18 julho, 2020

# @Danii # Editora Coerência

Resenha :: Escola dos Mortos


E, dentro dos caixões, os mortos nunca dormem.

Eu estava com certo receio de ler Escola dos Mortos, porque por mais que a maioria das opiniões que li sobre ele serem positivas, depois de algumas leituras que me decepcionaram, fiquei com um pé atrás em ler fantasias (tanto nacionais quanto estrangeiras) que têm romance. Bom, eu sou chata (não nego), e algumas que li tinham uma ideia inicial ótima, porém a execução nem tanto, outras tinham “universos” incríveis, só que com personagens que eu queria matar... Mas eu resolvi arriscar e li. E acabei descobrindo que era eu que estava com dedo podre para escolher fantasia. E, principalmente, descobri que Escola dos Mortos é igual coxinha: impossível não amar e, quando acaba, você se arrepende de ter terminado rápido e já quer comer, ou melhor ler de novo.


Nós somos mais que carne, mais que corpo. Somos almas, e almas não se separam.

Escola dos Mortos é um livro nacional da autora Karine Vidal, publicado pela Editora Coerência, que é narrado em primeira pessoa pela jovem de dezoito anos Lara Valente, que mora com a mãe, Helena, e irmã mais nova, Ana, no Rio de Janeiro, sem muito luxo. Ela foi abandonada pelo pai ainda bem nova (ele sumiu do mapa) e não teve contato com mais ninguém da família paterna.

Até que, certo dia, ela descobre que o avô paterno morreu e, como o pai está em só-Deus-sabe-onde, então ela e a irmã são herdeiras de uma fortuna. Mas, para poder usufruir desse dinheiro todo, há uma condição: a Lara tem que estudar no internato Sotrom, que fica nos arredores de Londres, por, no mínimo, um ano. E fazer o que, né? Ela vai.

O problema de reprimir feridas era que, quando o efeito da névoa passava, a dor chegava dez vezes mais potente.


Mas o internato Sotrom não é nada do que ela podia esperar. Esse internato tem todo um aspecto sombrio, com misteriosas mortes de alunos, regras que parecem ser exageradas... E fora isso todos os alunos são sem graça, enfadonhos, sem cor, sem brilho, sem graça... Resumindo, os alunos de Sotrom são como chuchus humanos. Porque se destacar nesse internato, diferente do que acontece em escolas normais, não é uma coisa "boa", ninguém quer chamar atenção para si mesmo, seja por sua beleza, inteligência, ou qualquer outra qualidade que o diferencie de um chuchu, pois quando alguém se destaca, essa pessoa, meio que, bom, bate as botas, vai para o beleléu, vai para a cidade dos pés juntos, abotoa o paletó, vira personagem de Game of Thrones, vai para sete palmos debaixo da terra, fecha os olhos pela última vez, vai comer capim pela raiz, dá o último suspiro, vai para a luz, dá adeus ao mundo... Caso você não tenha entendido ainda, vou ser mais direta: a pessoa morre (nessas horas eu fico feliz por não ter nada de interessante em mim).

Eram estranhas — e curiosamente mais dolorosas — as saudades que eu sentia do que nunca me pertencera. Vácuos de memórias que nunca existiram de fato, mas que, de tanto serem imaginadas na solidão de nossas camas, pareciam verdadeiras.


E a nossa querida Lara, toda cheia de personalidade, uma pimenta no meio de tantos chuchus, chama a atenção, tadinha. Então, você pode imaginar o que acontece, né? O coração da nossa protagonista dá a última batida e ela morre. Maaaaaas ela não vai para o além. Na verdade, ela vai parar na Escola dos Mortos, onde todos os alunos são estilosos, inteligentes, lindos, pedaços de mau caminho, ricos e, principalmente, mortos... E todos eles vão passar a eternidade em uma escola! Iuuuupiiiiiii!

Eu continuaria estudando mesmo depois de morrer?!(...) Santo Deus, será que eu iria para o inferno, afinal?
— Mas eu estou morta.
Não era possível. Matemática eterna? Cadê o bom e velho fogo?

A Escola dos Mortos (onde as aulas são à noite) é totalmente diferente de Sotrom. Nela não tem nada de apático e sem graça. Os alunos são incentivados a se divertir e a curtir a vida (ou a morte; nesse caso), porque todos já estão mortos mesmo, né? Podem se divertir como se não houvesse amanhã, ou podem tentar aprender de tudo, porque eles têm a eternidade toda para isso.


Nessa escola todos tem algo que chama a atenção, mas ninguém atrai tanta atenção como os irmãos Ivanovick — Alicia, Nikolai e Luka —, que não interagem com ninguém, além deles mesmos, que não estão nem aí para os outros, principalmente o Luka, que por onde passa arranca suspiros e olhares. Até a Lara começa a ter um certo interesse por esse ser causador de suspiros. E depois da chegada dela à Escola dos Mortos muitas coisas, que nunca aconteceram, vão acontecer e, com o passar do tempo, a nossa protagonista vai desvendar mistérios que vão abalar a sua vida, a sua morte e (por que não?) o seu coração.

A vida é falha. É uma grande ferida aberta, incessantemente ardendo. Não dá para passar por ela ilesa. O amor é o único alívio em meio ao fardo de dor que todo ser humano carrega.


Eu realmente gostei dessa obra da Karine Vidal. Esse livro parece ser dois livros em um de tanta coisa que acontece e tem de tudo um pouco: romance, suspense, fantasia, humor... E, além disso, Escola dos Mortos consegue ser previsível e surpreendente ao mesmo tempo, e por um lado acaba lembrando muito certas duas sagas famosinhas (não vou dizer quais são), tanto pelos livros quanto pelos filmes, mas sem tornar isso algo ruim, porque esse livro também tem algo só dele, que consegue tornar uma mistura que tinha tudo para dar errado em algo que dá super certo.

Amor que move, que paralisa. Que te faz sair do chão ao mesmo tempo em que te dá vontade de criar raízes.

O enredo é muito bom; a história é envolvente; a maneira que a autora conduz a trama é ótima de um jeito que é bem difícil conseguir parar de ler (quem precisa dormir, não é mesmo?), com reviravoltas acontecendo toda hora; os diálogos e os personagens não são forçados e não decepcionam... Enfim, essa é uma das melhores fantasias que li recentemente.

E, antes que eu me esqueça, não posso deixar de falar sobre a edição maravilhosa da Coerência, a começar pela capa, que está incrível, com fonte confortável para leitura, folhas amarelas e diagramação impecável. Se essa edição fosse uma aluna da Sotrom, ela, com certeza, não seria um chuchu, até porque ela é linda de morrer (piada ruim, eu sei, mas pode fingir que sou engraçada, obrigada).


Escola dos Mortos tem tudo para atrair o leitor e ser um bom livro, o que ele realmente é. Então, caro ser, dê uma chance para a Karine Vidal. Garanto que você vai se surpreender (positivamente). Mas tenha cuidado quando ler, porque a morte pode estar de olho em você. Até!

Acreditem, a vida não é feita de milhares de corações batendo. A vida é mais do que isso. A vida é o imaterial, é criar laços. Se há ligações de amor genuínas aqui, entre nós, então estamos vivos.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Escola dos Mortos
Karine Vidal
Ano: 2020
Páginas: 484
Editora: Coerência
Sinopse:
Ao ser enviada a um misterioso internato na Inglaterra, Lara Valente é assassinada.
Mas sua história não termina; pelo contrário, é aí que ela realmente começa. Após a morte, a carioca passa a viver em uma escola para mortos que coexiste em segredo com o mundo dos vivos. Lá, estudam apenas os alunos mais interessantes, lindos e populares, escolhidos a dedo pela morte.
É nesse ambiente repleto de segredos escandalosos que Lara se apaixona por Luka, um homem perigoso, imerso em ocultismo. Em meio a mistérios e um jogo de sedução obscuro e apimentado, ela descobre que, dentro daqueles caixões, os mortos nunca dormem.


Para comprar:

 Livro Físico
 E-book


Dinâmica, inovadora, eclética e arrojada, a Editora Coerência já chega ao mercado revelando seu diferencial: a divulgação dos autores nacionais, que têm tanta dificuldade em se fazerem notar.
Criada não apenas para viabilizar a publicação de autores (ainda) não renomados, a Coerência conta com toda uma equipe de revisores, diagramadores, ilustradores, capistas e assessores, que preparam a obra para que esta chegue com qualidade à casa de milhares de leitores em todo o Brasil.
Foi pensando em fazer com que sonhos tivessem vida que a editora-chefe, Lilian Vaccaro, formulou a Coerência, para que se tornasse não mais do mesmo, e sim um lugar onde o autor pode, acima de tudo, se realizar e ganhar experiência no mercado editorial.


Conheça mais sobre o Grupo Editorial Coerência
em seu site e redes sociais:
Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

5 comentários:

  1. Obrigado pela resenha.Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei fascinada pelo o estilo dos romances sobre a Lady Thiessen e o romance a Escola dos Mortos. Gostaria se começar com a Escola dos Mortos.Como posso adquiri-lo e seu valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Você encontra a versão física na loja da Editora Coerência ( https://ed-coerencia.lojaintegrada.com.br/ ) ou na Amazon ( https://amzn.to/37GEYPM ), boa leitura!

      Excluir
  3. Há muito que não tenho interesse por uma boa leitura com ótimos temas. Parabéns a editora Coerência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A editora coerência realmente está com um catalogo maravilhoso e a diagramação desse livro está muito linda!!

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!