13 fevereiro, 2019

# @efinco # Editora Nova Fronteira

Resenha :: Emma


Oi amores, vou escrever sobre esse livro que foi a última leitura conjunta do @clubedofarol em 2018. O projeto de ler clássicos foi algo que me surpreendeu por ter dado tão certo, apesar de que lamento informar esse foi o primeiro livro que não "vingou".

Explico, apesar da sinopse dizer que esse é a obra de mais sucesso da Jane Austen, essa é uma leitura difícil porque o plot principal é a própria Emma e seus defeitos e qualidades. Não existe um fio condutor que realmente conduza essa trama, além de coisas que acontecem na vida da personagem principal que não são lá grandes acontecimentos para um leitor.


Outro fator que depõe contra a leitura dessa história é que se trata de um livro que você lê várias páginas e nada acontece. Explico: o pai de Emma é um senhor muito rico, viúvo, velho e hipocondríaco. Sim, ele tem muito medo de morrer sozinho e por isso criou sua filha mais nova, o que os antigos diriam a "rapa do tacho", avessa a tudo que a tire de perto dele, então temos uma "mocinha" que não quer casar e justifica isso com várias banalidades como "ninguém está a minha altura", "ainda não conheço ninguém bom o bastante".

Aqui estamos nós seguindo para passar cinco horas aborrecidas em casa de outras pessoas, sem nada que se possa ouvir ou dizer que já não tenha sido dito ou ouvido ontem e não possa ser dito ou ouvido novamente amanhã.

Se você não acha isso grande coisa, imagine duas páginas do livro onde o tema principal é o mingau perfeito e como ele pode evitar vários males e doenças, assomado aos benefícios dos ares do mar e do campo no bem-estar das pessoas. Digamos que outro grande problema para se apegar a leitura é que hoje, para muitas pessoas, é complicado entender o que se passa na vida das pessoas que moram em pequenas cidades, mesmo com a internet. Onde quem chega e quem parte, casamentos, noivados, morte e toda sorte de escândalos são o ponto alto da vida social e mantém o tom das conversas entre os moradores do lugar.


Eu fui capaz de entender Emma como uma moça extremamente rica que é criada pelo pai como companhia e que mora em um local sem grandes acontecimentos, que tem em suas qualidades os seus maiores defeitos. O livro começa a ficar melhor em questão de ritmo, quando a "rival" de Emma volta à cidade e ela começa além de conjecturar o porquê dessa volta, a fazer comparativos entre ela e a rival, que diferente dela não é rica e está sendo "criada" para ser uma governanta, porém supera Emma em beleza e em tudo, porque é capaz de fazer as mesmas coisas, porém ainda melhor. E junta-se a isso o fato de com essa volta se traz outro personagem a cidade que mexe ainda mais com os brios de nossa mocinha.

Há pessoas que, quanto mais fizermos por elas, menos farão para si mesmas.

Minhas sugestões de como ler Emma, sem que você crie uma expectativa que te frustre e faça até mesmo abandonar a história: Primeiro apesar de ser chamado de uma comédia, não é no sentido de ser engraçado (ouvi coisas tipo "Emma seria a percursora do Chick-lit", eu não acho isso, mas enfim), a comédia é mais no sentido do bizarro, do exagero onde todos os personagens tem suas qualidades e defeitos exagerados ao ponto de ser uma caricatura. 


Outra sugestão é que se você não sabe quem é o par romântico dessa história, torne isso um mistério e tente descobrir quem será, será uma grata surpresa. Porque ele realmente vai ser o personagem que você vai se "apegar" quando o descobrir e ele vai ser aquele que te faz torcer e querer saber como será seu destino no fim da história.

A essa altura, já devia ser um hábito seu o cumprir seu dever, em vez de lançar mão de oportunismos. Posso admitir os temores da criança, mas não os receios do adulto.

Por fim, achei que Emma, sim, "amadurece" durante a leitura, com certeza descobrir o amor a torna alguém melhor, o "mea-culpa" de Emma para mim mostra sim o crescimento dela como pessoa ao longo da trama e como em vários momentos sua cegueira sobre si foi sua pior inimiga. 

Nesse ponto da história mostra-se toda a genialidade da escrita de Jane Austen e traz a luz à resposta a todos os porquês do que foi escrito e abordado antes por mais tedioso e difícil de ler que tenha sido, fica claro também que não foi impensado ou escrito sem motivo, porque a reviravolta que acontece na história mostra claramente o quanto cada acontecimento foi necessário para dar o tom certo a cada acontecimento quando esclarecido ou revelado e o porquê de ser um clássico da literatura. Caso já tenha lido ou se aventure a ler, compartilhe comigo suas impressões. É muito legal ter a opinião de outra pessoa sobre um livro.


Eu li a edição da Nova Fronteira, em um box lindo que eles publicaram em capa dura e com folha de guarda maravilhosa. A edição está com uma tradução linda, sem erros de ortografia e digitação, porém dessa vez eu gostaria de uma fonte um pouco maior e mais espaçamento. O que não tira o mérito da edição de ser muito bem feita, é mais uma questão de gosto pessoal.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Emma
Ano: 2017
Páginas: 472
Editora: Nova Fronteira
Sinopse:
Jane Austen foi uma das principais romancistas da literatura mundial, e Emma é muitas vezes citada como sua obra de mais sucesso. Emma vive com seu pai, um viúvo velho e doente. Linda, inteligente e rica, acredita que não precisa de envolvimentos amorosos ou casamento. Porém, uma das coisas que mais gosta de fazer é tentar resolver a vida romântica dos outros. Nessa jornada, a inexperiência e os erros de julgamento sobre as próprias emoções rendem a Emma muitas surpresas e decepções.

Um comentário:

  1. Eu li o livro Emma, e a maior parte da história eu não suportava a protagonista, mas ela tem as suas qualidades. Adorei ler a sua perspectiva à respeito de Emma, ótima resenha. Beijinhos e sucesso!

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!