Follow Us @soratemplates

16/10/2019

Resenha :: Vida de Blogueira (Antologia)


Olá, leitor (a), hoje venho compartilhar sobre a minha leitura da Antologia que une contos em torno do tema Vida de Blogueira. Achei a ideia do livro criativa e original pelo modo em que os contos foram colocados no livro. A narrativa é bem familiar para quem tem blog ou acompanha o mundo literário através do mundo digital, de um jeito despojado e coloquial as autoras foram fieis a interatividade dos "stories" e de forma honesta e divertida escreveram sobre os bastidores do mundo de quem produz conteúdo para as redes sociais e páginas de blogs.

A narrativa muda de acordo com a autora que escreve os contos, mas todas mantiveram no plano de primeira pessoa, algumas com as próprias experiências e outras com o uso da ficção para fazerem relatos bem reais do que acontece por trás dos teclados e câmeras de celular.


No primeiro conto E agora, virei blogueira?, a autora Bianca Faria nos diverte com sua entrada no mundo literário, e a aventura de ser "influencer" da própria mãe indicando alguns livros "hotdog". As venturas e desventuras das primeiras resenhas, o escorregão do spoiler sem querer e, claro, como é difícil e trabalhoso entregar o melhor conteúdo, imagens, vídeos passando pelo teste de qualidade mais crítico de todos, o nosso próprio. Com um tom leve e divertido a autora apresenta de forma breve, porém muito certeira, os pontos que mais causam medo em quem começa seu próprio blog, como é tentar fazer algumas ações e gravar os primeiros vídeos. Além, claro, do que faz o blogueiro mais feliz: trazer outras pessoas para o lado leitor da força.

Nos Bastidores do Blog aborda o tema dos blogs de celebridades e points da moda. Porém, traz também uma lição a ser aprendida sobre a verdade que deve existir entre o blogueiro e seu público, porque com a internet nada fica muito tempo apenas no mundo digital. Confesso que ri muito com o “hotdog” aparecendo aqui em outro contexto e sendo o catalizador da mudança de vida da personagem e que mesmo sem dar pistas se a história é “verdade ou ficção”, a aventura da personagem com sua inseparável amiga Beca rendeu um texto bem leve e divertido.

Ser blogueira é incentivar a leitura, incentivar aos autores nacionais e independentes, mesmo aqueles que estão começando agora. (Trecho de "Simplesmente Apaixonada" por Nathalia Soares)

Em Um Sonho de Blogueira, da autora Lu Custódio, vemos alguém que mesmo fora da adolescência, viu que para realizar seus sonhos de leitora iria ter que criar aquilo que não existia em sua realidade. Através do blog e outras quatro amigas, começaram mais que um blog, um projeto literário que definitivamente mudaria a vida delas e das pessoas que se juntaram a elas nesse "admirável novo mundo". Eu particularmente curti ela mostrando os desafios desse empreendimento, do processo de se reinventar e se descobrir para manter o sonho vivo, porém tornando real a cada dia. E assim, entre o começo, como foi o desenvolvimento e os dias atuais o bastidor fica bem representado, porque mostra que exige trabalho, dedicação e muito, muito amor pelo que está fazendo.


No conto Blogueira, eu? Ok, me rendo, de Alice Grey, acompanhamos alguém que já nasceu amando os livros, sonhando com sua própria estante cheia dos seus favoritos e desejados. E como uma banca de revistas pode ser o primeiro passo para qualquer leitor realizar esse sonho. Assim vemos Alyssa, mesmo sem pretensões, começar a colocar trechos dos livros que lia, fotos e escrever sobre eles, conquistando um público sem perceber. E é aí que entra a delícia desse conto. Ver o processo de quem "mesmo sem querer", fazendo por amor e por prazer, conquistou seu lugar no mundo literário e que mesmo assim ainda existiram dificuldades a serem superadas. E que, às vezes, a vida se encarrega de dar o empurrão para não desistir e continuar. E que toda plataforma bem usada é um meio lindo de ser blogueira

A cada crise de ansiedade, eu escrevia uma resenha. E por me concentrar em algo que eu amo, ia me acalmando, aprendendo a controlar. Hoje, as crises estão cada vez mais espaçadas, e agora já não escrevo apenas as resenhas para me acalmar, escrevo também poemas e histórias. (Trecho de "Nunca pensei que ser blogueira fosse algo tão difícil" por Elizabeth J.B. Mancini)

Estilosa com um G6, por Nancy Scarlett-Hayalla ser uma blogueira que expõe a própria vida ao público através do blog, pode ser libertador e uma incrível responsabilidade. Porque ao se colocar em evidência você atrai o que há de bom e também, infelizmente, o que há de ruim e que usa o anonimato da rede para atacar quem está em evidência. Aprender a lidar com essa parte da vida digital é algo que esse conto mostra, que acontece a cada dia, a cada acontecimento ruim e a busca por torna-lo algo bom.

No conto Meu Abismo, a autora Pâmela Roberta mostra o lado mais sombrio da fama e o que ela acarreta de bom e de ruim na vida da blogueira. Afinal, ganhar produtos novos todos os dias, ser reconhecida na rua, ser patrocinada por grandes marcas, tirar fotos e ter muitos likes, falar qualquer coisa na frente das câmeras e postar em uma plataforma de vídeo, escrever o que os outros querem ler no blog. Um sonho não é mesmo?! Talvez não seja; esse conto com muito tato e honestidade mostra o que as falsas amizades e a perda da noção de realidade por ser capaz de causar na vida de alguém.

Naquele dia fui rebatizada por Nicholas Sparks, e, desde então, faço questão de usar esse nome, principalmente depois de ingressar na faculdade de jornalismo e abrir meu blog, “Um beijo de gloss”. (Trecho de "Assim nasce Hursula Gloss" por Sophia Maldonado)

Em Tudo por Acaso, de Raquel Silvestre, temos um conto leve e divertido, com gosto de chick-lit, de como a vontade de defender a amiga e uma questão de justiça fez nascer em nossa protagonista uma vocação que se transforma em um blog de música e, posteriormente, em carreira. Mesmo não achando muito honesta, me diverti muito com a aventura daquela noite ao som do Capital Inicial.

E em minha humilde opinião a antologia fechou super bem com o texto de Nunca Pare de Sonhar, de T.R. Martins, que com um texto cheio de referências ao mundo dos Gamers, ainda consegue fazer quem não conhece esse universo se sentir “localizado” durante o texto e capitando de forma perfeita e muito divertida o sentido do título do conto. Afinal, sem nem perceber, torcemos para que a personagem principal não apenas nunca parar de sonhar, mas também transformar seus sonhos em realidade.


A capa está superdivertida e a ilustração retrata muito bem o “clima” do livro. A impressão impecável, papel amarelo e a diagramação lindamente trabalhada com imagens que deixaram o livro ainda mais bonito e tornando a leitura ainda mais prazerosa.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Vida de Blogueira
Antologia
Organização Bianca Faria
Ano: 2019
Páginas: 84
Editora: Meus Ritmos
Sinopse:
Ser blogueira sem dúvida é uma das melhores profissões da atualidade… Ganhar produtos novos todos os dias, ser reconhecida na rua, ser patrocinada por grandes marcas, tirar fotos e ter muitos likes, falar qualquer coisa na frente das câmeras e postar em uma plataforma de vídeo, escrever o que os outros querem ler no blog.
Um sonho não é mesmo?! Acho que não…
Ser blogueira tem sim lá suas vantagens, não vou mentir, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Nessa antologia que reúne 20 contos, você irá desvendar os segredos por de trás das câmeras, das fotos e das postagens de uma forma bem divertida.
Vida de Blogueira é um livro que te fará rir sem o menor esforço, irá te emocionar com a história das personagens e mais, te fará pensar duas vezes antes de criticar a profissão de blogueira.


A Meus Ritmos é nova no mercado editorial, mas é séria e preocupada não em publicar best sellers, mas sim em lançar livros com qualidade, dando oportunidade para novos autores publicarem suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!