12 março, 2024

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: Wonka



Olá, pessoa! Sabe aqueles livros que você simplesmente não resiste e, quando pode colocar suas mãos nele, começa a ler como se fosse a mais deliciosa das aventuras? Posso tranquilamente colocar Wonka nesta categoria, e vou contar um pouco dessa experiência.


Começo, dizendo que não iremos ter uma versão, fiel aos fatos narrados por Wonka sobre si, em A Fantástica Fábrica de Chocolates. Por ser um livro baseado no filme Wonka, dirigido por Paul King, que criou a história e escreveu o roteiro junto de Simon Farnaby. Aviso que contém cenas extras não presentes no filme, e parece ter surgido da pergunta: O que Willy Wonka viu em Charlie, que o lembrou tanto de si mesmo? Como ele conheceu os famosos e fantásticos Umpa-Lumpas? Qual o grande segredo do chocolate mais delicioso de todos? Dentre tantas curiosidades surgidas com a leitura do clássico infantil.


A imaginação de Willy um dia seria tão famosa quanto seu chocolate, mas antes de pertencer ao mundo, ela era pequena e nova e pertencia somente a ele. Quem a nutria era sua mãe, deixando que crescesse selvagem, de forma a poder se expandir até lugares que nenhuma imaginação nunca estivera.


Todas as coisas boas do mundo começaram com um sonho. Desde que era apenas uma criança, o sonho de Willy Wonka era fazer chocolate e compartilhá-lo com o mundo. Agora crescido, ele chega à célebre Galeria Gourmet determinado a mudar o mundo, um bocadinho delicioso por vez, em uma deliciosa história de sonhos, amizade e chocolate. Ao chegar na galeria, ele encontra três gananciosos chocolateiros, que farão de tudo para impedir que Willy seja bem-sucedido. Enganado e forçado a trabalhar em uma lavanderia, que não tem nada de fantástica, Willy vai precisar de sorte e de muita magia — além da ajudinha de alguns amigos — para alcançar os seus sonhos.


Sempre havia uma maneira de mudar as coisas; ele tinha confiança de que sua imaginação conjuraria algo perfeito. Ela nunca o decepcionara.


Com uma crítica social bem-feita, os sonhos não são impedidos apenas pela questão de ter ou não capital financeiro, mas também pela ganância e pelo cartel de fabricantes que tenta, a todo custo, não apenas manter as coisas como estão, como também impedir a todo custo que alguém tente mudá-las. E, ao contraponto, vemos a necessidade de se dar conta de que ninguém é uma ilha e sem amigos ou ajuda ninguém consegue de fato mudar algo ou construir uma nova realidade, por mais fantástico que seja. Tudo isso, temperado com a magia do chocolate e da imaginação.


Willy parou onde estava e ergueu a bengala no ar. Ele deu uma batidinha no globinho dourado no topo e ele se abriu de imediato, revelando uma minúscula e perfeitamente embrulhada caixa de chocolate.


Um livro para todas as idades, porém não recomendo que seja feita sem um ou mais chocolates por perto, a magia do cacau transborda das páginas, sem dúvida, e isso deixa a leitura ainda mais leve e divertida. A fonte, especial que destaca algumas palavras, traz o lúdico para a leitura e nisso a diagramação é impecável. Envolvendo a ponto de satisfazer os leitores mais exigentes, e os mais curiosos sobre como surgiu a lenda dos chocolates Wonka e sua fantástica fábrica. Até mesmo a logomarca não foi esquecida e, entre a luta em transformar sonhos em realidade e a falta de magia na vida real, a história te faz entrar nesse universo e viver, com seus personagens, a doce aventura que é o caminho entre sonhar e realizar. 


— Creio que não preciso voltar correndo — disse ele. — Conte-me mais sobre essa fábrica.


Acho que a liberdade poética cumpriu bem seu papel e, sob o ponto de vista do pequeno Willy, contou sua história desde a infância, até o que viria a ser a fantástica fábrica de chocolate. E como todo bom “conto de fadas”, se me permitem a comparação, a figura da mãe tem uma função vital nessa história. Leia e divirta-se!



Informações Técnicas do livro

Wonka

Sibéal Pounder

Título Original: Wonka

Tradução: Paula DiCarvalho

Ano: 2024

Páginas: 304

Editora: Galera Junior

Sinopse:

Para Willy Wonka, tudo é possível! Willy sempre teve um único sonho: produzir os mais MAGNÍFICOS chocolates do mundo! Ele pode não ter sorte, dinheiro, nem mesmo uma loja, mas quem disse que essas coisas vão abalar o grande Willy Wonka? Baseado no longa-metragem Wonka, esta é uma história repleta de magia, aventura e, claro, MUITO chocolate.

Antes de Charlie e da Fantástica Fábrica de Cholate, tudo começou com uma história recheada de inventividade e imaginação. 

 Todas as coisas boas do mundo começaram com um sonho. Desde que era apenas uma criança, o sonho de Willy Wonka era fazer chocolate e compartilhá-lo com o mundo. Agora crescido, ele chega à célebre Galeria Gourmet determinado a mudar o mundo, um bocadinho delicioso por vez.

Mas lá ele encontra três gananciosos chocolateiros, que farão de tudo para impedir que Willy seja bem-sucedido. Enganado e forçado a trabalhar em uma lavanderia que não tem nada de fantásticas, Willy vai precisar de sorte e de muita magia – além da ajudinha de alguns amigos – para alcanlar os seus sonhos.

Esta deliciosa história de sonhos, amizade e chocolate é baseada no fime Wonka, dirigido por Paul King, que criou a história e escreveu o roteiro junto de Simon Farnaby.



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ X

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!