04 agosto, 2018

# @Carol Finco # Anne de Green Gables

Resenha :: Anne da Ilha (Anne de Green Gables #3)


  Pode conter spoiler dos livros anteriores.

Confira as resenhas dos primeiros livros da série!


Oi, faroleiros, é com grande expectativa que comecei a leitura deste terceiro livro da série Anne de Green Gables, e a leitura fluiu de maneira tão fantástica como as anteriores. A escrita da Lucy permanece no mesmo ritmo e com a mesma sensibilidade. Neste livro a Anne já está com 18 anos e se preparando para ir à faculdade com sua amiga Priscilla com quem irá morar, o Gilbert e mais um amigo de Avonlea. A vida deu prosseguimento e ela espera conseguir se sustentar durante todo o curso sem precisar gastar as economias Marilla.

“— Vou me sentir tão solitária quando você se for! – Lamentou Diana, pela centésima vez. – (...) – Mas ainda estamos juntas! – respondeu Anne, com animação. – Não devemos permitir que a próxima semana roube a alegria desta. Eu mesma detesto a ideia de partir... meu lar e eu somos tão bons amigos!”

As mudanças são inevitáveis, mas nossa Anne é teimosa, e ela espera que pelo menos uma coisa não mude, sua amizade com o Gilbert, mas será que isso é possível? Confesso-lhes que esta foi minha maior preocupação na história. Que vontade de matar a Anne em alguns momentos. Acho muito bacana que por mais que a história gire em torno da Anne, os outros personagens têm suas vidas levadas à diante também. As crianças, por exemplo, é uma alegria a parte na história. Temos novos personagens que só acrescentam emoção à história. Mas, o que mais gostei, é que a personalidade e essência da Anne e da história permanece a mesma.

“— Parece-me muito tedioso – ela respondeu, com uma careta. – Oh, mas ainda não citei o que transforma tudo – prosseguiu Anne, suavemente. – Haverá amor ali, Phil. Amor leal e terno, tal como nunca vou encontrar em outro lugar do mundo.... amor que está esperando por mim. Isso não faz da minha pintura uma obra de arte, mesmo que as cores não sejam assim tão brilhantes?”

A autora continua a nos trazer lições e reflexões para nossa vida. Lemos esta história pensando no real significado de família, amizade, respeito aos outros. Vemos o quão é especial respeitar e viver bons valores. A história tem também o amadurecimento que a idade dos personagens pede. Os conflitos e expectativas do relacionamento amoroso, mas das amizades também. Nos mostra que não devemos viver nosso presente, fixado em sonhos e desejos infantis, tudo em nossa vida deve amadurecer e nunca devemos nos fechar para algo novo, só porque não era o que desejávamos. É bem difícil não citar o livro todo... Há trechos realmente maravilhosos, divertidos ou bem verdadeiros.

“— Não creio que o capeta seja tão feio — responde tia Jamesina, meditativa. — Ele não conseguiria fazer tanto mal se fosse. Sempre o imagino como um elegante cavalheiro.”

O livro está com uma tradução excelente, de leitura rápida pelo seu tamanho, e a capa continua uma arte. Está maravilhoso em todos os sentidos e o final me deixou muito feliz e emocionada. Não entrarei em mais detalhes, pois a emoção deste livro está no virar de cada página. Leia-o que vale muito a pena, mesmo que não seja seu gênero literário habitual, tenho certeza que você irá gostar também. Continuou sendo uma história 5 estrelas para mim. Amei a trilogia completamente.

“O humor é o mais picante condimento no banquete da existência. Ria de seus erros, mas aprenda com eles; alegre-se em suas aflições, mas fortaleça-se com elas; zombe das dificuldades, mas supere-as.”

Boa leitura,

Carol Finco


 Nota ::  



Informações Técnicas do livro

Anne da Ilha
Anne de Green Gables #3
Ano: 2018
Páginas: 236
Editora: Pedrazul
Sinopse (Skoob):
O terceiro livro da série Anne de Green Gables! Anne Shirley decide deixar Green Gables e seu trabalho para ir atrás de seu sonho original: completar os estudos em Redmond College. Apesar de sentir-se dividida entre partir rumo ao desconhecido ou permanecer no ambiente familiar, Anne faz as malas e vai morar em Kingsport com Priscilla Grant. Gilbert Blythe também está indo para Kingsport para estudar e se tornar médico, e nada o tornaria mais feliz do que se Anne revelasse que sente mais do que amizade por ele. Novas aventuras descortinam-se além da curva do caminho, enquanto Anne guarda as lembranças da rotina rural de Avonlea, uma vida repleta de surpresas aguarda por ela, incluindo um pedido de casamento e a perda de algumas de suas preciosas ilusões juvenis.


Editora Pedrazul atualmente é a editora que mais se dedica à tradução e à publicação de obras mundialmente consagradas, algumas ainda desconhecidas no mercado editorial brasileiro, como os autores que influenciaram o estilo da mais famosa escritora inglesa de todos os tempos, Jane Austen. Também atua no segmento romance histórico e de época escritos por autores contemporâneos.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quais eventos que ocorrem na mini-série dos anos 80 estão presentes nos livros. Por exemplo na mini-série em uma determinada parte, ela vai dar aulas em uma escola para moças e conhece um pai de uma delas que é viúvo e que se apaixona por Anne, isso acontece em qual livro? Ou não acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Respondendo a sua pergunta da adaptação dos 80's eu li os livros e, no caso, a parte que a Anne vai dar aulas seria pra Anne de Avonlea e - se me recordo - para o final de Anne da Ilha, após ela terminar a universidade. O viúvo no caso seria, no livro, Roy Gardney, onde Anne o conhece no terceiro livro.

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!