor era grande por eu estudar em um colégio homônimo ao autor.

Assim, ao receber o livro Deu a Louca no Sítio, já despertou em mim várias emoções antes de abrir a primeira página. Essa antologia é uma obra literária que reúne 9 contos de autores nacionais que tiveram, de alguma forma, suas vidas influenciadas por Monteiro Lobato e foi organizada por Gusttavo Majory. Nessa homenagem a obra de Lobato, assim como eu ao ler, você vai conhecer os personagens que encantaram diversas gerações, de uma forma contemporânea para os pequenos leitores e, porque não, grandes leitores nos dias atuais.



Com um convite irresistível, Pedrinho, o aventureiro; Narizinho, a menina do nariz arrebitado; Emília, a boneca de pano mais tagarela do mundo; e os outros personagens do clássico de Monteiro Lobato estarão em novas e inéditas histórias.



Noite de Terror

(Radcliff Grimm)

 

Em uma noite sem luz, por causa de uma tempestade, o Visconde de Sabugosa se depara com vários mistérios, como um bebê que não para de chorar e olhos grandes e vermelhos que parecem surgir e desaparecer em um piscar de olhos. Além do porquê de apenas ele parece ter acordado com o choro.

 

Além do convite para desvendar esses mistérios, ainda é acompanhado de um divertido jogo dos sete erros.



Nova Reforma da Natureza

(Poliana Barboza)

Em uma visão bastante avançada a seu tempo, Emília discute planos com o Visconde para uma nova reforma da natureza, que, além das ideias mirabolantes dessa tagarela boneca de pano, tem um fundo de conscientização ecológica muito pertinente a nossos tempos e, claro, que só poderia render uma bela aventura, com direito a viagem no tempo e toda a turma do Sítio envolvida.

 

Fica aqui o chamado para você se aventurar nessa reforma sugerindo soluções e, claro, se divertindo muito nessa aventura.



O Sumiço de Narizinho

(Elisangela Medeiros)

 

Como seria o Sítio em tempos de internet? As brincadeiras nos pés de jabuticabas e no reino das Águas Claras perderiam espaço para o mundo virtual? Mas a novidade pode esconder outros perigos muito mais graves do que apenas esse.

 

Assim, o problema das crianças e o mundo virtual é abordado de uma forma lúdica e informativa, que velhos conselhos também se aplicam aos novos tempos.



As Confusões da Eterna Emília

(Maria de Fátima)

 

O tempo passou para os moradores do Sítio. E agora adultos, novos tempos regem aquele local de tantas histórias e lembranças. Mas nada que impeça de novas histórias serem vividas e darem continuação a magia do lugar.



A Cuca Virou Blogueira

(Maria das Graças Rocha)

 

Quando o Saci ganha destaque, a Emília e a Cuca não gostam nada de perderem espaço como centro das atenções para ele. Então cada uma pensa, a seu modo, como reconquistar o espaço. Para não ficar atrás do primo, Cuca decide ser famosa na blogesfera, contando com a ajuda da Emília para conseguir seus intentos.

 

Claro que qualquer associação com a Cuca não vai ter um bom resultado e pode sobrar até mesmo para um simpático papagaio.



A Festa da Emília

(Maria das Graças Rocha)

 

Parece mesmo que o bichinho do estrelato está com tudo no Sítio. E Emília, que nunca admite ficar para trás, providencia uma mega festa para promovê-la ao sucesso, visto ser a Marquesa de Rabicó. 

 

E, assim, todos os personagens do folclore brasileiro foram convocados para aquela celebração. Que pode ter dado origem a uma data muito especial de nosso calendário cultural. Porque nada que acontece no sítio deixa de ser grandioso, não é mesmo?



O Retorno de Narizinho

(José Neto)

Algumas decisões são inevitáveis, tanto as que nos fazem partir, quanto aquelas que nos fazem voltar. E a volta de Narizinho traz, além de uma nova criança ao Sítio, o sabor de rever um lugar amado e aprender a aceitar o resultado de antigas escolhas. Vem descobrir quem é essa criança e os motivos que levaram Narizinho a tomar as decisões que mudaram a sua vida e a de todo o Sítio.

 

Além de descobrir tudo sobre essa volta, você ainda pode se divertir pintando a sempre querida boneca Emília.



Capturando um Saci

(Gusttavo Majory)

A visita de um afilhado de Dona Benta movimenta o Sítio. O menino vindo do Amazonas logo se adapta às crianças do Sítio e o que antes era curiosidade, ganha ares de amizade verdadeira e que será recheada de lembranças e aventuras dessa visita. Tio Barnabé é convidado a contar as histórias de outros tempos e logo a conversa gira em torno das histórias de quando Barnabé ainda era menino e vivia suas próprias diversões por aquelas matas.

 

Vem ouvir essa história e, assim como as crianças do Sítio, descobrir que a contação de histórias é outra maneira de viver grandes e deliciosas emoções sem precisar sair do lugar. E, claro, caso ainda não saiba, descobrir como se captura um Saci.



Remodelando ao Contrário

(Claudio D'Amorim)

 

Uma ameaça ambiental recai sobre o Sítio e todos são convocados à uma reunião para discutir a situação. Claro que os tempos são outros, mas as coisas no Pica-Pau Amarelo sempre aconteceram de uma jeito próprio e cheio de magia.




Espero que tenha gostado de saber um pouco de cada história. A experiência de cada conto é diferente para cada pessoa e, posso garantir, que lendo com ou para crianças é ainda mais divertida. Como são contos, as histórias prendem a atenção e dão o toque de magia correto para ser uma excelente diversão para pais e filhos.


A edição tem uma proposta divertida e interativa, com um convite de interação além da leitura dos contos. Contém uma breve biografia do autor Monteiro Lobato e, claro, um incentivo à pesquisa de mais informações e detalhes. Com folhas decoradas e outras para escrita e anotações, a edição fica ainda mais divertida.




Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Deu a Louca no Sítio

Antologia

Organizador: Gusttavo Majory

Ano: 2020

Páginas: 90

Editora: Meus Ritmos Editora

Sinopse:

O Sítio do Picapau Amarelo, vivia em plena paz desde a última aventura de Emília e companhia e, acredite ou não, isso já fazia tempo, haviam até esquecido daquela sensação.

Até que certo dia, tudo virou de pernas pro ar e fez com que Dona Benta, tia Nastácia e tio Barnabé, voltassem a se preocupar com os perigos que as crianças insistiam em correr.

Pedrinho, o aventureiro; Narizinho, a menina do nariz arrebitado; Emília, a boneca de pano mais tagarela do mundo, e os outros personagens do clássico de Monteiro Lobato te convidam a acompanhá-los em histórias inéditas e conhecer novos personagens.


Sobre o Livro:


Deu a louca no Sítio é uma obra literária que reúne nove contos de autores nacionais que tiveram, de alguma forma, suas vidas influenciadas por Monteiro Lobato.

Em 2019, após a entrada em domínio público de todo universo lobatiano, a Meus Ritmos Editora e Produções Artísticas, em parceria com o autor Gusttavo Majory, viu a oportunidade de apresentar os personagens que encantou diversas gerações de uma forma contemporânea para os pequenos leitores da atualidade.

Este livro é um trabalho totalmente ficcional e destina-se a homenagear o escritor brasileiro Monteiro Lobato. De igual modo, é válido mencionar que de forma alguma esse livro substitui as obras originais do autor e tampouco tem o objetivo de plagiar as mesmas.




Para comprar:

 Livro Físico


A Meus Ritmos é nova no mercado editorial, mas é séria e preocupada não em publicar best sellers, mas sim em lançar livros com qualidade, dando oportunidade para novos autores publicarem suas obras.



Conheça mais sobre a Meus Ritmos Editora
em seu site e redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!