04 agosto, 2020

# @Carol Finco # Anne de Green Gables

Resenha :: Vale do Arco-íris (Anne de Green Gables #7)


  Pode conter spoiler dos livros anteriores.

Confira as resenhas dos primeiros livros da série!


Oi, faroleiros. Chegamos ao sétimo livro da série Anne. A série continua a narrar o transcorrer da vida de nossa ruiva mais querida, porém agora o foco são seus filhos e os outros moradores do porto de Four Winds e do povoado Glen St. Mary. Foi um sentimento agradável e feliz pegar este livro para ler e me senti retornando para o lar. Uma leitura certa de tirar qualquer estresse ou ressaca literária. É interessante também ver como a fofoca movimenta uma sociedade em qualquer lugar. A diferença é se a fofoca é apenas um relato de coisas que aconteceram ou o aumento de um fato ocorrido ao extremo de se inventar uma história e repassá-la como verdade.


Mas, para as aventuras noturnas não havia nenhum lugar como o pequeno vale atrás do bosque de bordos. Era um reino mágico de sonhos para eles. Uma vez, olhando das janelas do sótão de Ingleside, através da névoa e dos resultados de uma tempestade de verão, as crianças tinham visto o adorado lugar sendo atravessado por um glorioso arco-íris, e um dos extremos parecia afundar-se em um ponto onde o rincão do riacho penetrando no vale.
– Vamos chama-lo de Vale do Arco-íris – disse Walter, encantado, e o lugar ficou conhecido por este nome daí em diante.

Nesta história temos a alegria de ver o desenvolvimento dos filhos de Anne, as particularidades de cada um, bem como também a lição de que a beleza está nos olhos de quem a vê, que com imaginação e bons sentimentos a diversão é garantida e a alegria certa. Estas são coisas que não faltam na mente e no coração das crianças e os filhos da Anne criam em um pequeno recanto da natureza o seu paraíso particular ao qual nomearam de Vale do Arco-íris e com prazer compartilham este lugar especial com seus novos amigos, os filhos do novo pastor Presbiteriano. Outra questão bastante divertida de se observar em toda a série de Anne é a meio que disputa entre os membros da igreja Presbiteriana e Metodistas. É raro a autora citar outra denominação religiosa.


Temos várias aventuras protagonizadas principalmente pelas crianças do clã Meredith, algumas em parceria com os filhos da Anne, estes que por sinal tem suas cotas de aventuras também. E de todos os fatos narrados podemos tirar várias lições para a vida de maneira impressionante. Esta série é uma leitura riquíssima em todos os sentidos. Não podíamos ficar sem aqueles momentos que rimos muito, mas há também aqueles momentos de nos levar às lágrimas. Todos os livros da série possuem um enredo muito rico, pois a história não fica presa a Anne e sua família, na realidade neste livro o foco fica na família dos Meredith, tanto nas crianças, com no seu pai que é viúvo e, segundo o consenso geral das matronas de sua igreja, precisa se casar.


É maravilhosa a maneira que a Lucy narra todos os fatos, principalmente o modo de vida daquela época, nos levando a nos sentir dentro da história e também a refletir e comparar com tantas maneiras que temos vivido atualmente. Eu acredito que teria gostado muito de viver no mesmo lugar que a Anne e ser amiga de toda a sua família. Se tornou um sonho conhecer a Ilha de Príncipe Edward.

Não existe momento, em nossa vivência, em que seja prudente pensar que a vida terminou. Quando imaginamos que a nossa história está finalizada, o destino tem a habilidade de virar a página e nos mostrar que há ainda mais um capítulo.


A quantidade de citações literárias em Anne é maravilhosa e mais especial ainda todas as notas de rodapé que a editora sempre põe em cada livro. A capa é linda e combina perfeitamente com uma cena do livro, a tradução é perfeita. A cada novo livro eu amo mais esta série e a família Blythe. Este é um clássico atemporal com certeza e para qualquer idade.

Boa leitura,

Carol Finco


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Vale do Arco-íris
Anne de Green Gables #7
Ano: 2020
Páginas: 232
Editora: Pedrazul
Sinopse:
O Vale do Arco-Íris é o sétimo livro da série de Anne. O título revela o nome do esconderijo dos seis filhos de Anne Shirley. Após 15 anos casada com Gilbert Blythe, a mãe suspeita do comportamento de seus filhos. A localização do esconderijo Vale do Arco-Íris está ameaçada por uma família que acaba de chegar na comunidade, o clã Meredith. É a família do novo pastor presbiteriano que se mudou para trabalhar na casa paroquial próximo a Ingleside. Ele tem dois filhos e duas filhas e uma tia velha. Os Meredith vão dar o que falar na região.
As surpresas não acabam aí! Uma garota órfã chamada Mary Vance é encontrada em um velho celeiro. Os filhos de Anne, a órfã e os filhos do pastor se juntam no Vale do Arco-Íris. A missão é clara: salvar Mary do orfanato. Enquanto as crianças vivem suas aventuras, o pastor do clã Meredith quer encontrar um amor e um galo de estimação pode acabar na panela.


Para comprar:

Livro Físico

5 comentários:

  1. Uma pegunta: Estou no começo do livro, e até agora a autora não falou do Shirley. Ela se esqueceu dele, ou ele ainda vai aparecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Shirley é o sobrenome da real da Anne. Ele é bem pouco citado.

      Excluir
    2. Isso me intrigou bastante também. Espero que ele apareça mais vezes em Rilla de Ingleside.

      Excluir
  2. Queria q o livro focasse mais nos filhos da Anne, como o Shirley e a Rilla, mas ñ deixa de ser um livro maravilhoso. Amei o enredo desse livro. A família Meredith me encantou bastante, principalmente a Faith.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante desta série é que a autora por não focar tanto em um personagem apenas, sempre nos deixa com aquele gostinho de quero mais e pelo menos para mim torna a leitura menos enjoativa já que é uma série razoavelmente longa. Fico feliz que tenha gostado do livro.

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!