25 fevereiro, 2024

# @Milly # Aventura

Resenha :: Renegados (Trilogia Renegados #1)



Esse livro sofreu um bom tempo na espera duas vezes, primeiro porque ficou na minha lista do “quero ler” uns bons anos, segundo porque demorei muito para enfim conseguir resenhar ele, não sei exatamente o motivo, alguns só são mais difíceis de escrever sobre, mas vamos aproveitar que meu lado resenhista está no pique certo para ele! (risos)


Talvez Ace tenha sido mesmo um vilão. Ou talvez tenha sido um visionário.
Talvez não haja muita diferença.


Renegados se passa em um universo em que pessoas com poderes existem e são reconhecidas, os chamados Prodígios, que a possibilidade de entrar em uma escola de guarda — se você for muito bom e seu poder for interessante — é uma grande honra fazer parte dos Renegados. Mas aí que tá, tem uma seleção para isso, complicadinha e seletista. Por outro lado, tem o grupo de acunha de Anarquistas, que são considerados terroristas, ou foram algum tempo atrás, agora aparentemente não tem mais tanta força para tal, depois que seu líder, Ace Anarquia, foi derrotado pelos primeiros Renegados, um grupo de cinco heróis que atualmente são celebrados e tem força de governo, o chamado Conselho dos Renegados.  


Agora, onde que nossos dois protagonistas entram nisso? Nova e Adrian são de mundos opostos, ela “conhecida” como parte do grupo de vilões Anarquistas, ele parte dos Renegados e com laço próximo aos heróis do Conselho. Com o intuito de destruir os Renegados por dentro, Nova acaba se infiltrando entre eles e se juntando ao grupo de Adrian. Mas no desenvolver da história fica a questão, quem são os verdadeiros mocinhos e vilões?


Os Anarquistas não se importavam muito com o que viria depois que o mundo desmoronasse. Só queriam mudança, e conseguiram.


Agora falarei de um ponto que achei bem interessante da história, consegui no desenvolver não ter essa resposta clara, não foi apresentado nesse primeiro livro a descoberta clichê que os lados na verdade estão trocados e o bom é mau e o mau é bom, achei na verdade meio cinzento para jugar um lado completamente como o errado, claro que existem defeitos bem pesados nessa sociedade, mas a outra alternativa não parece também um paraíso, além disso antes da época do Anarquistas também não era bom para os Prodígios, nem durante, e no momento atual é uma sociedade ainda cheia de feridas abertas dos dois lados. Mas com certeza se os dois lados se sentassem para conversar não teríamos livro. (risos)


— Essas dúvidas... essas inseguranças... elas vão ser boas para você, Pesadelo. — Ele inclinou a cabeça na direção dela. — Afinal, quem não tem medo não pode ser corajoso.


Sobre os personagens, Nova conhecida como a vilã Pesadelo e Renegada Insônia, tem o poder de nunca dormir e fazer os outros dormirem apenas com um toque, ela é bem cabeça dura principalmente no início, antes de um lado dela começar a enxergar essa área cinzenta entre vilões e mocinhos, achei uma boa personagem, mesmo com algumas escolhas duvidosas que me deram pequenos momentos de raiva, ela em si é mais complexa que os outros, o que nem é tão difícil.


Havia dias em que Adrian achava que as coisas eram melhores assim. Quando os super-heróis eram só super-heróis, não líderes.


Outro protagonista é Adrian, com o codinome Rabisco entre os Renegados e secretamente também o Sentinela, ele tem o poder de conseguir dar vida aos seus desenhos, um dos poderes mais legais dentre todos e tem possibilidades insanas de desenvolver ele, que é apresentado durante a leitura, ele com certeza é um menino muito bom, esse foi meu grande problema com ele (risos), não é um personagem ruim, na verdade gostei muito dele sendo o Rabisco, e também consegui enxergar melhor o que esse mundo necessita, mas preciso confessar que o Sentinela me deu vergonha alheia em variados momentos, no maior estilo “Grande Saiyaman”, alter ego de Gohan em Dragon Ball. (Quem lembra? Risos). Mas te amo Rabisco!


— Eles que riam – respondeu Fobia. – Não vão rir por muito mais tempo.


Outros bons personagens secundários estão divididos entre os Renegados do grupo de Rabisco: Monarca, Assassina Vermelha e Cortina de Fumaça, e do grupo dos Anarquistas, além de Pesadelo: Detonadora, Fobia, Titereiro, Abelha Rainha e Cianeto. Eu adorei que todos tem seus codinomes, alguns mais do que um, é engraçado de uma forma que parece uma parodia de universos de heróis, principalmente na visão que temos do Conselho de Heróis: o Capitão Cromo, Guardião Terror, Tsunami, Pássaro do Trovão e Luz Negra, é completamento estilo Vingadores/Os Mutantes sendo eleitos para governar e sendo populares e amados por boa parte da população e com algumas decisões duvidosas.  


Eu curti super a leitura, não 100%, vi alguns pontos fracos no desenrolar da leitura, foi uma boa, mas não incrível, porém nem todas as leituras precisam ser daquelas que te deixam obcecada, foi legal de ler e certeza que vou ler a continuação, indico.




Informações Técnicas do livro

Renegados

Trilogia Renegados #1

Marissa Meyer

Título Original: Renegades

Tradução: Regiane Winarski

Ano: 2021

Páginas: 512

Editora: Rocco

Sinopse:

Os Renegados são um grupo de prodígios – humanos com habilidades extraordinárias – que emergiram das ruínas de uma sociedade colapsada. Foram eles que estabeleceram a paz onde, antes, o caos reinava. Eles continuaram sendo um símbolo de esperança e coragem para todos... exceto para os vilões que foram derrotados por eles.

Nova, que faz parte do grupo dos Anarquistas, tem um motivo para odiar os Renegados, e está em uma missão em busca de vingança. Enquanto se aproxima de seu alvo, ela conhece Adrian, um garoto Renegado que acredita na justiça – e em Nova. Mas a lealdade de Nova está com os Anarquistas e há um vilão que tem o poder de acabar com os dois, e em tudo que acreditam.


Renegados é a nova história de Marissa Meyer, autora bestseller #1 do New York Times da série Crônicas Lunares, que explora um mundo arriscado de aventura, paixão, perigos e traições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!