Follow Us @soratemplates

23/01/2018

Resenha :: O Chamado do Cuco (Cormoran Strike #1)


Robert Galbraith é o pseudônimo de ninguém menos que J.K. Rowling, a célebre autora de uma das séries mais vendidas do mundo: Harry Potter. Porém, está é uma empreitada inteiramente nova, que nada tem a ver com o universo fantasioso de outrora, neste livro seremos envolvidos em um crime, e não um crime qualquer, é a morte de uma supermodelo.

Em uma noite inverno, uma notícia deixa todos atônitos, a famosa supermodelo Lula Landry foi encontrada morta em frente ao seu prédio, a suposição era de que ela havia cometido suicídio.

Lula Landry era uma supermodelo lindíssima, era bem sucedida, tinha uma carreira sólida, amigos que se importavam com ela, um relacionamento bem conturbado com seu namorado Duffield, e um histórico de doença mental e bipolaridade. Não bastava tudo isso, Lula era negra e havia sido adotada em sua infância por uma família branca e abastada, que a amava MUITO, mas não deixa de haver um conflito interno na modelo, ela queria conhecer suas origens e seus pais biológicos. Portanto, com esse extenso pano de fundo sobre a vida de Lula, a polícia acatou a hipótese de suícidio.

“A extrema beleza de Lula beirava o absurdo, e o charme pelo qual era celebrada (nos obituários dos jornais e nos blogs histéricos) andava lado a lado com sua reputação de explosões repentinas de mau humor e pavio perigosamente curto. Imprensa e público pareciam ao mesmo tempo amá-la e adora odiá-la. Uma jornalista a achava ‘estranhamente doce, dona de uma ingenuidade inesperada’, outro, ‘no fundo, uma diva um tanto calculista, astuta e espinhosa’.”

 Três meses após o fato, seu irmão John Bristow resolve procurar um detetive particular para reabrir o caso, uma vez que este acredita que a morte de Lula não se tratava de um suicídio e sim, de um crime.

Cormoran Strike é um detetive particular, veterano de guerra e que teve sua perna mutilada durante a mesma, além disto, está com sua vida amorosa de pernas para o ar (e por isso, passou a morar em seu escritório) e na pindaíba, mesmo não querendo investigar o caso, uma vez que a polícia já havia fechado de forma satisfatória, ele resolve aceitar, até porque não poderia se dar ao luxo de recusá-lo não é verdade?

Por um acaso do destino, a Temporary Solutions, envia uma nova secretária temporária para Cormoran Strike, Robin (que, coincidência ou não, tinha um desejo de se tornar detetive). Ela se prova extremamente eficaz em seu trabalho, e apesar dos dois personagens serem bem diferentes, a amizade entre eles surge com o passar do tempo, o que rende algumas situações inusitadas e divertidas.

 “O Chamado do Cuco” é um ótimo romance policial, muito bem escrito e descritivo, apesar de ter um início lento a trama possui bom ritmo, é bem construída e não deixa pontas soltas em relação a esse mistério. Alguns temas são abordados no livro de maneira sutil, como, por exemplo: racismo, adoção, pressão da fama, distúrbios mentais, problemas familiares, etc. Gostei muito do detetive Cormoran Strike por ser um personagem bem próximo a realidade, ele não é um super galã, sua profissão não é nada fácil e sua vida está bem conturbada.

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."

Li a edição da editora Rocco, em brochura. A capa é linda e reflete bem o ar de mistério do livro, gostei da escolha das cores, as páginas são amareladas, a diagramação está ótima. O livro foi dividido em cinco partes, e possuí capítulos em um bom tamanho. Recomendo aos amantes de romances policiais.

Nota :: 

Informações Técnicas do livro

O Chamado do Cuco
Cormoran Strike # 1
Ano: 2013
Páginas: 448
Editora: Rocco
Sinopse (Skoob):
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

3 comentários:

  1. Olá Jéssica!

    Sempre quis ler este, este pseudônimo da J.K. me deixa curioso! Agora com sua resenha fiquei triplamente curioso! rsrs

    Grande abraço!
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh amo essa série!! Ansiosa para o quarto livro.
    Resenha maravilhosa, Parabéns Jéssica <3

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha desistido de dar uma chance a esse livro, mas sinceramente sua opinião mudou a minha positivamente. Primeiro pela linda resenha e por que eu confio em sua opinião literária. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!