17 agosto, 2024

# @efinco # Editora Hope

Resenha :: Sobre Viver

 



Eu amei a capa desse livro e o convite a reflexão desde o título, afinal qual a diferença entre viver, existir e sobreviver?! Sobre viver é uma leitura que, antes de abrir o livro, já faz um convite e eu mais que disposta aceitei, então agora falo como foi a experiência.


Como comecei falando da capa, ela me fez pensar no outono, mas ao abrir as primeiras páginas me vi diante o clima que tempera nossa vida a sua própria vontade e que nos faz mudar desde a roupa que iremos vestir e até repensar algumas atividades do nosso dia. E assim, Brisa abre o livro trazendo a leveza do começo, e cada texto tem em suas palavras, imagens e diagramação o senso de sentido, movimento e também das sensações que esse soprar de vento mais leve traz consigo, que pode tanto refrescar no calor, quando aumentar o frio no inverno.


Dúvidas existem constantemente.

Instigam nossa curiosidade,

Ou nos limitam lentamente.


Garoa sempre vai me remeter a São Paulo, não apenas pela frase, mas por ser um clima realmente presente na capital do estado. Mas durante a leitura, pensei sobre o fato de parecer ser uma chuva quase inocente, mas no entanto quem já caminhou sob ela, sabe o quanto ela molha e pode realmente deixar alguém completamente encharcado. Alguns sentimentos são assim, e o tema da amizade foi muito bem trabalhado dentro desse "guarda-chuva".


"Segure minha mão, empreste seu ombro e tente me fazer sorrir sem que eu peça. Ganharás minha gratidão e conquistarás um amigo de verdade." (promessa de dedinho)


Por não ser uma escrita em prosa, pede a leitura que acontece entre intervalos, momentos que são para parar durante o dia e ter um momento seu, com um chá, por exemplo, e minutos preciosos em que o você lê e o livro "fala com você".


Não tem como não pensar no "quem está na chuva é para se molhar", então, ninguém melhor do que alguém apaixonado ou amando a estar disposto e a viver intensamente o momento, sem medo de um possível resfriado. Relacionamentos afetivos são sempre esse salto no escuro, lidar com o sentimento que pode ser previsto ou inesperado, mas que não deixa quem está sentindo indiferente.


O que é verdadeiro não tem lógica, sentido ou explicação. Só é verdadeiro...


Viver é entender que não existem apenas bons dias, sentimentos, e que não existe vitória sem luta, vida sem dor. Porém, também é descobrir que não é para sempre, que os dias ruins não duram e que uma hora tudo vai passar. Mesmo que não seja como queremos ou esperamos, a roda da vida sempre continua ensinando que dentro do silêncio está o grito e nada é mais enlouquecedor que o vazio.


É só uma lágrima, mas a intensidade dos sentimentos que carrega a transforma num OCEANO…


E que apenas a escuridão da tempestade pode revelar a beleza das cores, da vida. O arco-íris, afinal, se valoriza ainda mais quando se sabe o valor do que se tem, daquilo que se anseia e que nada dura para sempre, nem mesmo a chuva ou a tempestade.


E, assim, vamos ver a vida como ela é, linda mesmo imperfeita. Eu amei como a edição dialoga com o texto, que junto as ilustrações criam uma experiência de leitura fluída, com as temáticas em divisões lindas e começadas por citações musicais, edição muito trabalhada. Leia e divirta-se!




Informações Técnicas do livro

Sobre Viver

Fernanda Polvani Festi

Ano: 2021

Páginas: 154

Editora: Hope

Sinopse:

Somos seres únicos. Fato!

Porém, as experiências que vivenciamos não são tão singulares assim. Cada qual com suas percepções e intensidades está constantemente iniciando, vivendo ou encerrando um ciclo.

Nessa coletânea de frases e poemas, o leitor é convidado a refletir de forma poética sobre sonhos, amizades, paixões, perdas, amor próprio e resiliência. Assim, a leitura, seja total ou por partes isoladas, será um alento aos que pensam estar sozinhos com seus problemas. Prepare-se para uma jornada de autoconhecimento, cumplicidade e também de nostalgia.

Afinal, muitos sentimentos o aguardam nas entrelinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!