16 janeiro, 2024

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: A Trama (The Plot)



Olá, pessoa! Estou de volta com mais uma história que envolve o meio literário. Ah! Quem lê, em algum momento, acaba tendo que responder à pergunta: quando você vai escrever seu próprio livro? A questão é, o que acontece depois de escrever o primeiro? Como lidar com a pressão de continuar atendendo as expectativas que sempre serão cada vez mais altas? E A Trama promete responder a essas e outras perguntas. Assim, me vi lendo essa história, e agora te conto se encontrei respostas ou novas perguntas.


Mas havia uma coisa em que Jake realmente acreditava que beirava o mágico, ou pelo menos o fora do comum, e aquilo era o dever que um escritor tinha para com uma história.


A trama é narrada em terceira pessoa, contando uma história que já aconteceu. Nela vamos acompanhar a história como se estivéssemos vendo a escrita da biografia de Jacob Finch (foi a sensação que eu tive), porque além de narrar existe uma preocupação em mostrar “o cenário”, estado emocional e até mesmo futuros arrependimentos são apontados, como se nos dissesse: Atenção, isso será muito importante.


A ideia do livro é bem criativa, temos um escritor que obteve um sucesso digno de nota em seu primeiro livro, mas após ele acumulou decepções e frustrações, tanto de suas próprias expectativas e aspirações, quanto do retorno que o mercado editorial lhe deu. A história, para mim, deu a entender que quem não escreve ensina, porque a mentoria de Jake ganha um status graças ao seu primeiro e único sucesso. E ele começa a colecionar fracassos também nessa área. Até que um aluno arrogante, chamado Evan Parker, lhe mostra o livro que ele gostaria de estar escrevendo. E quando esse aluno morre antes de terminar seu livro, a sua grande chance de finalmente voltar a rota do sucesso aparece e depois de algumas deliberações dele com as vozes de sua cabeça, Jake escreve a história, torna-se  rico e famoso, mas começa a receber ameaças anônimas de alguém que sabe a verdade.


Mais tarde, é claro, Jake voltaria àquele momento. Mais tarde ele reconheceria a encruzilhada em que se encontrava, mas agora já estava envolvendo aquele conjunto de circunstâncias cruas, anos após o fato, na primeira das muitas camadas de racionalização que viriam.


Até aqui, eu não havia me apegado a história e menos ainda ao personagem. Sério, o cara passa tanto tempo “falando consigo mesmo” e revisitando sua própria história que não existe diálogo. Deixando a história bem lenta, e mostrando a vida sem as recompensas esperadas advindas da fama e a cada vez maior falta de novos objetivos além de sobreviver. Contudo, tudo muda a partir do momento em que ele reescreve a história de seu aluno e consegue os louros da fama, em cima da história de outra pessoa.


A partir do momento que as ameaças começam, temos um desdobramento bem-vindo na história, além da história de Jake vamos acompanhando e conhecendo a história best-seller que deu a Jake sucesso e, também um “hater” que sabe muito mais do que ele gostaria. Além dessa preocupação, ele precisa manter as aparências de sua vida pública, lidando com prazos de escritas, perguntas repetitivas de fãs e entrevistadores, o assédio de antigos conhecidos, desconhecidos, fãs e de alguém que o está ameaçando.


Era como aquele passarinho, a pega-rabuda, sabe? Via uma coisa bonita e brilhante no chão e pensava: Hum, isso deve ter algum valor. Então se servia à vontade.


Como esse é um livro de suspense e mistério, aviso que provavelmente você vai descobrir bem rápido o que é e talvez até o porquê dessas ameaças endereçadas a Jake, porém, vai ser essa mesma percepção que vai te manter lendo, porque você criar toda uma conclusão e o plot e capítulo final garantem o BOOM da história. Primeiro por ser bem fora da caixinha, e segundo porque saber quem é antagonista não te garante descobrir os rumos que essa história vai tomar. Mesmo discordando de Jake, eu não estava preparada para o que o futuro reservava. Boa leitura e divirta-se!




Informações Técnicas do livro

A Trama

Jean Hanff Korelirz

Título Original: The Plot

Tradução: Ana Rodrigues

Ano: 2023

Páginas: 350

Editora: Record

Sinopse:

Um escritor fracassado se torna best-seller com uma história roubada de um aluno arrogante. O que poderia dar errado? A trama é um engenhoso suspense psicológico sobre um livro bom demais para não ser publicado.


Jacob Finch Bonner já foi um jovem e promissor romancista, com um primeiro livro publicado por uma editora respeitável. Hoje, ele é professor de escrita criativa em um curso de quinta categoria e luta para manter o que lhe resta de respeito próprio. Ele não escreve – muito menos publica – nada bom há anos. Quando Evan Parker, seu aluno mais arrogante, anuncia que não precisa da ajuda de Jacob porque o enredo do livro que está escrevendo é sucesso garantido, o primeiro impulso do professor é descartar a afirmação como um típico arroubo narcisista. Mas então… ele ouve o tal enredo.

Jacob retorna à trajetória descendente de sua própria carreira e se prepara para a publicação bombástica do primeiro romance de Evan Parker, mas isso nunca acontece. Quando Jacob descobre que seu ex-aluno morreu sem terminar o livro, faz o que qualquer escritor que se preze faria com uma história como essa – uma história que precisa ser contada de qualquer maneira. Ele rouba a ideia.

Em poucos anos, todas as previsões de Evan Parker se tornam realidade, mas é Jacob o autor que aproveita a onda. Ele agora é rico, famoso, elogiado e lido no mundo todo. Porém, no auge de sua gloriosa vida nova, chega um e-mail, o primeiro de uma sequência de ataques aterrorizantes e anônimos: “Você é um ladrão”, o e-mail diz.

Na tentativa de descobrir quem o está ameaçando e esconder a verdade de seus leitores e seus editores, Jacob começa a investigar e a aprender mais sobre seu falecido aluno – e o que ele descobre o surpreende e o apavora. Quem era Evan Parker e como ele teve a ideia de escrever aquele romance? Qual é a verdadeira história por trás dessa trama? Quem roubou de quem?


“A trama de A trama – o melhor suspense do ano – é boa demais para ser revelada.” – The Washington Post




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ X


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!