07 novembro, 2019

# @André Gama # Drama

Resenha :: Não Inclui Manual de Instruções


A vida não vem com manual de instruções e a autora T.S. Rodriguez soube retratar isso muito bem ao contar a história de Conor, um jovem homossexual que tem Síndrome de Asperger, em Não Inclui Manual de Instruções. Assim como o personagem Shaun Murthy, da série The Good Doctor, as pessoas com esse Transtorno Neurológico no Espectro do Autismo costumam ter problemas de interação social, não cognitivos. O que significa que o nível de inteligência deles é normal e, às vezes, até acima da média.


Conor é autor de romances policiais e alcançou o sucesso com apenas 17 anos. Ele mora sozinho e conta com a ajuda de Rosie, sua assistente pessoal. O grande medo de seus pais, principalmente de dona Gemma, é que seu único filho fique sozinho depois que eles se forem. Então, ela decide encontrar um namorado perfeito para o filho, tendo como base as características dos personagens de mais destaque dos livros escritos por ele.

Se apaixonar é emocionante, excitante. Lindo! Ela quer que seu filho sinta isso. Que não perca a oportunidade de experimentar algo tão maravilhoso que, para ela, é uma parte importante na vida. Tanto quanto comer, dormir. Até respirar!

O escolhido é Aidan, um rapaz ruivo, extrovertido, músico e dono do pub Red Twins junto com a irmã gêmea. Aidan é fã dos livros do Conor, mas essa relação não será nada fácil. Conor fala muito pouco sobre seus sentimentos, medos e desejos. É sincero demais, obcecado por seus livros (quem não é? Rsrs) e quase nunca entende quando Aidan está sendo sarcástico.

Ao contrário da maioria das pessoas que leem livros para fugir da realidade, Conor os usa para dar sentido a ela.

A narrativa de T.S. Rodriguez é fluida e contagiante. Ela trata de temas sérios, como homossexualidade, Asperger, TOC, ansiedade... de forma singela e muito emocionante. É daqueles livros que você termina de ler com o coração quentinho. Com certeza lerei outros títulos da autora.

A edição da Editora Rico é muito boa. O livro tem orelhas e páginas amareladas, com fonte de bom tamanho e espaço entre as linhas. Pena que identifiquei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe o prazer da leitura. Eu só não leria a primeira orelha porque traz um trecho do final do livro que achei muito bonito. É uma mensagem que todo mundo deve guardar para si, seja homo ou heterossexual, portador da Síndrome ou NT.

Não Inclui Manual de Instruções é um romance gay contado com muito respeito à diversidade. O fato de um dos personagens ser portador da Síndrome de Asperger torna o relacionamento muito mais difícil e emocionante. Não tem como não torcer para que Conor e Aidan fiquem juntos no final.

Ser diferente não é ruim. É apenas ver o mundo de outra forma. E o mundo está cheio de gente diferente, é o que faz de nós humanos.

Gostaria que existissem mais pessoas como Gemma e Niall Healy, pais de Conor, os gêmeos Aidan e Aisling O'Sullivan, e Rosie no mundo. Assim como gostaria que existissem menos Camisas Marrom e Suéteres Cinza.

Com amor, André


Nota :: 



Informações Técnicas do livro

Não Inclui Manual de Instruções
Ano: 2019
Páginas: 160
Editora: Rico
Sinopse:
Gemma não quer que seu filho Conor, um premiado escritor no espectro do autismo, termine sozinho e decide assumir a tarefa de encontrar o namorado perfeito para ele.
Não será nada fácil para Aidan, o escolhido; Conor é sincero demais, obcecado por seus livros e nunca ri das piadas dele!
Prepare-se para sentir o coração aquecido e se divertir com as armações de Gemma, a sinceridade de Conor e a espontaneidade de Aidan. Esse livro é tão fofo e apaixonante, que nunca mais fará você duvidar do amor.

2 comentários:

  1. Foi um grande prazer ler essa resenha, depois ter dividido a leitura desse livro com você. De forma incrível você consegue colocar em palavras o melhor do livro. Parabéns por mais essa resenha realmente maravilhosa e inspirada. Com amor, Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas lindas palavras, isso dá forças para continuar 💕

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!