15 março, 2024

# @Carol Finco # Bertrand Brasil

Resenha :: Doce Vingança (Sweet Revenge)



Oi, pessoal, hoje escrevo sobre uma história fantástica da Nora, o livro Doce Vingança, a capa está linda! Este é o primeiro — e até onde eu sei o único — livro onde a Nora retrata a cultura do oriente médio e o mundo muçulmano de maneira detalhada e que faça parte do enredo principal da história, caso alguém conheça outra história dela que aborde este assunto, pelo menos como citação, me fale nos comentários, vou adorar saber.


Outro ponto que acho bastante válido destacar é que esta história foi publicada pela primeira vez há uns vinte anos, ou seja, retrata a cultura conhecida e vivida naquela época. Então, também não estranhe a falta de tecnologias com as quais convivemos hoje.


Esta é uma história que retrata um conto de fadas que se tornou uma tragédia, para uma jovem que tinha o mundo artístico aos seus pés e que a única coisa que lhe motivou a seguir em frente, por um longo tempo, foi a sua filha. E desde o primeiro momento percebemos que a personagem principal desta história será esta criança e, como o que aconteceu com a sua mãe, afetou e determinou sua vida e suas decisões, o que motivou a sua vingança pessoal contra o seu pai, o soberano de Jaquir, xeique dos xeiques, Abdu ibn Faisal Rahman al-Jaquir.


Naquele momento, com a brisa da tarde soprando em seu rosto, com a fragrância da maresia e das flores que a cercavam, queria alguém para abraça-la. Adrianne virou-se e tornou a entrar na suíte. Podia não ter alguém, mas tinha alguma coisa. Vingança.


Ad Riyahd An, mais conhecida como Adrianne, é a primeira filha do xeique Abdu com a sua primeira esposa, Phoebe Spring, uma atriz americana por quem ele se apaixonou e a conquistou para se tornar sua rainha, só que ele não contava que ela viesse a ter uma menina na sua primeira gravidez e, principalmente, que por complicações no parto, não pudesse vir a ter mais filhos. Cumprindo então os costumes muçulmanos, ele tomou para si outras esposas. Para Addy, sua vida no harém era feliz, era tudo o que conhecia e amava seus irmãos e, principalmente, sua avó paterna, a mãe não possuía mais nenhum familiar vivo e, sendo a primeira filha, contava com alguns privilégios.


(...) as mulheres no harém não leem. Não trabalham, não dirigem. Não há nada para fazer além de se sentar, tomar chá e esperar que o dia termine. Ou sair para fazer compras, cobertas de preto da cabeça aos pés, para não tentar os homens.


O passado de sua mãe era um conto de fadas e muita vezes em seus pensamentos, irreais, apenas histórias de um mundo que ela não conhecia, mas ela conhecia o sofrimento de sua mãe, bem como o seu pai a ignorava, e mesmo sendo muito nova, era extremamente inteligente, protetora de quem amava e fazia de tudo para que sua mãe se sentisse melhor. Foi então que com 08 anos sua vida mudou drasticamente, em uma viagem com seus pais para Paris, sua mãe fugiu para os Estados Unidos com a ajuda de sua melhor amiga, levando Addy consigo.


Não há nada de romântico nisso. O aposento das mulheres. Você fica sentada ali, num dia a dia interminável, enquanto elas fala sobre sexo, parto e moda. A sua posição depende da quantidade de filhos homens que gerou. Uma mulher que não pode ter filhos e posta de lado, digna de compaixão.


A vida de Adrianne vai mudar novamente quando ela conhece Philip Chamberlain, porém ela não irá permitir que ele mude os seus planos, ela possui um único objetivo e nada nem ninguém o fará mudar de ideia. Mas Philip tem seus próprios planos e ele não permitirá que Adrianne o expulse de sua vida, quer ela goste ou não, mas ele tem todo o interesse de fazer com que ela o queira e, principalmente, que ela aceite seus cuidados e seu amor.


Esta é uma história com um enredo bem forte, como uma mocinha bem fora dos padrões e você precisar ler para saber o porquê falo isso, pois se eu contar perde metade da graça do livro, o que eu contei não é o foco da história, é apenas o início, uma pequena parte da motivação de nossa personagem na busca de sua vingança. O enredo da história é bem maior, bem mais forte e poderoso.


Moralmente penso que os fins não justificam os meios na hora de fazer algo na nossa vida, mas como se trata de ficção, é uma história fantástica e surpreendente, por isso super recomendo a leitura. Então, apesar de não aprovar totalmente o enredo da história, e você tem todo o direito de pensar diferente.


Boa leitura.




Informações Técnicas do livro

Doce Vingança

Nora Roberts

Título Original: Sweet Revenge

Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos

Ano: 2017

Páginas: 420

Editora: Bertrand Brasil

Sinopse:

Aos 25 anos, Princesa Adrianne vive uma vida que a maioria das pessoas invejaria. Bela e elegante, ela passa os dias ajudando instituições de caridade e as noites indo de um baile de gala para o outro. Mas a imagem de garota rica e mimada não passa de um truque, um movimento friamente calculado para esconder uma verdade perigosa. Há dez anos, Adrianne vive em busca de vingança. Quando criança, só a restava assistir calada a crueldade escondida por trás da fachada de conto de fadas do casamento de seus pais. Agora, ela tem o plano perfeito para fazer seu pai pagar. No entanto, o surgimento de Philip Chamberlain em sua vida, com sua inteligência, seu encanto e seu enigmático carisma, tem tudo para desviá-la de seu objetivo. E então ela se encontrará contra dois homens formidáveis: um com conhecimento para tirar a sua liberdade, o outro com poder de tirar a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!