20 outubro, 2023

# @Milly # Anna Andrade

Resenha :: Opositores (Trilogia Elegidos #2)



"No capítulo anterior da minha resenha do primeiro livro da Trilogia Elegidos" (leiam com voz de narrador), eu desejei uma visão mais ampla desse universo na continuação, e de fato não posso negar que isso foi entregue para mim, ao mesmo tempo que esse momento foi muito recompensador, senti que faltou algumas coisas também, mas calmem, darei meus motivos!


A verdade é manipulável, tudo depende de que a diz e de quem tem interesse em distribuí-la.


Se em Elegidos ficamos com a visão limitada da Ilha dos Elegidos, em Opositores conseguimos visualizar esse mundo mais amplo, através de pontos de vistas de vários personagens, dos elegidos que continuam na ilha, dos que estão no Leste e dos opositores incialmente na área 71, por meio do ponto de vista de Bruna, a amiga de Frederico que ganha um papel importante nesse livro depois que sua área se tornou uma ditadura.


Qualquer ditadura precisa de um motivo para continuar no poder, um inimigo em comum para o governo e para o povo sempre funciona.


Enxerguei pontos positivos nessa distribuição de pontos de vista a partir da inclusão da Bruna com os opositores, olhar por um outro lado de uma história na visão de alguém que não nasceu com habilidades extraordinárias, se juntando a outras pessoas comuns que também desejam lutar por um futuro melhor, e a confirmação que hoje onde se encontra a Área 71 é o local que um dia foi o Brasil, isso foi muito interessante no desenvolvimento desse universo, saber que várias áreas agora identificadas por seus números, eram países com história e culturas diferentes, mas que foram completamente apagadas em nome de personalidade padronizada e neutralizada.


Vim em uma hora em que muitos de seus vizinhos estão trabalhando, ocupados com o aumento da inflação pela vigésima vez no ano sem se tocarem do quanto isso é afetado pela política.


Pegar o ponto de vista de outros personagens que estão no Leste Sombrio foi interessante pela visão da Maiken que se mostrou interessante. Um dos pontos negativos foi o ponto de vista dos elegidos da ilha, e nem é tanto por não gostar de Eva e Harry (também), mas o tempo de reação foi cansativo, parecia que enquanto eles estavam no livro anterior, os outros seguiram em frente, tive problemas de conexão com os personagens.


Frederico, por ser tecnicamente o protagonista, eu tive muitas expectativas para ele, mas a persona exageradamente boazinha e de certa forma inocente dele me incomodou em vários pontos, principalmente por vários grupos diferentes verem um potencial nele que a personalidade dele não acompanhava, falando dele, mas também de alguns outros personagens que tiveram o mesmo mal, foi a facilidade de confiança no meio de um clima político instável.


— Seria muito pretencioso da minha parte dizer como e onde o problema começou, mas talvez tenha sido no momento em que nos tornamos preguiçosos para a política.


No geral foi uma boa leitura, um pouco mais lenta do que eu esperava em seu segundo livro, criou-se uma barriga no meio, uma demora para certos acontecimentos, mas fui recompensada mais para o final com a colisão dos lados que nos foi apresentada aqui, me deu expectativa para o último livro, mas ao mesmo tempo medo de que, como os anteriores, deixe as partes mais emocionantes apenas para o final e com um desenvolvimento rápido. Eu não sei o que vem por aí, mas preciso que seu Frederico reaja! (risos). Boa leitura!




Informações Técnicas do livro

Opositores

Trilogia Elegidos #2

Anna Andrade

Ano: 2022

Páginas: 465

Edição: e-book Kindle

Sinopse:

O Em Opositores, a Área 71 sofre com um golpe do presidente, a censura assombra o lugar enquanto esmaga quem está contra a ditadura. Bruna, filha de uma ativista da Oposição, testa sua própria resistência e tenta ser tão corajosa quanto a mãe.

Já, no Leste, os Elegidos são colocados sob a vigia de Alacan, mas contam com um tratamento diferente do que imaginavam. Suas opiniões são debatidas em busca da verdade e se chocam com os conflitos que remetem ao passado de alguns deles.

Na base, Harry se vê diante dos colegas como um traidor e precisa decidir se continuará a obedecer Edgar ou se arriscará tudo para ter sua redenção. Seus valores serão pressionados, assim como sua origem.

O segundo livro da série é uma distopia que flerta com romance e fantasia em uma mistura diferente que os leitores de Anna Andrade conhecem bem.


Recomendado para maiores de 16 anos. Gatilhos: cenas sensuais, distúrbios alimentares e violência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!