Pode conter spoiler dos livros anteriores. Confira as resenhas dos primeiros livros da série!
“Eu conhecia um garoto. O nome dele era Alex Sawyer.”
Hoje vim falar a vocês do último livro da série “Fuga de Furnace” de Alexander Gordon Smith, é sempre difícil se despedir de uma série que você amou ao mesmo tempo que é muito bom finalizar, ainda mais quando ela atende suas expectativas do início ao fim.
“Nós éramos os mocinhos; o diretor e suas aberrações, os vilões. Mas ali eu não fazia ideia do que estava acontecendo. Soldados, cientistas... Eles deviam ficar do nosso lado.”
Em "Execução" Alex se vê mais uma vez encurralado e não somente por Furnace mas por quem ele achou que poderia o proteger, ao invés disso ele se encontra novamente como cobaia de pessoas que só pensam em poder. Além de ele está lutando consigo mesmo por conta de sua transformação. Eu particularmente encontrei aqui gente para odiar mais do que odiava o Diretor, eu não acharia que fosse possível, mas o fato de ser pessoas não transformadas, apenas humanos comuns sendo egoístas e ambiciosos despertou mais a minha raiva, enquanto meu coração amoleceu em relação aos Vikings, ratos e ternos-pretos, olha que essa série e capaz de me fazer.(risos)
“Alex, a gente precisa dar uma olhada dentro de você — ela murmurou.” (...) “— Preciso que entenda que você nos ajudou a ganhar esta guerra. Preciso que entenda que não morreu em vão.”
Gostei muito da humanização das “espécimes” de Furnace nesse livro, a conexão dessas feras com Alex trouxe isso de uma forma bem inteligente, nos lembrando que todos eram jovens antes de serem transformados.
“Não encostem nele, falei, mostrando-lhes o rosto de Zê. Não se atrevam a encostar nele.”
O que falar da amizade de Alzê? Alex e Zê são uma das melhores amizades literárias que eu poderia ter sido apresentada, eu amo como eles fazem tudo um pelo outro, o trio com Simon também é muito bem desenvolvido, mas sinto falta do trio deles com Donovan, nunca vou superar que ele não chegou até aqui, ele era tudo. Uma que se juntou a eles três desde o livro anterior foi Lucy, que eu não gostei antes e continuo não gostando, ela é simplesmente uma bússola moral mal desenvolvida que segue e crítica Alex, sério não sei por qual motivo o autor a adicionou, se foi apenas para ter uma personagem feminina na série ele não fez isso de forma adequada, mas por ela não atrapalhar muito, isso não interferiu na minha nota final.
“E se matá-lo significasse curar todos os outros garotos do mundo? Será que eu realmente sacrificaria o futuro da humanidade só para salvar um único garoto — um garoto que eu nem conhecia havia tanto tempo assim no fim das contas? Será que eu trocaria bilhões de vidas por uma? A resposta era tão inevitável quanto ilógica: sim, claro que eu trocaria.”
Eu não sei se gostei 100% da explicação para tudo isso, a questão do “Desconhecido” é meio perturbadora, mas até esse momento as respostas eram mais científicas, mesmo com pitadas fantásticas, mas conforme o desenrolar da trama as coisas se tornaram mais fantásticas com pitadas científicas, mas teve um desenvolvimento bem feito o bastante pra não ser tão questionado, no geral adorei a conclusão. Espero ler mais obras do autor e já indico muito Fuga de Furnace, preparem o coração.
“— Sei exatamente quando foi que minha vida virou um inferno.”
Informações Técnicas do livro
Execução
Fuga de Furnace #5Alexander Gordon Smith
Tradução: Pedro Sette-Câmara
Ano: 2017
Páginas: 352
Editora: Benvirá
Sinopse: Depois
de finalmente escapar de Furnace e matar o diretor Cross, Alex parte
para sua maior missão: encontrar e destruir Alfredo Furnace. E o garoto
não descansará enquanto não cumpri-la. Porém, após quase ser aniquilado
na Torre de Furnace, Alex é levado a um hospital militar, e, no lugar
onde deveria ser curado, um novo pesadelo tem início. Sob as ordens da
coronel Panettierre, um grupo de cientistas usa Alex para tentar
descobrir a verdade por trás do néctar. E não é apenas a vida de Alex
que corre perigo nas mãos dessa mulher obcecada pelo poder: Zê também
está prestes a virar um experimento.
Panettierre
quer descobrir por que o garoto é imune aos poderosos efeitos do
néctar, usando a desculpa de que ele pode ser a cura para todos os
outros garotos transformados. Para fugir das garras de Panettierre e
encontrar Alfredo Furnace, que continua a se comunicar com ele através
de seus pensamentos, Alex contará com a ajuda de seus inseparáveis
amigos e de seres que foram seus maiores inimigos dentro da
Penitenciária de Furnace: ternos-pretos e vikings. Mas qual o segredo
por trás dessa nova aliança? Por que o estão ajudando em vez de matá-lo?
Por que Alfredo Furnace quer que Alex continue vivo e o encontre cara a
cara?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!