08 dezembro, 2023

# @efinco # Bertrand Brasil

Resenha :: Tem Alguém Aí? (As Irmãs Walsh #4)


 
Nunca havia lido Marian Keyes. Nem mesmo com o imenso sucesso de Melancia, então já sabe que não comecei pelo mesmo. Ganhei esse livro de presente de aniversário do meu marido e foi realmente um presente maravilhoso. 

Tem alguém aí? É uma das histórias mais emocionantes que por mim, passaram (até hoje) e eu hei de recordar para sempre. Marian consegue de maneira tão natural levar seus leitores às gargalhadas e no instante seguinte as lágrimas.  Se eu fosse resumir minha sensação com essa leitura em uma frase: longe dos irlandeses da Nora Roberts e não tão trágicos quanto Nicholas Sparks.

Preciso começar dizendo que, li sem saber que esse é o quarto livro da série irmãs Walsh, mas não é necessariamente obrigatório ter lido os outros para ler essa história. Porém, quem leu os livros anteriores, (Melancia, Férias e Los Angels) vai começar já conhecendo Anna. E por que isso é legal? Porque ela cresce nos livros anteriores e é maravilhoso (sim, eu corri para ler os livros anteriores, e reli este antes de escrever essa resenha) porque explica várias coisas que nesse livro ficam em aberto, sobre o passado dela. Afinal, Anna Walsh é um desastre ao melhor estilo "metamorfose ambulante".

“Lembrar de um sonho é quase tão difícil como agarrar um passarinho na mão. Mas, às vezes, parece que o passarinho vem pousar no ombro da gente de livre e espontânea vontade. ”

A trama como nos livros anteriores a Tem alguém aí? Começa com o “bonde” andando. Mesmo para quem leu os livros anteriores, e já conhece a história da Anna não tem a menor ideia do entender porque ela está na casa dos pais naquele estado. A história segue te deixando em suspense (o que é bom porque te faz querer continuar lendo, o que é ruim... afinal aumenta a vontade de entender, rs) a escrita te faz simpatizar com a personagem e com o momento dela. Afinal ela está toda quebrada, sério! Ferida fisicamente e emocionalmente destruída, ela passa os dias, deitada no sofá da casa de seus pais em Dublin com uma ideia fixa na cabeça: voltar para Nova York.

Vamos acompanhando a narrativa pela visão de Anna, e logo entendemos a ideia fixa dela em voltar, afinal é onde estão seus melhores amigos, o Melhor Emprego do Mundo, que lhe dá acesso a uma quantidade estonteante de produtos de beleza, mas também é a cidade que representa Aidan, seu marido o que não é simples... E sua volta para Manhattan, assusta sua família, a não só por conta de suas cicatrizes físicas e emocionais, mas também porque Aidan parece ter desaparecido o que não faz nenhum sentido para Anna.

"Eu tinha voltado para Nova York, ele não estava em casa e eu me senti sozinha"

A chegada em Nova York te faz ter muita raiva do Aidan. Afinal, nesse início do livro vemos que Aidan está desaparecido, e medida que a história evolui e começa a entrar numa sequência linear você provavelmente vai ser a melhor amiga da Anna. O humor e as sequências que envolvem as outras irmãs Walsh mantém o ritmo da história. Somos embalados pelos e-mails da Mammy Walsh e da Helen, que trazem muitas vezes sorrisos em meio às lágrimas.

Porém, o antes do início do livro me pegou desprevenida, nunca que eu ia estar preparada pra essa virada na história, me senti mal por tudo que pensei a respeito do Aidan. Eu quis reescrever a história e tirar aquilo dali poxa não podia ser, mas toda a inevitabilidade do que é, fez a história de: Tem alguém aí? Ser a minha favorita da Marian Keyes, isso nada tem a ver com o fato de ter sido presente de aniversário do meu marido para mim. Amar essa história foi o motivo de comprar os outros livros dessa série. E o simples fato de escrever essa resenha me traz os sentimentos despertados pelo livro de volta. Leia e divirta-se!!

Sobre a edição: A encadernação é muito boa, a impressão em papel amarelo e a diagramação dão conforto a leitura. Gostei muito da tradução, revisão bem-feita, não notei erros de ortografia ou digitação.



Informações Técnicas do livro

 
Tem alguém aí?
As Irmãs Walsh #4
Marian Keyes
Tradução: Renato Motta
Ano: 2009
Páginas: 602
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse:
Uma série de desencontros, uma revelação estarrecedora, dois recém-nascidos e um casamento muito esquisito talvez ajudem Anna Walsh a encontrar algumas respostas

Anna Walsh passa os dias deitada no sofá com ideia fixa: voltar para Nova York. É lá onde estão seus melhores amigos, é onde fica o Melhor Emprego do Mundo®, e acima de tudo, é a cidade que representa Aidan, seu marido. Mas sua volta para Manhattan se torna complicada não só por conta de suas cicatrizes físicas e emocionais, mas também porque Aidan parece ter desaparecido. Será que é hora de Anna tocar sua vida pra frente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!