Follow Us @soratemplates

26/03/2019

Resenha :: Mistério em Sampa


Primeiro livro da série que narra as investigações feitas por um detetive muito particular e sua equipe nada formal, nos leva a um ponto de partida real, porém que nesse livro é usado de forma totalmente ficcional, explorando apenas as perguntas e conjecturas feitas quando ocorre o desaparecimento de uma pessoa, pública, notória e bem-sucedida.


Sendo nosso autor, também médico renomado, conseguiu por assim dizer entrar em vários pontos de vista da cabeça do personagem principal, dando uma profundidade impar a vivência e rotina do Dr. Arnaldo Santos. Que começa nos levando a São Paulo, nos tempos presentes e depois nos remete a memórias de um passado um pouco distante, onde conheceu Lourdes.

Lourdes de Andrade foi alguém forjada na difícil vida da carência de recursos, de dificuldades financeiras, à medida que sua história é contada, vamos descobrindo seu passado e todas as decisões que a levaram a ser a pessoa que é hoje, essa pessoa que nunca saiu da memória do Dr. Arnaldo, mesmo após tantos anos.


À medida que os fatos entre o passado e presente, a inquietação e a curiosidade tornam a leitura quase uma obsessão, em busca de resposta e a espera dos fatos que ainda não aconteceram mais que o título antecede. 

— Destinos. Arnaldo, destinos! Apenas isso. Há uma linha do destino para cada um de nós, e elas apenas se cruzam por algum tempo, em algum lugar. Depois, se afastam por anos, dão voltas, reviravoltas, voltam a se cruzar...

Mistério em Sampa é uma trama repleta de pontas soltas que vão te prendendo no meio e te deixando cada vez mais interessado em entender todos os detalhes para não ser preso no meio da trama, junto com nosso doutor Arnaldo. Outra coisa interessante são as respostas que a história vai dando às perguntas que nós começamos a pensar. Nesses momentos o livro parece conversar com o leitor, deixando tudo ainda mais crível e interessante.

Mesmo conhecendo os fatos, é impossível não sentir a angústia da família sem notícias e iniciando as buscas por informações que conduzam à solução o mais rápido possível; as cenas na delegacia são as mais brasileiras possíveis, o que deu um toque perfeito a parte policial desse romance, pois passou longe da caricatura ou das cenas Hollywoodanas. Achei isso digno de nota, porque mostra o respeito do autor para com a própria história e o leitor.


A entrada do personagem Maryo, com ípsilon, dá novo ânimo a trama, ao mesmo tempo em que sua excentricidade não deixa de nos lembrar do célebre investigador, Sherlock Holmes. Mas o Maryo vem com seu próprio método e também excentricidades. E a partir desse momento, ficou impossível parar de ler antes de terminar a história. Afinal, junto com o detetive, eu acreditei que logo teria a solução do mistério.

Ótimo. Mais um dado novo. Se não prosseguiu adianta pouco, mas é sempre mais uma pecinha do quebra-cabeça! Mais um dado jogado no pano!

Por fim, mesmo essa sendo uma obra ficcional, foi impossível não buscar um pouco sobre a história real, que foi a base dessa, e sinceramente é desesperador o desaparecimento e a ausência de notícias de alguém amado e querido após tanto tempo. Gostaria que sim a família tivesse um final feliz, ou ao menos algum final para essa busca que após 04 anos continua sem respostas. Quanto ao final da história terminou do jeito que eu ansiava e isso em si foi maravilhoso, porque ficou super condizente com a história.


A edição, o texto e a diagramação estão impecáveis; fonte e espaçamento promovem conforto e proporcionam uma leitura fluida, que coaduna com o texto para ser uma leitura prazerosa apesar das páginas brancas, que por fim nada interferem no prazer de ler o texto. Capa e contracapa com ilustrações lindíssimas que além de beleza trazem curiosidade a respeito do conteúdo.


Nota ::  4,5


Informações Técnicas do livro

Mistério em Sampa
#01
Dan Mendonça
Ano: 2015
Páginas: 280
Editora: Gráfica e Editora GSA
Sinopse:
São Paulo, carinhosamente Sampa. Um homem realizado em todos os sentidos, desaparece. Uma mulher forjada pelas dificuldades e seu passado. Um gênio em tecnologia, segurança e privacidade, um plano quase perfeito...
Uma família desesperada. A polícia imersa em suas rotinas. Um investigador muito particular, e sua equipe nada formal...
MISTÉRIO EM SAMPA. É um romance policial de ficção, misturando esses personagens e seus pontos de vista, numa das possibilidades infinitas que a vida traz.
Como breve momento do passado distante, secreto por anos, se torna um hiato no presente de várias vidas, e muda os horizontes dos envolvidos.
Os pontos de vista dos personagens e seus atos, justificativas e indagações, os paralelos da vida e suas interseções, cabe ao leitor sua análise, mergulhar num mundo alheio, ver-se em alguns ou mesmo em todos os papéis, te convido a entrar nessa trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!