28 novembro, 2018

# @efinco # Andrew Norriss

Resenha :: Amigos Para a Vida


Olá, todo leitor já começou a ler um livro que a sinopse chamou atenção, mas tem medo do que vai acontecer enquanto lê. E assim estou eu tentando escrever sobre esse livro, que de fato me marcou de uma forma tão positiva, que, além da nota, entrou com certeza para lista dos 10 melhores livros que li no ano.

Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade e possui tanta verdade, tanto significado e tanta beleza nessas linhas, que a minha vontade é fazer todos lerem e entenderem o que estou sentindo agora.

O livro começa de forma tranquila quando Francis, em um certo dia na escola, na hora do intervalo, vai se sentar em um banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado. Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio. Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.


E assim, você passa a conhecer a história de Francis, porque ele não tem amigos, porque é diferente. Ao convidar Jéssica para sua casa ele nos leva a conhecer sua fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria, como ele adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura e como isso faz com ele sofra bullying na escola.

Nesse momento, formulei algumas teorias sobre o que viria e o choque de estar completamente enganada foi maravilhoso e surpreendente. O livro mais que foca no ser diferente, mostra como ser diferente torna as pessoas únicas e especiais, o poder devastador das mentiras e calúnias e o quanto o amor próprio e da autoaceitação é algo maravilhoso e libertador.

Com a chegada de mais uma pessoa, diferente da dupla, o que antes eram uma fantasma e um menino, passa a ser um trio interessante e nesse momento a história ganha um questionamento importante. Por que Jéssica é um fantasma e não "seguiu em frente"? Talvez, algumas respostas é melhor não saber e outras têm o momento certo para serem respondidas; nesse ínterim conhecemos o último integrante desse grupo especial, porém antes existe apenas uma questão a ser resolvida, essa pessoa se nega a conhecer  e conversar com Francis, mas algo acontece e faz com que dê uma chance ao que Francis tem a lhe dizer e essa decisão (de aceitar a conversa) terá um poder transformador incrível na vida de todos que, agora amigos, formam um quarteto de adolescentes fora dos padrões dominantes, que veem nas diferenças motivos fortes para estarem juntos e nas semelhanças motivos suficientes para não quererem mais se separar.

E com apoio um do outro, e até do sobrenatural, trilham um caminho lindo de descobertas, transformações, aceitação e até mesmo de revelações surpreendentes sobre a amizade e o valor da vida, de falar e se fazer ouvir, mesmo quando não parece importante.


E assim, página a página, me vi amando, completamente envolvida e até mesmo concordando com várias coisas que são apontadas durante a leitura. Me lembrei do quanto os meus amigos, familiares e um ombro para conversar foram e são importantes para que eu siga nos momentos mais difíceis e escuros da minha vida, como o luto e a vontade de desistir.

Assim, Amigos para a Vida defende de maneira leve e brilhante, valores como justiça, igualdade e solidariedade. Sobre a empatia de não sentir o mesmo que o outro, mas buscar meios para que o outro se sinta diferente, como você se sente agora. Sobre lutar contra discriminação, abuso e os diversos tipos de violência, seja física ou psicológica, mas numa narrativa tão delicada e absolutamente serena e verdadeira. Demonstrando que, às vezes, o melhor é demonstrar apoio e compreensão e que isso é o primeiro passo para fazer uma real diferença na vida de alguém. Mesmo que esse alguém seja um completo estranho para você.


Termino assim esse livro, com o desejo de presentear muitas pessoas com ele; por diferentes motivos, mas com a certeza que vão se apaixonar por ele desde a capa, que, além de linda, é super a ver com a história e tem um alto-relevo maravilhoso e detalhes apaixonantes, uma diagramação realmente perfeita (bonita e confortável para leitura tanto no tamanho da fonte quando nos espaçamentos), sem erros de ortografia ou digitação, folhas amarelas. Um trabalho realmente lindo da editora Valentina


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Amigos Para a Vida
Ano: 2018
Páginas: 208
Editora: Valentina
Sinopse:
Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.


Para a Editora Valentina, leitura é, acima de tudo, entretenimento.
Olho vivo e faro fino.
Esse é, na verdade, o lema de todo grande editor. E a pinscher dessa editora encarna esse lema como ninguém.


*Exemplar cedido pela editora

2 comentários:

  1. Nossa interessante..... recomendaria para criança 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da maturidade sim, porque os valores do livro são linda e delicadamente tratados. Mas meu conselho é: - Sempre lei e julgue antes de oferecer a uma criança. Beijos Marcia, querida!

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!