11 abril, 2023

# @Milly # Bertrand Brasil

Resenha :: A Guerra Longa (A Terra Longa #2)


Comecei o segundo livro da hexalogia Terra Longa com bastante expectativa, mesmo consciente que o primeiro livro “Terra Longa” teve um desenvolvimento inicial lento, apesar de uma ótima escrita os personagens acabaram em segundo plano por não serem o foco central, e sim, seu universo e para mim isso nem sempre é um ponto positivo. 

Mas vamos lá, contarei a vocês saltadores quantos mundos eu pulei para chegar ao meu veredito (~ música de suspense ~)


“...casos em que taxação excessiva ou outras políticas depressivas de um governo central tinham levado as colônias a lutar pela independência. Uma Guerra Longa?”

O começo dessa nova jornada não começa onde terminou, agora estamos mais dez anos depois da catástrofe do final do primeiro livro. Joshua está mais velho, Sally está mais velha e Lobsang é Lobsang. Os mundos estão caóticos, os ânimos exaltados, principalmente entre a Terra Padrão e as outras Terras, além do péssimo tratamento dos humanos com os trolls podem ter consequências gravíssimas para humanidade. Que não poderei detalhar muita coisa por conta de spoilers (mais música de mistério eu sei).

Minhas opiniões acerca desse livro são controvérsias, se de um lado eu achei um dos livros de ficção científica mais geniais e criativos que já li, por outro deixou a desejar na questão de desenvolvimento de personagens, sim, eu expliquei inicialmente que o protagonismo era do mundo, mas a passagem do tempo inicial fez que a visão do envelhecimento dos personagens me fez questionar mais suas personalidades de agora. 

“Você é um dos poucos pioneiros da Terra Longa que são famosos na Terra Padrão. Você e alguns serial killers.”


Não me entendam mal caros faroleiros, eu curto bastante esse tipo de leitura, mas gosto de me apegar a personagens, e me apeguei a Joshua, mas a inserção de novos personagens com outros pontos de vistas e outras histórias que não me conquistaram, fizeram dessa uma leitura mais lenta para mim, apesar de ser uma escrita fácil, nem sempre comum nos livros do gênero.

“Somos uma tribo de caçadores-coletores com um programa espacial!”


No geral foi uma boa leitura, abriu parênteses para muitos questionamentos de como os próximos livros irão se desenvolver, espero que vocês também deem um salto para dentro dessa história, estarei aqui para comentar. Boa leitura!




Informações Técnicas do livro


A Guerra Longa

Stephen Baxter e Terry Pratchett 

Tradução: Ronaldo Sérgio de Biase 

Ano: 2022

Páginas: 448

Editora: Bertrand Brasil 

Sinopse: Dez anos se passaram e a Terra Longa está totalmente povoada. Uma nova “América”, chamada Valhalla, emerge a mais de um milhão de saltos da Terra Padrão. Os princípios norte-americanos são reafirmados em todas as Terras, e o povo de Valhalla começa a refletir sobre o porquê de obedecerem ao regime de um governo que se encontra tão distante. Em paralelo a isso, incidentes suspeitos entre trolls e humanos não param de acontecer; Sally descobre que os humanoides estão sendo usados em experimentos científicos; padre Nelson é convocado para uma missão; e, por fim, uma expedição chinesa com o objetivo de chegar à Terra vinte milhões está em curso. A relação de codependência entre a humanidade e a Terra Longa torna-se insustentável, e Joshua – agora casado e pai de um menino – tem o novo objetivo de encontrar uma solução para a série de crises que ameaça culminar em uma guerra jamais vista. Em A guerra longa, os personagens se deparam com o seguinte questionamento: até quando permitiremos que regras com as quais não concordamos ditem nossa vida?




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!