08 junho, 2024

# @efinco # Editora Gutenberg

Resenha :: Caraval (Trilogia Caraval #1)



Olá, leitores, passando para compartilhar a minha experiência de ler Caraval. Sinceramente, não esperava ter a experiência incrível que tive com essa história. Primeiro porque o começo te leva a uma pequena ilha, onde Scarlett e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna, e de onde nunca saíram. Então somos apresentados a esse outro mundo onde ilhas e continentes têm governos locais e terrenos ainda não conquistados. E vamos sabendo aos poucos mais sobre as histórias de ambas as irmãs e porque o pai as trata de maneira tão fria e cruel.


Porém é da infância que vem as doces memórias de Scarlett, que desde então sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. 


Os portões principais serão fechados à meia-noite (...). Quem chegar depois não poderá participar dos jogos nem ganhar o prêmio deste ano, que consiste em ter um desejo realizado.


Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-lo está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.


O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada. Porém, tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo.


Independentemente do que tenham ouvido falar a respeito do Caraval, as histórias não se comparam à realidade. É mais do que um simples jogo ou uma apresentação. É o mais perto que se pode chegar de encontrar magia neste mundo.


E assim vamos conhecer a verdadeira Scar, como ela se vê e como lida quando é levada a se superar, lutar contra seus medos e o desespero de não saber onde a irmã está, se conseguirá encontrar e se, de fato, será capaz de voltar a tempo para seu casamento e evitar o peso da ira do pai contra elas.


Como a narrativa é feita por Scarlett, vamos conhecendo sua maneira de ver as emoções em cores e cheiros, como ela vai crescendo ao longo dos jogos, que mesmo parecendo algo de duração curta, te faz pensar que um dia em Caraval tem uma medida de tempo muito distante das 24 horas que regem nossos relógios. Afinal o tempo lá gira ao contrário e é dele que se extrai a magia.


Se você quer ganhar, precisa ser um pouco mais impiedosa. Ser legal não tem nada a ver com o Caraval.


E sem perceber me vi lendo sem parar essa história, porém sem pressa, sem peso, só aquela necessidade por respostas e cada vez mais perguntas, porque as respostas que vinham só mostravam que eu tinha errado em minhas suposições ou feito as perguntas erradas. De uma maneira maravilhosa, fui participando do jogo, torcendo por Scarlett e, de certo modo, sofrendo com suas escolhas, porque a renúncia em Caraval nunca é a um preço baixo, o custo da renúncia é sempre muito alto. Eu li algumas críticas à escrita da autora, mas acho que para fantasia não cabem, fantasia é para você mergulhar em outro universo, tentar sair da sua zona de conforto e imaginar, tentar sentir diferente da sua realidade.


O maior erro que notei foi tentar encontrar nesse livro, nessa história, a continuação para outra, para outro tipo de lugar. Aqui não é um circo, é um centro de diversões que é muito comum nos Estados Unidos, por exemplo. Não é porque o Mestre Lenda usa cartola que ele é um mágico de circo, ele é Mestre da Magia, o que é bem diferente, e mostrado nesse livro.


A edição em que li veio em um box com as três histórias, então já estou ansiosa para a continuação. Sobre a edição, posso dizer que é linda; a diagramação, folha de guarda, tradução e tamanho de fonte e texto estão lindos; a divisória é incrível e tem tudo a ver com a história. Um trabalho realmente muito bonito que está em folhas amareladas. Boa leitura, divirta-se!




Informações Técnicas do livro

Caraval

Trilogia Caraval #1

Stephanie Garber

Título Original: The Plot

Tradução: Lavínia Fávero

Ano: 2022

Páginas: 352

Editora: Gutenberg

Sinopse:

Os anos de espera acabaram: a jovem Scarlett Dragna finalmente recebeu o tão esperado convite para participar do Caraval, um evento lendário que ocorre uma vez por ano e que conta com a participação do público.

Acontece que ela e sua adorada irmã mais nova, Donatella, vivem sob a tutela de um pai tão poderoso quanto cruel, que nunca permitiu que as duas saíssem da pequena ilha onde moram. E, como se não bastasse, o pai prometeu a mão de Scarlett para um conde. O casamento arranjado faz com que ela perca as esperanças de participar do Caraval.

Ao perceber a frustração da irmã, Tella se alia a um misterioso marinheiro para levar Scarlett ao local do jogo. Mas, assim que elas chegam, a caçula é sequestrada pelo organizador do evento. Ao que tudo indica, o jogo desse ano irá girar em torno da irmã de Scarlett: vence quem encontrar Tella primeiro.

Há quem diga que os acontecimentos do Caraval não passam de uma grande performance, mas nada impede Scarlett de vivenciar amor, desgosto e magia ao lado dos outros jogadores. Se tudo é verdade ou mentira, não importa: ela tem apenas cinco noites para decifrar as pistas que a levarão até a irmã. Caso contrário, Tella desaparecerá para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!