30 outubro, 2021

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: As 100 Piores Ideias da História



Olá, pessoa!! Já teve aquele dia que você pensou: “Ah! Queria algo para me distrair”? Então, foi nesse espírito que peguei esse livro para ler. Se for para rir, que seja de vergonha alheia. Afinal, quem nunca gargalhou vendo as “videocassetadas”, que atire o primeiro marcador.



Vou começar dizendo que li a amostra dele no Kindle, e julguei que funcionou muito melhor em livro físico. Acredito que a diagramação ajuda bastante. Outra dica é: não pegue para ler pensando em ler de forma contínua. Ele funcionou super bem como alívio entre leituras mais densas como clássicos, não-ficção, tipo olhar revista em sala de espera, você pode até comentar sobre a leitura depois, a título de não falar sobre o tempo, etc.

 

Temperado com inúmeras fotos informativas e divertidas, uma análise dos desdobramentos da furada e “reflexões posteriores” para ampliar sua compreensão, esta coleção dos pensamentos mais exponencialmente desastrados (e desastrosos) da nossa espécie ilustra como as ideias de ontem – das mancadas mais cômicas às mais bizarras, passando pelos clássicos do inacreditável – continuam a ter consequências em nossas vidas hoje.



Outra coisa é que não é nada do estilo: “O brasileiro precisa ser estudado pela NASA”. Por que eu digo isso? São histórias de invenções e situações norte-americanas, pois foram escritos por um publicitário e um jornalista norte-americanos. Eu creio que seja assim, em especial, porque lá eles registram patente, conversas e negativas, enquanto no Brasil é mais na base do improviso, diálogo e, se não der certo, finge que nunca existiu. MAS (se atente ao “mas”) seria muito divertido ver uma versão nacional dessas ideias, que não deveriam ter deixado de serem ideias. 

  

Preciso dizer que esse livro é irreverente e espirituoso, divertido e criativo, contém algumas imagens e informações úteis, ou não tão uteis, mostrando de forma bem-humorada como ideias, que pareciam ótimas — só que não —, e o incrível efeito que algumas dessas gafes e mancadas ainda têm sobre o mundo e nossas vidas. E, caso seu senso de humor seja de acordo com esse livro, prepare-se para boas risadas. O livro é dividido em 10 temas e em cada tema breves capítulos, que contam ideias e curiosidades referentes a eles. 

  

Sem maiores preâmbulos e sem ordem específica, aqui vão as 100 sacadas mais “geniais” da história que se transformaram em verdadeiras roubadas!!!



Ao ler Mancadas de Matar e Tropeços Históricos, cito duas das que mais curti, por exemplo, em toda eleição presidencial norte-americana é ressaltado o presidente que não conseguiu se reeleger. Eu nunca, nunca iria imaginar (antes de ler esse livro) que isso se deu pelo motivo que foi. Eu fiquei: “Mas gente se fosse no Brasil nunca que ia dar tanto problema para ele”. Ou como é sabido por todos que o assassinato do herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, é considerado o fato que iniciou a Primeira Guerra Mundial, mas realmente os detalhes desse crime ganharam outro prisma nesse livro. E também foi nesse bloco onde mais fiz destaques. 

  

Em Artistas Deslumbrados (Porém Desmiolados) temos, além de artistas que perderem completamente a noção, também “Nãos” a projetos que custaram muito, muito caro a quem os disse e devem até hoje ser motivo de arrependimento. Ou bizarrices do mundo do entretenimento que dão assunto até os dias atuais. Afinal, uma das hashtags mais em voga no momento era #freebrithany.


Outro tema que despertou muito minha atenção foi: Invenções Ineptas, Produtos Patéticos e Serviços Sem Sentido. Afinal, como mãe, acabei tão chocada com o Reta-Dardo, que fui pesquisar mais sobre no Google, sério, eu precisei “ver para crer” em tamanho absurdo! E, claro, não poderia de ficar curiosa a respeito do Teste de Q.I. E outros inventores ótimos na criatividade e péssimos no quesito financeiro.



Em Eles Estão no Noticiário (& Fora da Realidade) vemos os que se acham espertos se dando mal e até uma versão gringa da Grávida de Taubaté.  Mas, sem dúvida, o Bug do Milênio me gerou uma atenção maior, porque eu vivi a expectativa e também o retumbante, nada houve dessa profecia do fim do fundo, só que não. 

  

Não são abordagens de assuntos em uma pesquisa extensa, mas um compilado de curiosidades e coisas que você provavelmente gostaria de saber, mas não se deu ao trabalho de pesquisar, como o porquê da “sexta-feira 13”. Então, se você adora curiosidades e histórias com pitadas de sarcasmos e muita vergonha alheia, esse livro é para você!! Recomendo, mais uma vez, uma leitura em doses homeopáticas e divirta-se!!



Sobre a edição: o livro físico é um complemento visual ao trabalho brilhantemente elaborado. Desde a mistura de cinza e preto na diagramação em páginas brancas, ao tamanho da fonte e espaçamento que colaboram para uma leitura fluida. Imagens e destaques que dão dinamismo ao texto, além de um charme. Tradução, revisão excelentes e não encontrei erro de ortografia ou digitação.




Informações Técnicas do livro

As 100 Piores Ideias da História 

As piores sacadas da humanidade que se transformaram nas melhores roubadas 

Michael N. Smith e Eric Kasum 

Tradução: Heloísa Leal 

Ano: 2016 

Páginas: 256 

Editora: Valentina 

Sinopse:

Aí você pergunta: quem foi o gênio por trás disso? O que essa gente tinha na cabeça?!?!? Desde que Adão deu uma mordida no fruto proibido e foi expulso nu em pelo do Jardim do Éden, a humanidade tem tido uma ideia pior do que a outra. De líderes políticos obtusos e cientistas loucos a cantores pop que não cantam bulhufas, As 100 Piores Ideias da História é uma celebração das mancadas homéricas – e muitas vezes histéricas – que deram origem a guerras, afundaram países, arruinaram empresas, destruíram carreiras, causaram prejuízos de milhões e até, pasmem, ameaçaram a Terra. 

Abrangendo política, cultura popular, moda, esporte, tecnologia, ciência, showbiz e muitas outras áreas, este livro irreverente e espirituoso, divertido e criativo, escrito por um publicitário e um jornalista, é recheado com fotos engraçadas e informações úteis, mostrando de forma bem-humorada como sacadas (burradas, na verdade) geniais se transformaram em frias estupidamente geladas (e bota geladas nisso!) – e o incrível efeito que essas gafes e mancadas ainda têm sobre o mundo e nossas vidas. 

E, no final (UFA!), más ideias que se tornaram ótimas.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book


Para a Editora Valentina, leitura é, acima de tudo, entretenimento.
Olho vivo e faro fino.
Esse é, na verdade, o lema de todo grande editor. E a pinscher dessa editora encarna esse lema como ninguém.


Conheça mais sobre a Editora Valentina
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!