12 abril, 2020

# @efinco # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Lady Audácia (Damas de Aço #1)


Olá, quero falar da leitura de Lady Audácia. E desde agora digo, LEIA se você ama uma história bem escrita, um excelente romance, um cenário maravilhoso e um pano de fundo com a nuance das melhores histórias.

Mas vamos à história. Por se passar na Alemanha a história nos tira do eixo Inglaterra-França, trazendo um frescor ao romance de época que nós lemos. Outra coisa é começar com o período onde a indústria e seus industriais começam a ter força econômica frente ao poder dos títulos de nobreza.

Por nosso nobre, o Duque de Württemberg, ser um soldado em dispensa por acidente em campo de batalha, começamos e ver as sutis diferenças com a nobreza inglesa que não manda seus nobres a campos de batalha. Porém, além disso, somos surpreendidas por qual ferimento quase mortal deu a Dietrich a baixa honrosa. Nenhuma sociedade de época se furtaria ao prazer de fofocar sobre onde ele foi alvejado. Justo em seu orgulho e sua masculinidade.

— Mulheres em grupos disputam espaço com os castigos do inferno.

Mas alvejado ou não em suas partes, ele precisa cumprir com o primeiro dever do ducado que é gerar herdeiros, mas em situação delicada sobre sua masculinidade e totalmente avesso ao casamento, vê em Emma Thiessen, filha do meio do maior industrial do aço, uma jovem de aparência frágil, a chance de se livrar da mão de ferro da mãe.

O que certamente ele não esperava era que, por trás da saúde frágil, esconde-se uma moça inteligente e determinada a fazer algo relevante da vida. E, durante uma dança, a batalha travada com palavras os levaria a perder bem mais que a compostura, perder as barreiras que protegiam seus corações.

Sua delicadeza e personalidade de um cacto lhe eram simplesmente irresistíveis.

Assim o convite à leitura vem irresistível e já nos primeiros capítulos é impossível largar essa história que, além de bem contada, traz cenas idílicas de um lugar que pouco visitamos na leitura, personagens com a mente e as palavras afiadas e com tiradas inteligentes que te conquistam de forma irrevogável. O humor não é um traço germânico, mas quando surge é como o sol após um dia de nuvens negras, simplesmente é impossível não se maravilhar.

Outra coisa que observei foi o uso das expressões em alemão, que vem, de forma inteligente e bem colocada, acrescentando a trama sem cair, em momento nenhum, no tom novelesco de quem joga a palavra apenas para lembrar onde se passa a história. Ao contrário, é de uma riqueza que faz o cenário dos castelos, campos e casas serem vividos na memória e te fazem rir tentando ler aquelas palavras sem enrolar a língua. Acho que a magia se faz por serem como “mein Lieber”, mesmo sem saber a tradução você sente que é um elogio, mesmo antes de buscar no Google Tradutor e descobrir que significa: minha querida. É o não precisar de tradução que acrescenta tanto a fala, a palavra “canta” a emoção com que foi dita.

— Meu coração pertence agora a você, Häschen.

Um dos pontos altos para mim foi Dietrich não ter se redimido das libertinagens em um passe de mágica, que sua desconstrução enquanto um nobre indolente foi sendo feita aos poucos, a parte de que ele não se exime ou tenta amenizar seus erros com mentiras. Amei a honestidade cheia de remorso, mas cheia de honestidade da parte dele. Emma também se mostra fiel a si mesma, mesmo quando ela precisa aprender que seus sonhos não eram exatamente pelo motivo que ela afirmava. Ambos crescem durante a trama, mas sem perder as suas próprias características.

Outro ponto delicioso na trama são os personagens secundários que começam a gravar em sua mente e coração as próprias histórias que serão contadas nos dois próximos livros. Ah! Não tem como não saber que nenhum personagem está ali por acaso, o que te faz pensar: preciso do próximo livro no meu Kindle para ontem e os físicos na minha estante para logo! Porque o final canta ao coração e faz você se sentir em plenitude mesmo em ansiedade pela próxima história.

Do alto de nossa soberba, não vimos que estamos atrapalhando o caminho, mein Lieber. Ou aprendemos a rolar, ou o progresso passará sobre nós.

Como sou fã da autora, amei a primeira escrita dela nesse gênero, porque dá para ver em cada página que o DNA dela está impresso e, como nas histórias anteriores, mantém personagens com diálogos surpreendentes e cheios de inteligência, humor e um toque de sabedoria em nos mostrar que algumas lutas existem desde que o mundo é mundo e quem veio antes de nós deve ter seu legado honrado com a continuidade dessas lutas até que haja a comemoração pela vitória derradeira.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Lady Audácia
Damas de Aço #1
Ano: 2020
Páginas: 353
Editora: Independente
Sinopse:
Reino de Württemberg, 1871 — Tudo que o duque de Württemberg faz desde que foi constrangedoramente alvejado na guerra é embebedar-se e fugir das demandas da mãe, que quer vê-lo casado e produzindo herdeiros. Mas se tem algo que Dietrich teme mais do que tiros, são as mulheres. Cruéis, elas conseguem ser piores que suas lembranças das balas ricocheteando sobre a cabeça. Ele prefere as trincheiras aos bailes, onde seu acidente - e fracassos justamente naquela área - rendem mexericos infinitos.
Emma Thiessen, filha do meio do maior industrial do aço, foi criada em uma redoma, como uma flor vulnerável. Mas por trás da saúde frágil esconde-se uma moça inteligente e determinada a fazer algo relevante da vida. Assim que a rigorosa governanta dos Thiessen se ausenta, ela espalha seus mapas pela sala e estuda maneiras de unir-se à aclamada expedição do maior naturalista do reino rumo à África. Ela se recusa a ser uma inválida.
Quando o destino a coloca frente a frente com o mais irritante, indecente e mal falado dos homens, o Duque de Württemberg, ela o repele. Obrigada a dançar com ele, convence-se que só precisa tolerá-lo por uma dança e nada mais. Mas uma dança seria tempo suficiente para se apaixonarem? A resposta seria não, se não fosse por um detalhe: a inexplicável e incompreensível reação do duque à sua audácia...


Para comprar:

E-book

3 comentários:

  1. Eu amei a escrita da autora e achei muito interessante a história se passar na Alemanha.
    Um deleite, de fato, para quem gosta de uma boa história bem escrita.

    ResponderExcluir
  2. Tava louca pra ler, mas NN achava em PDF, agora vou devorarrrrr, gostei da resenha 👏

    ResponderExcluir
  3. Estou no quarto livro Damas de aço. Gostei de todos mas a condessa mãe é o máximo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!