03 junho, 2020

# @efinco # Aaron Mahnke

Resenha :: O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas


Olá, pessoa, o livro de hoje foi originado do premiado podcast Lore, cujos episódios se inspiram nas famosas creepypasta dignas de pesadelos. Para quem não sabe, “Creepypasta é um termo criado para definir as histórias de terror ou lendas urbanas que são divulgadas através da internet em fóruns e demais redes sociais de modo “viral”, espalhando-se rapidamente no universo online”.


A narrativa segue a linha de documentário, que o podcast geralmente tem, e mantém o “diálogo” do autor com o leitor. Isso mesmo, durante as histórias que o autor vai narrar, você vai encontrar algumas indagações, divagações e, claro, um humor repleto de ironia.

A leitura é agradavelmente fluida e a cada bloco temos uma temática sendo tratada. Conhecer alguns autores e clássicos deixa a leitura ainda mais interessante, em especial para quem leu Bram Stoker, Stephen King, Wilkie Collins, dentre outros. E também tem muita história e folclore. Acho bem legal que, invariavelmente, a leitura fez com que eu me lembrasse das nossas histórias de lendas urbanas. Cada tema tem sua história contada através de acontecimentos que tiveram registro público, seja oficial ou por meio da impressa ou ainda documentos pessoais como cartas e diários. Então você é colocado o tempo todo a se manter atento para a frase que abre o livro.

Não acredite em nada do que ouve, e só acredite em metade do que vê. – Edgar Allan Poe

Durante a leitura, fiquei fascinada em como algumas histórias acabaram se entrelaçando de forma tão única com livros hoje clássicos da literatura, como Drácula e A Pobre Senhorita Finch. Outro ponto que achei fascinante é que, mesmo antes da sugestão do autor, eu já havia ido a internet fazer algumas pesquisas sobre temas abordados.


Quem viveu os anos 90 vai se deliciar com as lembranças dos discos da Xuxa tocados ao contrário, da queima do fofão, da loira do banheiro e mais e mais lembranças que se avolumam na memória, enquanto lemos sobre a origem, muitas vezes simultâneas, de um mesmo fato estranho em vários locais.

Mas algo novo havia nascido. Algo mais poderoso que um monstro, algo que vive séculos e se espalha como fogo. – Uma lenda

No mundo do sobrenatural se faz muito comum procurar por explicações, que hoje são simples, para explicar fatos que naquela época seriam tão inexplicáveis, porém também é preciso deixar claro que muita coisa continua, e talvez por muito tempo seja assim, sem nenhuma explicação dentro da lógica pura e empírica.

Advirto que se você é do tipo de leitor que ama ler referências encontradas em um livro, esse é um prato cheio para você dentro da própria editora (o que não deve ser nenhuma coincidência), mas também torna tudo ainda mais fascinante, acessível e terrivelmente tentador.

Você ainda pode visitar e ver Annabelle com seus próprios olhos, se quiser. Mas tenha cuidado. A placa na caixa de vidro tem uma mensagem simples, mas forte: “Aviso: Não abra”.


Como de praxe a editora traz o acabamento gráfico de primeira e que é característico da editora. Capa dura, fitilho e laterais na cor vermelha, capa e lindas ilustrações internas criadas por M.S. Corley. O ponto negativo fica por conta de  algumas falhas de revisão que percebi durante a leitura, e que espero que sejam corrigidas em tiragens futuras.


Nota ::  4,5


Informações Técnicas do livro

O Mundo de Lore - Criaturas Estranhas
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: DarkSide Books
Sinopse:
Elas vivem nas sombras, ocultas nas trevas da noite, habitando os cantos mais obscuros de nossas mentes. Conhecemos algumas delas através de superstições, fábulas e lendas urbanas. Ou, quem sabe, por meio de contos sinistros sussurrados de geração para geração. Elas. As criaturas estranhas.
Acomode-se ao redor da fogueira e tente não temer os vultos sinistros na escuridão. A DarkSide® Books vai contar uma história para você. Uma não, várias. Uma mais aterrorizante do que a outra. E todas elas podem ser encontradas nas páginas de O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas.
Originado do premiado podcast Lore — cujos episódios se inspiram nas famosas creepypasta dignas de pesadelos —, o livro de Aaron Mahnke encontrou seu verdadeiro lar na editora mais tenebrosa do Brasil.
Imagine que anos atrás havia um especialista em vampiros alugando seus serviços a quem precisasse. Ou que zumbis realmente existem. Ou ainda que há áreas na Islândia que não devem ser visitadas para proteção do mágico povo escondido.
Compartilhando detalhes fascinantes sobre monstros assustadores e bizarros, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas explora o encanto que nós, humanos, temos por saber o que já houve de fantástico neste mundo em que vivemos. Seja um vilarejo europeu onde gremlins tocam o terror ou uma casa nos Estados Unidos assombrada por um boneco chamado Robert.
As belíssimas ilustrações de M.S. Corley aumentam ainda mais o ar de encantamento que percorre todo o texto. E o “mundo” do título vem bem a calhar: além do podcast de sucesso que contabiliza mais de 180 milhões de reproduções e do livro de arrepiar, o projeto foi transformado em série pela Amazon Prime Video, e já conta com duas temporadas disponíveis em português no Brasil.
A verdade realmente pode ser mais apavorante do que a ficção. Mas quem tem um coração dark batendo no peito gosta — e inclusive pede mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!